Início Saúde Descubra o que acontece se deixar de beber café

Descubra o que acontece se deixar de beber café

Há pessoas que realmente abusam do consumo de café e isso traz consequências para o corpo. Descubra o que acontece se deixar de beber café.

deixar de beber café
Descubra o que acontece se deixar de beber café

Descubra o que acontece se deixar de beber café. Há pessoas que realmente abusam do consumo de café e isso traz consequências para o corpo. Muitos são aconselhados pelos médicos a abandonar esse hábito, pois essa rotina pode não se revelar benéfica, particularmente para quem o consome em excesso.

O café é uma bebida especial e os seus efeitos energizantes revelam-se valiosos para diferentes pessoas, tendo em conta vários fins. Tornam-no num precioso aliado para quem precisa de prolongar as suas noites, seja para trabalhar, seja para estudar, seja para outras atividades noturnas.

O café está na origem de diversos benefícios (entre eles, a capacidade de melhorar a atenção, a concentração e a memória, de acelerar o metabolismo e contribuir para o emagrecimento e para o controlo do peso).

Contudo, nem tudo é positivo, pois o café também gera alguns efeitos negativos que convém conhecer. Quando consumido em excesso, ele pode gerar efeitos contrários. Pode prejudicar a saúde! Quer saber mais?

Descubra o que acontece se deixar de beber café

deixar de beber café
Descubra o que acontece se deixar de beber café

O café

O café é uma bebida bastante popular. É mesmo uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. Tem diversas propriedades que estão na origem de diferentes benefícios, nomeadamente o seu alto teor de antioxidantes. O café contém compostos fenólicos e cafeína e é tido como uma bebida viciante.


Leia também: Descubra o que acontece se beber café com canela


Estes e outros componentes geram diversos benefícios. Se beber café, a presença de cafeína pode ajudá-lo a combater o cansaço, as dores de cabeça e a enxaqueca. Além de melhorar a memória e de estimular o cérebro.

O café também ajuda a prevenir a depressão, melhora o humor e ainda ajuda a aliviar o stress. Por conter um teor elevado de antioxidantes, alguns investigadores defendem que ele ajuda a prevenir alguns tipos de cancro, reduzindo o risco de sofrer desse mal.

Contudo, esses efeitos benéficos são gerados por um consumo moderado da bebida. A verdade é que muitos superam o valor recomendado por dia (máximo de cerca de 400 a 600 ml de café), o que pode gerar problemas de saúde. Mas, mesmo o interromper deste hábito, também gera efeitos: consequências positivas e negativas.

deixar de beber café
Descubra o que acontece se deixar de beber café

Tabela de valor nutricional do café (1 chávena 237,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 2 kcal 0,1 %
10 kJ
Gordura < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras saturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Carboidratos 0,0 g 0,0 %
Açúcares 0,0 g 0,0 %
Proteína 0,3 g 0,4 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 235,6 g 11,8 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

deixar de beber café
Descubra o que acontece se deixar de beber café

5 efeitos no seu corpo, após deixar de beber café

No contexto atual que se atravessa e que é particularmente delicado, pela necessidade de isolamento, muitos modificaram os seus hábitos. Pessoas que tinham por hábito beber café (exclusivamente) fora de casa, foram forçados a abandonar esse hábito ou beber em casa.

O café em casa não tem o mesmo encanto, não tem a mesma qualidade, não tem o mesmo contexto. Muito optam mesmo por abandonar o hábito de beber café. A Heatlhy explicou os efeitos que essa decisão pode gerar no corpo de quem toma essa decisão.

A ausência do café vai fazer com que se sinta mais calma(o)

É comum a cafeína estimular o sistema nervoso, o que leva a que uma pessoa fique mais irritada e nervosa. A cafeína é um estimulante e, quando se está habituado a ela e ela deixa de entrar no organismo, gera o efeito contrário.

deixar de beber café
Descubra o que acontece se deixar de beber café

Dores de cabeça mais regulares

O café proporciona ao corpo adrenalina e dopamina. Se o deixar de beber, está a privar o organismo dessas hormonas que agem como estimulantes naturais. A ausência do café leva a que seja a adenosina “a subir à cabeça”.

Esta hormona, que é responsável pelo descanso e pelo cansaço, levará a que haja uma alteração química no cérebro que resulta em dor de cabeça.


Leia também: Descubra o que o café faz ao nosso corpo


Sorriso mais bonito e saudável

O café é conhecido por prejudicar a saúde, pois mancha os dentes e danifica o esmalte. Assim, deixar de o beber, pode melhorar o seu sorriso.

deixar de beber café
Descubra o que acontece se deixar de beber café

Dificuldades de concentração

A ausência da cafeína implica a falta dos estimulantes que ela proporciona e, sem o boost que o café gera, o corpo vai sentir-se mais cansado e isso implica que a sua concentração seja menor.

Dormir melhor

Como todos sabemos, o consumo de café prejudica o ciclo do sono. Há vários estudos que revelam isso mesmo. No Journal of Clinical Sleep Medicine, foi publicado um artigo que defendia que a ingestão de cafeína interfere na qualidade do sono, mesmo quando o café é consumido seis horas antes de dormir. Sem esse “empecilho” a atrapalhar o sono, garantidamente irá dormir melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.