Início Viagem Destinos O que há de melhor em Portugal

O que há de melhor em Portugal

Entre as principais atrações de Portugal, destacam-se a cultura, a gastronomia e os vinhos, as praias, o golfe, a história, a variedade das paisagens, e sobretudo, a hospitalidade do povo português, considerado afável, aberto e sincero.

PATRIMÓNIO MUNDIAL

Nas 21 classificações do Património Mundial existentes em Portugal está retratada a história e a cultura do país, do seu povo e dos povos que aqui habitaram desde tempos imemoriais.

O convento de Cristo em Tomar, os Mosteiros de Alcobaça e da Batalha, o Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, estes em Lisboa, devem a classificação à sua importância histórica e artística. E nos centros históricos de Guimarães, Porto, Évora ou Angra do Heroísmo, também classificados, outros monumentos e elementos arquitetónicos são dignos de relevo, tal como a Universidade de Coimbra e demais áreas classificadas da cidade, ou ainda as fortificações de Elvas.

Património Mundial

De referir também as Paisagens Culturais do Alto Douro Vinhateiro, de Sintra e da Vinha na Ilha do Pico, que oferecem alguns dos mais deslumbrantes cenários naturais em Portugal.

Falta mencionar o interesse arqueológico das gravuras rupestres do Vale do Coa e a exuberância da Floresta Laurissilva da Madeira, completando-se a lista com ícones que definem um modo de ser e de estar: o Fado, o Cante Alentejano e a Dieta Mediterrânica, elementos do património imaterial característico da alma dum povo e dos seus momentos de convívio e celebração. Mais recentemente, outras artes e ofícios mereceram a classificação de Património Cultural Imaterial da Humanidade: o Fabrico de Chocalhos, no Alentejo, a Manufatura da Olaria Preta de Bisalhães, no concelho de Vila Real e a Arte da Falcoaria Real, ainda preservada em Salvaterra de Magos.

GASTRONOMIA

A gastronomia portuguesa tem no peixe o seu maior expoente, já que as águas e localização atlânticas fazem dele o melhor peixe do mundo.

Pastéis de Belém

Contudo, inúmeras razões tornam Portugal um destino gastronómico de eleição. Ao peixe e marisco, que sabem ainda melhor saboreados à beira-mar sob o agradável sol português, junta-se uma enorme variedade de vinhos de mesa de qualidade, potenciados por um clima mediterrânico, onde o azeite encontra igualmente condições ideais.

Daí que o vinho do Porto seja desde há séculos um grande embaixador de Portugal, hoje em dia acompanhado por outros produtos genuinamente portugueses, como o pastel de nata e a doçaria conventual, a cataplana e a mestria de talentosos chefs que, com aquele utensílio e muitos outros, elevam a nossa culinária à altura das melhores gastronomias do mundo.

Também o azeite é um dos maiores expoentes da culinária portuguesa. base da variada e saudável alimentação que se pratica em Portugal e que também se compõe de pão, azeitonas e outras frutas, legumes e ervas aromáticas. São ingredientes da Dieta Mediterrânica, uma identidade da gastronomia portuguesa elevada a Património Mundial.

Acrescem à lista de produtos gastronómicos de exceção os mais frescos e naturais legumes e frutas, assim como carnes com Denominação de Origem Protegida e queijos de montanha que fazem bendizer os céus e as paisagens de Portugal.

Fonte: Visit Portugal
_

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.