Início Saúde Saiba o que acontece se comer uma maçã por dia

Saiba o que acontece se comer uma maçã por dia

A maçã contém propriedades que se revelam particularmente benéficas para a saúde. Saiba o que acontece se comer uma maçã por dia?

se comer uma maçã por dia
Saiba o que acontece se comer uma maçã por dia

Saiba o que acontece se comer uma maçã por dia. O consumo diário de maçã revela-se extremamente proveitoso para o nosso organismo. É um fruto particularmente benéfico para a saúde. Por isso mesmo, há um provérbio inglês que diz: “Uma maçã por dia mantém o médico longe”. Um ensinamento importante que dá a noção de que precisamos de comer maçã todos os dias para ficarmos mais saudáveis.

Uma vida saudável implica que se tenham alguns alicerces, nomeadamente dormir bem (um sono reparador de 8 horas), estar apto fisicamente (praticar exercício, pelo menos 3 vezes por semana) e ter uma alimentação equilibrada (seguir uma dieta saudável). Uma alimentação saudável deve incluir sempre maçã, pelas vantagens que ela concede à saúde.

se comer uma maçã por dia
Saiba o que acontece se comer uma maçã por dia

Saiba o que acontece se comer uma maçã por dia

A maçã

A maçã é um fruto de origem asiática e que possui mais de sete mil espécies distintas. Apesar de apresentarem características específicas, existem propriedades nutricionais semelhantes entre elas.


Leia também: O que acontece se beber uma colher de azeite e limão pela manhã?


A maçã, com preciosos nutrientes, contém riqueza em vitamina C, quer na polpa, quer na casca. A maçã também contém sais minerais (cálcio, fósforo e potássio) e fibras.

A quercetina, que é um poderoso antioxidante, também se revela bastante útil. Além de ser deliciosa e prática de transportar, a maçã gera diversos benefícios. Quer conhecê-los?

se comer uma maçã por dia
Saiba o que acontece se comer uma maçã por dia

Os benefícios de comer maçã

Saúde oral

A maçã previne cáries e ajuda a ter uma boca mais saudável, contribuindo para a limpeza dos dentes e gengivas. Como combate bactérias até ajuda a eliminar o mau hálito.

Sistema imunológico fortalecido

O consumo de maçã ajuda a fortalecer o sistema imunológico, pois contém poderosos nutrientes que o estimulam. As fibras presentes no fruto ajudam a transportar os resíduos para fora do corpo.

Saúde ocular

Comer este fruto ajuda a prevenir doenças oculares, evitando a degeneração macular, cataratas e glaucoma. Melhora a saúde dos olhos, tornando-os mais fortes e melhorando ainda a visão.

A maçã ajuda a evitar doenças por conter flavonoides e antioxidantes, que combatem os radicais livres nos olhos.

se comer uma maçã por dia
Saiba o que acontece se comer uma maçã por dia

Saúde óssea

As maçãs melhoram a densidade óssea e a resistência dos ossos, protegendo-nos da osteoporose.

Controlo do colesterol

As maçãs contêm pectina, uma fibra natural que reduz o colesterol mau do organismo. Uma pesquisa do European Journal of Nutrition mostrou que o consumo de maçãs inteiras reduziram o colesterol em voluntários saudáveis.

Já um estudo do Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics também mostrou que consumir duas maçãs diminuiu o colesterol em mulheres, após a menopausa.

Retarda os efeitos do envelhecimento

Os taninos e flavonoides presentes na maçã são fitonutrientes. Estes, ao agirem como  antioxidantes, adstringentes e anti-inflamatórios, previnem o envelhecimento precoce, pois minimizam os danos provocados pelos radicais livres.

se comer uma maçã por dia
Saiba o que acontece se comer uma maçã por dia

Estômago mais saudável

A maçã é um fruto rico em fibras, que tornam o estômago mais saudável. Ela gera um alívio do desconforto característico da gastrite e dos sintomas do refluxo ácido, neutralizando o ácido do estômago e criando um ambiente alcalino no estômago.

Previne a obesidade

O consumo de maçãs gera um efeito benéfico sobre as bactérias intestinais, comprovando-se que afeta as boas bactérias intestinais de camundongos obesos.

se comer uma maçã por dia
Saiba o que acontece se comer uma maçã por dia

Melhora a função cerebral

A maçã contém quercetina que contribui para reduzir a morte celular originada pela oxidação e inflamação dos neurónios. Ela protege o sistema nervoso, pois possui vitaminas do complexo B, vitamina C e ácido fosfórico.

Saúde cerebral

Reduz o risco de Alzheimer e Parkinson, pois os antioxidantes das maçãs protegem contra o stress oxidativo, associado a distúrbios neurodegenerativos. As maçãs combatem ainda a degradação gradual das células nervosas produtoras de dopamina, que representam uma das causas do Parkinson.

se comer uma maçã por dia
Saiba o que acontece se comer uma maçã por dia

É amiga do coração

Reduz o risco de desenvolver problemas cardiovasculares, pois contém fibras solúveis que levam a uma redução dos níveis de colesterol no sangue. Ajuda ainda a diminuir a pressão arterial, pois contém polifenóis que têm efeitos antioxidantes.


Leia também: O que acontece se beber vinagre de maçã antes de dormir?


Reduz o risco de diabetes

O consumo de maçã reduz risco de diabetes tipo 2. Os polifenóis presentes nas maçãs previnem danos nos tecidos das células beta do pâncreas. Estas produzem insulina e são regularmente prejudicadas nas pessoas com diabetes tipo 2.

Previne e combate a prisão de ventre

A maçã contém riqueza em fibra, por isso previne e combate a prisão de ventre. As maçãs devem ser consumidas com a casca, pois assim obtém-se um teor de fibras mais elevado.

É importante comer maçãs, pois contêm pectina, um tipo de fibra que atua como prebiótico e auxilia o intestino a funcionar melhor.

se comer uma maçã por dia
Saiba o que acontece se comer uma maçã por dia

Previne determinados tipos de cancro

Há um risco menor de desenvolver diferentes tipos de cancros por quem come uma maçã regularmente.

O consumo diário de maçã reduz o risco de desenvolver cancros como o de pulmão, da boca, do sistema digestivo e da mama.

Combate a asma

A quercetina, presente na casca da maçã, torna este fruto num alimento precioso, que ajuda a regular o sistema imunológico, levando a uma redução da inflamação.

Os pulmões podem ser protegidos pelo consumo de maçãs que têm antioxidantes que cumprem essa tarefa, protegendo-nos de danos oxidativos. Elas reduzem os riscos de desenvolver asma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.