Início Saúde O que acontece se comer 2 bananas por dia?

O que acontece se comer 2 bananas por dia?

Estudo científico revela os diversos benefícios de criar esse hábito saudável. Descubra o que acontece se comer 2 bananas por dia.

2 bananas por dia
O que acontece se comer 2 bananas por dia?

Descubra o que acontece se comer 2 bananas por dia. A banana é um dos frutos mais conhecidos do mundo. É também dos mais consumidos. É um fruto com um aroma agradável e bastante saboroso. É uma fruta prática, que facilmente se pode transportar inteira, no interior de uma saca, de uma carteira ou de uma mala. Assim, ela pode ser levada para o trabalho com facilidade, até cortada em fatias e colocada num recipiente de plástico.

A banana é amada por todos. É o fruto do amor, segundo a famosa canção. Contudo, o que poucos sabem é que ela contém propriedades que a tornam particularmente benéfica para a saúde. Por isso mesmo, há um estudo científico que recomenda o seu consumo diário.

2 bananas por dia
O que acontece se comer 2 bananas por dia?

O que acontece se comer 2 bananas por dia?

A banana

Este fruto é uma fonte de nutrientes que se revelam muito importantes para o bom funcionamento do organismo. Este fruto tão nutritivo, é bastante saboroso e extremamente versátil!


Leia também: O que acontece se beber água com limão todas as manhãs?


A banana pode ser consumida de diversas formas: simples, bastando descascar; pode também ser consumida em batidos; pode ser comida com aveia; pode ser adicionada em iogurtes. Há ainda bolos de banana deliciosos; enfim, existem diversas receitas com este fruto.

2 bananas por dia
O que acontece se comer 2 bananas por dia?

Tabela nutricional da banana inteira (150,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 134 kcal 6,7 %
559 kJ
Gordura 0,5 g 0,8 %
Gorduras saturadas 0,2 g 0,8 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,2 %
Gorduras poliinsaturadas 0,1 g 0,7 %
Carboidratos 34,3 g 12,8 %
Açúcares 18,3 g 36,7 %
Proteína 1,6 g 2,2 %
Fibra alimentar 3,9 g 1,3 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 112,4 g 5,6 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

2 bananas por dia
O que acontece se comer 2 bananas por dia?

O estudo

Uma investigação proveniente da Universidade de Harvard, Estados Unidos da América, defende que o consumo diário de duas bananas pode ser extremamente benéfico para a saúde. É um hábito que permite melhorar diversas funções do organismo.

Segundo o estudo, ingerir diariamente duas bananas gera diversos benefícios. Sabia que ajuda a reduzir os níveis de stress? Se a banana for integrada numa alimentação saudável e equilibrada, a sua saúde fica bem fortalecida!

2 bananas por dia
O que acontece se comer 2 bananas por dia?

A tese

De acordo com estudos recentes provenientes da Nurses’ Health Study II (NHSII), da Universidade de Harvard, comer este fruto revela-se extremamente valioso para a saúde. O consumo diário de banana garante a absorção de diversos nutrientes.

Além de fibras alimentares, a banana é uma poderosa fonte de potássio, como todos sabemos. A banana contém ainda bons níveis de proteínas, sendo também rica em vitaminas importantes para o nosso corpo, que passa a funcionar da forma mais correta.

2 bananas por dia
O que acontece se comer 2 bananas por dia?

Efeitos

Assim, a banana revela-se preciosa para o bom funcionamento das válvulas sanguíneas, ajudando a controlar a pressão arterial. A banana é bastante popular entre a comunidade desportiva, sendo muito apreciada por quem pratica atividades físicas.

A banana ajuda na prevenção das cãibras musculares, mas há outros efeitos vantajosos. Conheça os mais importantes!

2 bananas por dia
O que acontece se comer 2 bananas por dia?

6 dos benefícios obtidos pelo consumo diário de 2 bananas

É energizante

A banana é um precioso aliado de quem pratica exercícios físicos, pois é energizante. Para o nosso quotidiano, também precisamos de energia, por isso convém comer diariamente duas bananas. Isso irá contribuir com energia que se revela útil para as tarefas do dia a dia.

Reduz os níveis de stress

A banana contém minerais, magnésio e cálcio que se revelam preciosos e ajudam a amenizar o stress e a ansiedade. A banana é uma fonte de triptofano, que ajuda a combater a depressão. Esta substância melhora o humor (serotonina) e é responsável pela participação das hormonas, proporcionando um bom relaxamento.


Leia também: Vinagre de maçã ajuda a desinchar?


2 bananas por dia
O que acontece se comer 2 bananas por dia?

Combate a anemia

A banana contém ferro e com a ingestão diária de duas bananas garantimos um aumento da quantidade do mineral, conseguindo assim suprir as necessidades básicas.

Melhora o sistema cardiovascular

Comer diariamente duas bananas ajuda a tornar o coração mais saudável, prevenindo enfermidades. A banana é uma fonte de potássio e cálcio. Ela contribui para regular os níveis da pressão arterial, ajudando a prevenir um derrame ou ataque cardíaco.

Ajuda a regular o intestino

A banana revela-se uma preciosa fonte de fibras alimentares, algo que ajuda a tornar o intestino saudável. O consumo da banana bem madura é recomendado em caso de prisão de ventre. Se se tiver diarreia, deve consumir-se a banana verde.

2 bananas por dia
O que acontece se comer 2 bananas por dia?

Favorece o emagrecimento saudável

A banana contém riqueza em fibras, o que faz com que o fruto cause uma sensação de saciedade, algo que evita que comamos mais do que necessitamos. Devemos, assim, comer bananas, no intervalo entre as refeições, pois isso irá reduzir o apetite para a próxima ingestão alimentar.

Combate sintomas da tensão pré-menstrual (TPM)

O público feminino sofre frequentemente com as alterações hormonais e os sintomas de TPM. O consumo de banana fornece glicose e vitaminas do complexo B (entre outras substâncias) que ajudam a manter as hormonas femininas devidamente equilibradas, reduzindo as variações de humor e a irritabilidade próprias do ciclo menstrual, reduzindo ainda a incontrolável vontade de comer algo doce ou gorduroso.

2 bananas por dia
O que acontece se comer 2 bananas por dia?

Importante

Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.