No verão, as picadas dos insetos são muito comuns. Saiba o que fazer, se for picado por abelhas ou outros insetos!
Nos meses de calor, os insetos circulam mais livremente e isso torna mais prováveis e frequentes as picadas de inseto. Nem sempre são graves do ponto de vista da saúde, mas podem causar grande desconforto e incómodo, como comichão.
Há vários tipos de picadas possíveis, desde as causas por melgas, mosquitos, vespas, abelhas, moscardos, carraças, pulgas, percevejos, aranhas, moscas, ácaros ou formigas. Saiba como tratar estas picadas e quais os riscos associados a algumas picadas, como é o caso da Doença de Lyme, Zika, Dengue ou Malária. Explicamos-lhe tudo em seguida!
O que fazer se for picado por abelhas ou outros insetos

Quando somos picados por um inseto, costumamos ficar com a pele vermelha, inchada e com comichão. Nesses casos, devemos:
- Passar água fria na região afetada;
- Colocar gelo e aplicar um creme próprio para picadas de inseto;
- Tomar um anti-histamínico.
Em casos graves, pode ser aconselhável visitar um médico e tomar medicamentos com corticoides, anti-inflamatórios ou mesmo uma injeção intramuscular.

Reação alérgica
Em algumas situações, é possível fazer uma reação alérgica à picada do inseto. Assim, há que estar alerta para manifestações como:
- inchaço da língua;
- desmaio;
- tosse;
- dificuldade respiratória ou respiração ruidosa;
- palidez.

E o que fazer no caso da picada de abelha?
Nestas situações, o principal cuidado a ter é o de remover o ferrão da abelha. Como esta picada costuma causar muita dor, aconselha-se a toma de um analgésico.
Porém, se tiver uma reação sistémica grave, então deve procurar fazer um tratamento de imunoterapia específica, tomando para isso uma vacina no hospital. Assim, está mais protegido, no caso de ser picado por uma abelha.
Prevenir as picadas de inseto
Apesar de comuns e, geralmente, inofensivas, as picadas de inseto podem ser evitadas, se tivermos alguns cuidados, nomeadamente:
- Não corrermos junto de insetos;
- Vestirmos camisolas de manga comprida e calças;
- Usar sapatos fechados e chapéus com abas largas;
- Recorrer a repelente de insetos;
- Evitar o uso de cosméticos com perfumes fortes;
- Não frequentar espaços com insetos, flores, lixo, águas estagnadas ou comida;
- Manter as portas e as janelas fechadas;
- Usar uma rede mosquiteira na cama, por exemplo.

Destinos tropicais
Quando se viaja para destinos exóticos, há que ter em conta que podemos contactar com insetos portadores de doenças graves. Por essa razão, é fundamental fazer uma consulta do viajante, antes de partir de viagem.
Em alguns casos, é recomendado tomar vacinas contra certas doenças endémicas. Além disso, deve levar na mala uma rede mosquiteira e medicamentos que possam acautelar algumas das doenças transmitidas pelas suas picadas.
Mesmo fazendo a consulta do viajante, nunca é demais informar-se no próprio país de origem acerca dos cuidados extra que pode adotar, de modo a garantir que não fica doente devido à picada de algum inseto.

Conclusão
De uma forma geral, as picadas de inseto não representam um perigo ou uma ameaça significativa à saúde do ser humano. Porém, tudo depende das reações alérgicas que cada um possa fazer à picada do inseto. Assim, o mais importante, é agir de forma preventiva e consultar um médico para saber se tem alergia à picada de algum inseto.
Depois, e mediante o resultado, deve ter uma atitude preventiva e profilática, de modo a garantir que se for picado sofre o menor dano possível. Além disso, deve seguir as dicas que deixámos, de forma a garantir que não é picado, pois há sempre um desconforto associado a esse momento.
Quanto aos destinos tropicais, não se esqueça! É mesmo importante fazer a consulta do viajante para evitar males maiores. Cumpra as nossas recomendações e tenha umas férias relaxantes e livres de picadas!
Leia também:
- Conheça os perigos desconhecidos do açafrão
- 20 benefícios do mel para a saúde
- Os perigos e benefícios da Aloé vera
NCultura
Se leu “O que fazer se for picado por abelhas ou outros insetos” e gostou, deixe-nos o seu comentário! Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Vida Saudável. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar! Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Bolos e sobremesas, entre outras…