O sumo de laranja fortalece o sistema imunológico e não só. A fruta é um dos grupos alimentares mais saudáveis, por isso ocupa um bom espaço na Roda dos Alimentos. Entre as frutas mais populares no mundo inteiro, está a laranja.
Esta é uma fruta bastante saborosa, doce e sumarenta. Por isso, facilmente se faz um delicioso sumo com ela. Aliás, o sumo de laranja é frequentemente recomendado como uma das bebidas mais saudáveis para se beber ao pequeno-almoço. Mas será mesmo assim?

O sumo de laranja fortalece o sistema imunológico e não só
O sumo laranja
O sumo de laranja natural é uma bebida fantástica, fácil de obter, bastando espremer laranjas. Os que procuram estabelecer hábitos saudáveis integram o sumo de laranja na sua dieta diária, pois é uma bebida que está associada a diversos benefícios.
Leia também: O limão é um fruto especial com muitos benefícios para a saúde
É um sumo bastante agradável, com uma assinalável riqueza nutricional. É uma fonte rica em vitamina C, contendo também riqueza em minerais e hidratos de carbono. Este sumo possui alto teor de fibras.
O sumo de laranja natural pode ainda ser usado para diferentes fins: criação de marinadas; enriquecer molhos e diversas receitas; temperar carnes e peixes; ser integrado em saladas de fruta; entre outras.

Sumo de laranja industrial
O sumo de laranja de pacote, comercializado em determinadas lojas e supermercados, não contém a mesma riqueza e deve ser evitado. Ele é produzido de forma distinta, perdendo grande parte da sua riqueza nutricional que advém das laranjas.
Este tipo de sumo industrial é “contaminado” com outros produtos que lhe permitem dar maior longevidade. Os sumos de laranja industrializados, de pacote, contêm aditivos na sua composição e, também, altos teores de açúcar. Por isso, deve evitar os sumos de pacote e optar por fazer o sumo, no conforto da sua casa, espremendo 2 ou 3 laranjas para um copo.

Benefícios
– Combate vários problemas de saúde.
– Combate desordens alérgicas.
– Ajuda no tratamento e previne doenças inflamatórias.
– Combate doenças cardiovasculares.
– Ajuda no controlo do colesterol nas artérias.
– Previne a aterosclerose, a hipertensão arterial, o enfarte do miocárdio, entre outras.
– Previne diversos tipos de cancro.
Leia também: O que acontece se beber uma colher de sopa de vinagre de maçã por dia?
– Promove a neutralização dos radicais livres no organismo.
– Fortalece o sistema imunológico.
– Melhora as funções cerebrais e a capacidade cognitiva.
– Melhora a saúde mental e emocional.
– Gera sensação de bem-estar e combate a depressão.
– Melhora a saúde da pele, do cabelo e das unhas.
– Combate a acne e a dermatite.
– Melhora o sistema gastrointestinal, reduz as toxinas e melhora o trânsito intestinal.
– Melhora a saúde ocular.
– Melhora a circulação sanguínea.
– Reduz a inflamação.

Atenção
Se gosta de atividades desportivas, também pode contar com o sumo de laranja, que representa uma bebida energética de qualidade. Pode beber o sumo de laranja durante ou após a prática de exercício intenso, pois esta bebida contém efeitos positivos.
Pode ainda beber às refeições, sendo uma melhor opção que os refrigerantes.
Cuidados a ter
Um copo de sumo de laranja natural supera a necessidade diária de vitamina C do organismo. O consumo do sumo natural da fruta deve ser moderado. Se for consumido em em grandes quantidades, pode gerar um aumento do peso corporal.
Deve consumi-lo de forma moderada, pois um só copo de sumo de laranja contém 25 gramas de hidratos de carbono e 110 calorias. Por isso, embora tenha boas propriedades nutricionais, não é nada sensato consumir muitos copos deste sumo por dia.

Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.