O que acontece ao seu corpo se deixar de fumar. Fique a saber por que deve deixar este vício o quanto antes. Há muitas pessoas que fumam e que julgam que já não faz qualquer diferença deixarem o tabaco, por pensarem que isso já não tem qualquer efeito sobre o seu corpo. Nada mais errado!
Deixar de fumar é sempre benéfico, não importa se fuma muito ou pouco; se fuma há muito ou há pouco tempo. O tabaco é tão prejudicial que deixá-lo de parte faz muito bem ao organismo e, também à carteira.
Se ainda tem dúvidas acerca das vantagens desta medida para a sua vida, confira as informações abaixo e surpreenda-se com as múltiplas vantagens de deitar fora esse maço de tabaco.
O que acontece ao seu corpo se deixar de fumar
Regula a pressão arterial e a circulação sanguínea
Ao fim de 20 minutos sem fumar, a pressão arterial e a circulação sanguínea estabilizam, assim como a temperatura das mãos e pés.

Normaliza os níveis de oxigénio
Passadas 8 horas sobre o último cigarro metade da nicotina e do monóxido de carbono ingeridos é eliminado do sangue e os níveis de oxigénio disponíveis para o cérebro e para os músculos aumenta.
Leia também:
- Como o limão, vinagre de maçã e óleo de coco ajudam a eliminar gordura
- Óleo de coco: tudo o que precisa saber
- Benefícios do óleo de coco e como usar
Normaliza os níveis de monóxido de carbono
12 horas após ter fumado o último cigarro, os níveis de monóxido de carbono no sangue estabilizam, o que é muito benéfico para a sua saúde cardiovascular.

Reduz o risco de ter um ataque cardíaco
Basta estar um dia sem fumar para diminuir este que é um dos grandes riscos enfrentados pelos fumadores. É que quem fuma um maço de tabaco por dia possui o dobro da probabilidade de vir ter um ataque cardíaco.
Expele as secreções dos pulmões
Ao fim de dois dias sem tabaco, começa a recuperar o paladar e o olfato e os seus sentidos ficam mais apurados. Além disso, há uma limpeza crescente do organismo, com os pulmões a começarem a expelir algumas secreções, nomeadamente através da tosse.

Respira melhor
Ao fim de 72 horas, vai sentir que respira melhor e, por isso, até tem mais energia. Este é um sinal de que os seus pulmões e, particularmente, os seus brônquios estão a recuperar e a ficar mais limpos.
Sente mais energia
Todas estas melhorias vão contribuir para que sinta mais energia e, por isso, ao fim de 3 meses, ou até um pouco menos, poderá sentir-se capaz de praticar exercício físico com mais intensidade e regularidade, o que é altamente recomendável.

Fortalece o sistema imunitário
Depois de 3 a 9 meses sem tabaco, o seu organismo está mais forte e com mais defesas. É provável que não se constipe com tanta frequência e a sua energia seja cada vez maior. Quanto aos pulmões, eles recuperaram até 10% da sua função respiratória.
Recupera os pulmões
Cerca de 9 meses a 1 ano sem fumar é suficiente para ter recuperado, praticamente na totalidade, a função pulmonar. Além disso, o risco de vir a ter um ataque cardíaco continua a descer e é indiscutível que o seu bem-estar e qualidade de vida melhoraram.

Diminui o risco de vir a ter alguns cancros
Passados 5 anos sem fumar, o seu organismo está desintoxicado, as artérias e os vasos capilares desobstruídos e, agora, o risco de vir a ter um AVC é idêntico ao de alguém que nunca fumou. Além disso, ainda diminuiu para metade o risco de vir a ter cancro na boca, garganta, esófago e bexiga.
Reduz risco de vir a ter cancro do pulmão
Um dos cancros mais temidos por qualquer fumador, pode ser evitado deixando de fumar. Ao fim de 10 anos sem tabaco, já reduziu para menos de 50% o risco de vir a ter cancro do pulmão.

Baixa o risco de doença cardiovascular
Passar 15 anos sem fumar é sinal de que tem, neste momento, o mesmo risco de ter doença cardiovascular do que alguém que nunca fumou na vida.
Enfrentam-se riscos semelhantes aos de alguém que nunca fumou
Duas décadas sem fumar são sinónimo de que, neste momento, enfrenta os mesmos riscos de saúde de alguém que nunca fumou. Ou seja, tem a mesma probabilidade de ter cancro ou problemas cardiovasculares do que uma pessoa que nunca fumou.
Fontes utilizadas:
WebMD.com | NHS.uk | Health.ClevelandClinic.org | FPCardiologia.pt | MedicalNewsToday.com | WHO.int | WHO.int