Sabe quais são os benefícios e os malefícios do café para o seu organismo? Descubra o que acontece ao seu corpo após beber um café!
O café é uma das bebidas mais populares do planeta, sendo apenas superada pela água, enquanto bebida mais consumida no mundo. Esta bebida, que de acordo com a lenda foi descoberta há 1000 anos, na Etiópia (na época, a região era Abissínia) e era conhecida pelos seus diversos efeitos.
Foi um pastor de ovelhas que fez a descoberta. Ele ficou incrédulo quando percebeu que o seu rebanho se comportou de forma estranha, depois de mastigar os grãos de café, os frutos de um arbusto da região. O café deixou as ovelhas “doidas”.
Mil anos depois, continua a produzir os seus efeitos. Mesmo os seres humanos ficam doidos, nomeadamente se deixam de tomar o seu café… A verdade é que esta bebida que gera diversos benefícios para a saúde é amada em todo o planeta. Os seus efeitos revelam-se pouco depois de se beber uma quantidade mínima.
O que acontece ao seu corpo após beber um café?
“O consumo regular de café reduz em 20% o risco de desenvolver Parkinson, pois reduz a perda de dopamina. Substâncias antioxidantes presentes no café reduzem cânceres (cancros) do cólon, reto e fígado (neste caso, em até 50%, dizem cientistas japoneses). Pesquisadores da Califórnia revelaram que a bebida protege contra a cirrose provocada pela alcoolismo.”
Ferreira Arantes, E. (2017). Ciências da vida humana: conselhos e cuidados de saúde no cotidiano (1st ed., p. 50). Editora SESI – Serviço Social da Indústria.

Sintomas aos 10 minutos
Logo após o primeiro gole há uma diferença. Na boca, há todo um sabor delicioso. Depois, basta 10 minutos para o corpo sentir os efeitos da cafeína, que entra na corrente sanguínea e promove um aumento da frequência cardíaca.
São notadas diferenças na pressão arterial e ainda há um aumento da energia. De acordo com os investigadores da Universidade de Barcelona, esse efeito é mais percetível nos homens.
Leia também
- 8 truques infalíveis para fazer um café perfeito
- 11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde
- 8 truques infalíveis para fazer um café perfeito
Sintomas aos 20 minutos
Cerca de 20 minutos depois de beber café, a cafeína começa a afetar os níveis de adenosina. Esta adenosina é um neurotransmissor que avisa o corpo de que é momento de dormir.
Como a cafeína é muito semelhante à adenosina (estruturalmente), ela liga-se aos receptores de adenosina do cérebro e desativa esses receptores. Esse momento permite que os estimulantes do cérebro, como a dopamina e o glutamato, cumpram as suas funções, o que leva uma pessoa a sentir-se mais otimista, após os primeiros 20 minutos.

Sintomas aos 30 minutos
Neste momento, o corpo produz mais adrenalina em forma de resposta à cafeína. A adrenalina gera um aumento ainda mais significativo na produção de energia. Neste momento, há uma dilatação das vias respiratórias e um aumento do fluxo sanguíneo para os músculos. Assim, após os primeiros 30 minutos, o desempenho físico adquire um grande impulso.
Sintomas aos 40 minutos
Basta esperar 40 minutos após o primeiro gole de café para uma pessoa constatar que o seu humor fica reforçado. Tal acontece devido à cafeína aumentar a sensibilidade do cérebro, interferindo com a serotonina que é um neurotransmissor responsável pela regulação do humor.

Sintomas aos 60 minutos
Após beber um café, basta esperar uma hora para se notar uma significativa redução nos níveis de ansiedade. Nesse momento, os níveis de contentamento aumentam devido ao aumento que a cafeína gera nos níveis de dopamina.
Sintomas às 3 horas
Depois das primeiras 3 horas após o consumo do café, começa a diminuir o efeito da cafeína. Esse efeito nota-se na perda de energia. Apesar da cafeína em si não nos tornar mais enérgicos, a cafeína faz com que as pessoas se sintam cansadas. Assim, após as 3 horas a sensação é de cansaço.

Sintomas às 6 horas
São necessárias 6 horas para o cérebro deixar de ter efeitos do café. Por isso, muitos recomendam que não se deve beber café depois das 18h, pois pode causar insónias.
Mesmo após as 6 horas, o corpo ainda sente os efeitos da cafeína, pois a cafeína atua como um diurético. Ora, os diuréticos contribuem para a formação de urina nos rins, facilitando o trabalho do organismo, levando-o a livrar-se de toxinas. Por isso, deve beber-se muita água neste momento, para o corpo não ficar desidratado.
Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

NCultura
Se leu “O que acontece ao seu corpo após beber um café?” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…