Como se comportam no seu dia a dia? Falam baixo ou aos berros? Os portugueses são pontuais? Saiba o que pensam os estrangeiros sobre os portugueses.
O ditado “Em Roma, sê romano” é facilmente aplicável a qualquer país ou cidade do mundo.
Segundo o site Culture Trip, há algumas características dos portugueses que todos os turistas devem adotar para tentarem ser um pouco mais portugueses quando visitam Portugal.
Curiosos com o que pensam sobre nós? Descubra tudo agora:
Acham que chegar 10 a 15 minutos atrasados é cumprir o horário

Acreditam que a pontualidade deve incluir uma tolerância e portanto 15 minutos depois da hora marcada é ser pontual.
São viciados no sol

Seja na praia, em parques, esplanadas ou terraços, os portugueses não perdem uma oportunidade de aproveitar os dias soalheiros e é possível até que se sintam um pouco deprimidos quando a chuva aparece.
Não há verão sem caracóis

Apesar de atribuírem esta característica particularmente aos habitantes da zona de Lisboa, acreditam que, de uma forma geral, mal chega o verão chega também o desejo de caracóis.
Adoram pechinchas

Feiras e mercados estão sempre cheios de gente à procura do melhor negócio. Sabem que a paciência é uma virtude e, por isso, raramente compram a primeira coisa que vêem ou entram no primeiro restaurante que aparece.
Jantar antes das 20h é altamente improvável

Embora acreditem que por cá não se janta tão tarde como na vizinha Espanha, acreditam que gostamos de jantar em horário tardio, especialmente aos fins de semana. Na perspetiva deles, é bastante compreensível se pensarmos na quantidade de cafés e lanches que gostamos de tomar.
Refeições que duram três horas fazem parte do quotidiano

Enquanto os almoços dos dias de trabalho duram apenas uma hora, os jantares e refeições de fim de semana facilmente se prolongam por horas. Os portugueses adoram apreciar a comida e a bebida, bem como a companhia.
Beijar na face é normal mal acaba de se conhecer alguém

Exceção apenas quando se tratam de dois homens, aí um aperto de mão é o cumprimento utilizado.
Ficam com água na boca mal se fala de pastéis de nata

Provavelmente o doce mais conhecido do país, ao qual acreditam que é impossível não se render.
Bebem ‘finos’ e ‘imperiais’

Enquanto na maior parte dos países é normal pedir uma caneca de cerveja, em Portugal o costume é beber um ‘fino’, se estivermos no norte de Portugal ou uma ‘imperial’ no sul.
Férias e feriados são sagrados

Muitos restaurantes, cafés, lojas e museus fecham nos feriados e férias, especialmente no mês de Agosto, motivo por que quase toda a gente acaba por planear as férias neste mês.
Parece que estão a gritar quando estão apenas a conversar
O povo português é um povo passional e esse fato salta à vista quando conversam, principalmente se o tema for política ou futebol. Esta é outra das características que varia um pouco com a região, sendo mais atribuída ao norte do país e ilhas.
Consultam os preços no menu antes de entrar num restaurante
Como já foi referido, os portugueses gostam de pechinchas e isso aplica-se também à comida. Não fazem refeições em locais turísticos e não gostam de pagar mais do que 10€ por almoço e 20€ por jantar, a menos que se trate de uma ocasião especial.
Andam sempre com dinheiro
É uma questão de conveniência, especialmente fora das grandes cidades, onde muitos estabelecimentos comerciais só aceitam pagamentos com dinheiro ou exigem um valor mínimo para pagamentos com multibanco.
Jantar sem vinho é impensável
Talvez nem toda a gente acompanhe as refeições com vinho, mas é um hábito bastante comum, com uma base cultural muito forte. É um dos produtos típicos do país que mais orgulha os portugueses, pela sua enorme variedade e qualidade.
Têm o ‘bichinho’ das viagens
Adoram aprender sobre novas culturas e conhecer gente, o que explica porque são tão hospitaleiros. Além disso, adoram viajar, ver e experimentar coisas novas, seja dentro ou fora do país. Afinal, já fomos dos maiores navegadores e exploradores do mundo.
Comentários 2