Conheça o verdadeiro segredo para ter um frango assado verdadeiramente irresistível. O truque derradeiro para o frango assado perfeito. Tome nota! O frango assado representa uma refeição especial. Quem gosta de convidar a família e/ou os amigos para um momento de convívio, escolhe frequentemente o frango assado como refeição, pois costuma ser consensual. Todos adoram!
Contudo, nem sempre o frango assado fica perfeito. Muitos pensam que é algo fácil; que basta colocar no forno e aguardar. Porém, essa ideia geral está errada. Há erros que são constantemente cometidos a fazer frango assado. Há alguns conhecimentos importantes que convém saber de forma a ter o frango assado desejado.
O truque derradeiro para o frango assado perfeito. Tome nota!
Preferência
Quem não gosta de um bom pedaço de frango assado? Todos adoram! É a carne mais consumida em Portugal, sendo também uma carne barata. Por isso, é bastante popular, estando na origem de diversas receitas. Não é de estranhar que o frango assado seja um dos pratos principais em muitas casas portuguesas, tal como é em muitos estabelecimentos que servem comida.
Leia também:
- Faça frango assado suculento e delicioso. Tome nota!
- Frango assado com cerveja para comer e chorar por mais!
- 6 modos fantásticos de temperar frango para assar (e não só). Não perca!

Simplicidade
Aparentemente, fazer frango assado é uma coisa simples. Muitos dirão que basta colocar o frango no forno, esperar… e está pronto! Contudo, os chefs mais famosos já se perguntaram como aproveitar melhor as qualidades do frango, acabando por descobrir o truque final para o frango perfeito.
Dicas
Teodoro Bardají é um chef aragonês, um dos mais famosos de Espanha. Ele recomenda o uso de “frangos muito tenros que descansaram pelo menos um dia inteiro depois de terem sido abatidos.” Ele revela ainda que “as aves não devem ser depenadas mergulhando-as em água fervente.” Defendeu-o numa época em que muitas famílias criavam e abatiam as suas próprias galinhas.

O poder do bacon
Bardají propõe que se deve polvilhar com sal e, depois, cobrir o frango com camadas de bacon (também pode ser colocado dentro do frango) e levar a assar por 15 ou 20 minutos com duas colheres de sopa de banha.
Ao longo do processo, deve-se banhar regularmente o frango com a própria gordura que é vertida na assadeira. Depois, deve descansar por 10 minutos, sendo cortado após esse tempo e pouco antes de comer. O frango deve ser acompanhado com o suco que formou e com salada.
Acompanhamentos
Há bons acompanhamentos para o frango assado, nomeadamente batata palha, puré de batata, batata frita (caseira ou de pacote), vegetais e arroz seco. É importante desengordurar o suco formado com um pouco de água quente e sumo de limão. Pode ainda temperar o sumo com alecrim ou tomilho.

Frango inteiro ou em pedaços?
Karlos Arguiñano é um chef conceituado e inclui o frango assado em todos os seus livros. No seu último livro, propõe desossar e picar o frango para mariná-lo num preparado feito com azeite, mostarda, água, sal e pimenta. Depois, deve levar-se a assar por 25-30 minutos, a 225 graus. Para acompanhar o prato, o chef basco sugere um ratatouille de beringela, courgette e pimento vermelho.
Carme Ruscalleda, chef de Sant Pol de Mar, defende que “assado inteiro é realmente perfeito”, pois “não perdemos sucos durante o cozimento”. Contudo, admite que, se controlarmos a temperatura e o tempo para evitar que seque muito, grelhar o frango aos pedaços é também uma opção muito boa.
Agora que conhece alguns dos maiores segredos para o frango assado perfeito, de que está à espera? Vá experimentar fazer frango assado como um verdadeiro chef. Apresente-o à família e, depois, conte-nos a reação dos seus familiares!… Pode até inspirar-se nas diversas receitas de frango assado que pode encontrar no NCultura.

NCultura
Se leu o presente artigo e gostou, reaja a ele e faça um comentário!
Se tem neste tema um particular interesse, conheça outros artigos sobre receitas, há diversas no NCultura. Se tem paixão pelo mundo da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…