Início Saúde O que acontece se beber chá todos os dias?

O que acontece se beber chá todos os dias?

Se a água é uma bebida essencial, o chá revela-se uma bebida especial... Descubra o que acontece de beber chá todos os dias.

beber chá todos os dias
O que acontece se beber chá todos os dias?

Descubra o que acontece de beber chá todos os dias. A água é tida como essencial no nosso dia a dia, enquanto o chá pode ser encarado como uma bebida especial. Beber chá diariamente revela-se extremamente benéfico para a nossa saúde. O consumo de chá não só garante boa parte dos benefícios da água, como ainda lhe acrescenta outras vantagens. O chá é uma bebida fantástica, pois mata a sede, sacia e hidrata o nosso corpo. A presença de antioxidantes nesta bebida mágica concede bons “poderes” a quem tem o hábito de beber chá.

Por isso mesmo há muitos benefícios que esta bebida gera que devemos ter em conta. Existem diversos chás e todos eles hidratam. Bebe chá todos os dias? Conheça os benefícios desse hábito saudável.


Leia também: 5 mitos sobre o mel: verdade ou mentira?


O que acontece se beber chá todos os dias?

beber chá todos os dias
O que acontece se beber chá todos os dias?

Aumento do metabolismo

No reputado International Journal of Obesity, foi publicado um estudo onde estão expostas as conclusões de um grupo de investigadores. Nesse estudo, é apresentada a descoberta de que as catequinas, nomeadamente o EGCG, presentes em chás verdes e brancos, contribuem para um metabolismo mais acelerado. Assim, beber uma chávena de chá revela-se uma boa forma de aumentar o seu metabolismo.

Proteção dos efeitos de uma dieta ocidental

A dieta ocidental é rica em açúcar e gordura o que representa um perigo pois pode desencadear um desastre metabólico. No The FASEB Journal foi publicado um estudo que envolveu experiências efetuadas com animais. Nesse estudo foi revelada a descoberta de que mesmo os efeitos nocivos decorrentes de uma dieta rica em gordura e com alto teor de frutose, podem ser combatidos devido ao EGCG. Podendo ser combatido problemas como diabetes tipo 2, o aumento de peso e o comprometimento da memória.

beber chá todos os dias
O que acontece se beber chá todos os dias?

Perda de gordura na barriga

No Journal of Research in Medical Sciences também foi publicado um estuda que valoriza o consumo de chá. Neste trabalho de investigação foi revelado que é possível conseguir uma perda significativa no peso corporal (assim como uma redução da circunferência da cintura) com uma consumo diário de quatro chávenas de chá verde. É também sabido que o ECGC aumenta a termogênese, o que permite ao corpo uma maior capacidade de queimar gordura.

Redução da pressão sanguínea

Neste mesmo estudo publicado no Journal of Research in Medical Sciences foi partilhada a conclusão de que é possível reduzir a pressão arterial sistólica com quatro chávenas de chá verde.

beber chá todos os dias
O que acontece se beber chá todos os dias?

Combate o stress

Se o objetivo é diminuir stress uma das melhores opções é o chá vermelho (chá Rooibos) proveniente da África do Sul. A presença de magnésio e de Aspalathin (um flavonóide) são algumas das razões destes benefícios.

Melhor sono

As nossas avós já partilharam a receita, por isso todos sabemos que chás de ervas como camomila, são bebidas bem relaxantes que garantem boas noites de descanso.

beber chá todos os dias
O que acontece se beber chá todos os dias?

Redução de apetite

Beber um copo de chá verde traz uma sensação de saciedade que faz com que na hora de jantar seja mais comedido. Havendo menos fome não há excessos.

Pele mais bela

O chá verde contribui para a obtenção de uma pele clara e luminosa, além de prevenir os danos causados pela luz solar UVB, o fotoenvelhecimento, e até o cancro de pele. Tambem ajudar a tratar problemas de pele como a acne e o eczema.

beber chá todos os dias
O que acontece se beber chá todos os dias?

Melhora concentração

Uma caneca de chá preto garantem um efeito calmante e anti-inflamatório mas também melhora o foco e a concentração mentais.

Combate envelhecimento

Nada garante uma juventude eterna mas há produtos que retardam o envelhecimento. Entre esses produtos está o chá amarelo que concedem mais saúde e  beleza da pele por via da presença de minerais e vitaminas como B2, B12 e E.

beber chá todos os dias
O que acontece se beber chá todos os dias?

Melhora saúde bucal

O chá verde é um produto evita doenças na boca e que promove a saúde bucal. Tal foi defendido em estudo publicado no Journal of Indian Society of Periodontology.

Emagrecimento

O chá de limão é uma das melhores opções para emagrecer. Tem propriedades diuréticas e pode impedir a retenção de água por via da presença do D-Limoneno.

beber chá todos os dias
O que acontece se beber chá todos os dias?

Melhora a digestão

As catequinas, nomeadamente EGCG que podem ser encontradas no chá verde levam a um aumento de atividade da pepsina. Como esta enzima decompõe as proteínas leva a que seja melhorada a digestão, gerando menos dores de gases e inchaço. Tal  foi revelado num estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry.


Leia também: Descubra porque deve juntar canela ao café


Atua sobre os níveis de colesterol

O chá verde é amigo do coração. No Journal of Indian Society of Periodontology foi apresentado estudo que revela que os níveis de colesterol são reduzidos com o consumo de chá verde. Com este consumo, doenças cardíacas e derrames podem ser evitados.  Esta bebida pode ajudar a prevenir a morte celular e acelerar a recuperação das células cardíacas mesmo após um ataque cardíaco.

beber chá todos os dias
O que acontece se beber chá todos os dias?

Equilíbrio de açúcar no sangue

No Journal of Indian Society of Periodontology foi apresentado um relatório que revela a descoberta que é possível melhorar o metabolismo de lipídios e glicose, com um consumo de o chá verde que também evita picos de açúcar no sangue e equilibra a taxa metabólica.

Proteção contra gripe e resfriados

O consumo diário de chá dá mais saúde ao corpo e permite combater doenças. o EGCG presente no chá pode ​​matar diretamente bactérias e vírus, incluindo o vírus influenza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.