Início Saúde O que acontece se comer laranja todos os dias?

O que acontece se comer laranja todos os dias?

Rica em vitamina C, a laranja é um fruto que fortalece o seu organismo. Saiba como! O que acontece se comer laranja todos os dias?

comer laranja
O que acontece se comer laranja todos os dias?

Rica em vitamina C, a laranja é um fruto que fortalece o seu organismo. Saiba como! O que acontece se comer laranja todos os dias? A laranja é um fruto fantástico. Além de proporcionar o sumo de laranja, uma das bebidas mais consumidas e populares do planeta, a laranja revela-se uma fruta bastante vantajosa para o nosso organismo, fortalecendo-o.

Esta fruta é bastante rica em vitamina C, mas contém também riqueza em diversas propriedades benéficas para a nossa saúde. Segundo os especialistas da comunidade científica, devemos comer laranjas diariamente. Quer saber mais?

O que acontece se comer laranja todos os dias?

Laranja

Este fruto cítrico tem um sabor bastante agradável, muito doce. É um fruto saboroso, sumarento e levemente ácido. As propriedades medicinais presentes nesta fruta tornam-na particularmente benéfica para a nossa saúde.

Além de ser um fruto com muita vitamina C, este citrino é bastante rico em flavonóides. Contém ainda riqueza em minerais e antioxidantes, sendo uma rica fonte de ácido fólico.

É, portanto, um fruto que fortalece o nosso sistema imunitário, de diversas formas. O consumo de laranja não só previne o aparecimento de várias doenças, como combate os sintomas de algumas doenças.

Informações nutricionais

Tabela nutricional da laranja fruta, grande (184,0 g) por porção
Valor calórico 86 kcal
362 kJ
Gordura 0,2 g
Gorduras saturadas < 0,1 g
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g
Carboidratos 21,6 g
Açúcares 17,2 g
Proteína 1,7 g
Fibra alimentar 4,4 g
Colesterol 0,0 mg
Sódio 0,0 g
Água 159,6 g

 

Vitaminas por porção
Vitamina A 0,0 mg
Vitamina B1 0,2 mg
Vitamina B11 < 0,1 mg
Vitamina B12 0,0 mg
Vitamina B2 < 0,1 mg
Vitamina B3 0,5 mg
Vitamina B5 0,5 mg
Vitamina B6 0,1 mg
Vitamina C 97,9 mg
Vitamina D 0,0 mg
Vitamina E 0,3 mg
Vitamina K 0,0 mg

 

Minerais por porção
Cálcio 73,6 mg
Cobre < 0,1 mg
Ferro 0,2 mg
Magnésio 18,4 mg
Manganês < 0,1 mg
Fósforo 25,8 mg
Potássio 333,0 mg
Selênio < 0,1 mg
Zinco 0,1 mg

Leia também:

comer laranja
O que acontece se comer laranja todos os dias?

Versatilidade da laranja

Este fruto fantástico pode ser usado em várias receitas, nomeadamente em sumos e em batidos. A laranja também pode ser usada como tempero, em molhos e marinadas. São diversas as receitas que têm a laranja como ingrediente, nomeadamente bolos e doces que dão sobremesas e lanches fantásticos.

Contudo, a melhor forma de obter os benefícios da laranja é quando se consome o fruto natural, depois de descascar a laranja. É ainda mais vantajoso que o consumo de sumo de laranja, que é bastante saboroso, mas que perde a riqueza presente na polpa da laranja, desaparecendo, assim, boa parte das suas qualidades. O sumo de laranja possui menos riqueza nutricional do que a laranja comida diretamente, pois perde fibra e vitaminas, entre outras qualidades.

comer laranja
O que acontece se comer laranja todos os dias?

Reduz o risco incidência de derrames

De acordo com a American Heart Association, comer diariamente laranjas reduz a probabilidade de ocorrência de acidentes vasculares cerebrais (AVC’s), particularmente em mulheres.

Os investigadores da American Heart Association que realizaram a investigação constataram que as pessoas que comeram laranja em maior quantidade apresentaram uma redução (em cerca de 19%!) da probabilidade de ocorrência de AVC. Este estudo envolveu a colaboração de 69 mil mulheres!

Os especialistas acreditam que os flavonóides presentes na laranja contribuem para melhorar a função dos vasos sanguíneos. Os flavonóides evitam o estreitamento e endurecimento dos vasos sanguíneos e têm um efeito anti-inflamatório no organismo.

comer laranja
O que acontece se comer laranja todos os dias?

Protege o sistema cardiovascular

Num outro estudo, este proveniente do Japão, foi revelado que comer laranja (e outras frutas cítricas) revela-se bastante benéfico, permitindo proteger o sistema cardiovascular, levando a que se tenha um coração saudável.

Na investigação realizada, constatou-se que as pessoas que comiam uma quantidade mais generosa de laranjas apresentavam um menor risco de sofrer um ataque cardíaco e um AVC.

A laranja é um produto alimentar que permite combater os radicais livres (que contribuem para a formação de placas de gordura nas artérias), pois contêm uma elevada quantidade de antioxidantes. Assim, as laranjas ajudam a reduzir o risco de doenças coronárias.

comer laranja
O que acontece se comer laranja todos os dias?

Diminui o colesterol

A laranja contém flavonóides, logo é um fruto que limita a absorção do colesterol no intestino, ajudando também a reduzir e a controlar os níveis de mau colesterol (LDL), presente no organismo.

A laranja contém vitamina C, flavonóides, betacaroteno e fibras que se revelam excelentes aliados e que ajudam na redução da quantidade de gordura que circula nas artérias. A fibra presente no fruto ajuda também a reduzir a absorção do colesterol presente na comida.

comer laranja
O que acontece se comer laranja todos os dias?

Melhora o humor

Investigadores do Montreal’s Jewish General Hospital (JGH), no Canadá, publicaram um estudo relevante sobre os efeitos da laranja. A laranja contém riqueza em vitamina C, algo que contribui para melhorar o estado emocional de pacientes internados.

Os doentes que consumiram vitamina C ou vitamina D foram analisados. Percebeu-se que quem beneficiou da vitamina C apresentou uma melhoria rápida e significativa do humor.

comer laranja
O que acontece se comer laranja todos os dias?

Previne gripes e constipações

Esta já é sabida. Todas as mães e avós sabem bem. Comer laranja protege e estimula o sistema imunológico, graças ao seu elevado teor em vitamina C, melhorando assim as defesas do organismo.

As laranjas previnem o aparecimento de gripes e constipações e ajudam a encurtar o período de duração das patologias.

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.