Início Histórias O que ensinava o guia feminino dos anos 90

O que ensinava o guia feminino dos anos 90

Ir à caixa multibanco era perigoso e depilar as pernas com lâmina fazia mal. Veja algumas das dicas de beleza, moda e bem-estar dos anos 90.

_

Inseticida debaixo do colchão e outras dicas para a casa

Todas as casas têm locais escuros onde é difícil limpar regularmente. A solução que nos davam? Pulverizar com inseticida a parte de trás dos móveis, dos radiadores e, inclusivamente, debaixo do colchão. Antes da chegada do Ikea e do estilo nórdico que entrou pela casa dos portugueses, a moda era ter uma cabeceira de cama acolchoada e, de preferência, com almofadas do mesmo padrão.

E para evitar que a roupa branca, como as camisas, se tornasse amarelada, era simples: colocar papel de seda azul entre as dobras da roupa branca. E porque limpar o chão nunca foi do nosso agrado, a sugestão era curiosa: “Divirta-se, colocando panos sob os pés. A seguir, ponha a tocar a sua música preferida e dance ao seu ritmo. Quando a música acabar olhe para o chão: como um espelho!”

Moda intemporal… Ou nem por isso.

Todas sabemos que a moda é cíclica e, em alguns casos, intemporal. Mas há dicas que, hoje em dia, acabam por ter alguma piada. Para quem tem ombros muito estreitos? Usar um soutien com chumaços nas alças. Será que ainda se vendem?

E quanto à roupa interior, o Livro das Ideias foi bem claro: “para as cuequinhas, opte pelas de tecidos elásticos e altas até à cintura”. Nos pés? Os mocassins de salto baixo estavam na moda. Bem como as calças de cintura subida que, em 1990, saltavam para as tendências. “Para usar com um top”, escreve o Livro das Ideias, ainda não familiarizado com conceitos que só chegariam no século seguinte como o “crop top”.

Mas porque tem muito mais piada ver com os seus próprios olhos, viaje para os anos 90 e veja algumas das páginas e das dicas que entravam pela casa das mulheres modernas de então:

01

Este guia especial, intitulado Livro das Ideias, chegou a ter uma tiragem de 70 mil exemplares, tendo sido um êxito entre as mulheres. O seu objetivo era dar ideias práticas para facilitar a vida sem gastar muitas energias e dinheiro. Veja algumas dicas na fotogaleria.

02

As malas grandes estavam fora de moda e usar muita bijuteria era o mesmo que ser comparado a uma árvore de natal. E nos cintos, as correntes metálicas estavam em alta.

03

Não é mito: aconselhava-se o protetor solar 15 ou 20 nos primeiros dias de sol e, depois, podia-se passar para os filtros de 2, 4, 6 ou 9. Pelo menos também davam algumas dicas boas para os escaldões.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.