Início Tradições O melhor pão do mundo

O melhor pão do mundo

Portugal tem o melhor pão do mundo e é presença constante na vida e cultura. Já Amália cantava: numa casa Portuguesa fica bem Pão e Vinho sobre a mesa.

_

Migas ou Açorda​

O melhor pão do mundo
Açorda – O melhor pão do mundo

Este é um prato típico de regiões como o Ribatejo e o​ Alentejo.​ ​É​ frequentemente descrito como um prato de pastores, em que se aproveita as sobras de pão duro.

Os pedaços, previamente humedecidos em água, azeite ou banha com alho, formam uma papa.

O melhor pão do mundo
Migas com entrecosto frito – O melhor pão do mundo

No Alentejo ​​esta papa é ​frita ​até ficar consistente e dourad​a​ e ganha o nome de Migas. A Açorda mais famosa nos restaurantes é a de marisco, mas se tiver a sorte de ser convidado para ir almoçar a casa de um local vai descobrir variações infindáveis e deliciosas deste prato nacional.

Açorda Alentejana​

O melhor pão do mundo
Açorda alentejana – O melhor pão do mundo

Esta é uma sopa típica da região do Alentejo e é diferente de todas as outras açordas. Porquê? Simplesmente porque é mantida em caldo!

O pão fatiado é colocado no fundo do prato e regado com água ​que ferveu​ com alho, sal e azeite, mistura à qual se acrescentam ervas aromáticas como coentros ou poejo.

Serve-se com um ovo escalfado e ​pode acrescentar-se ainda uma posta de bacalhau.

Doces com pão? Só no nome

Rabanadas

O melhor pão do mundo
Rabanadas – O melhor pão do mundo

Este é um dos doces obrigatórios à mesa portuguesa na noite de Natal.

As fatias de pão, depois de molhadas em leite ou calda de açúcar, são depois passadas por ovo e fritas. Por fim são polvilhadas de canela ou com calda de açúcar.

Pão de rala

O melhor pão do mundo
Pão de Rala – O melhor pão do mundo

Esta é uma das sobremesas que integra a lista da doçaria tradicional portuguesa. Feito com bastantes ovos, açúcar, raspa de limão, amêndoas e gila.

Este é um doce típico do Alentejo que a única coisa que tem em comum com o pão é o seu formato.

Pão de ló

O melhor pão do mundo
Pão de Ló – O melhor pão do mundo

Bolo feito à base de ovos, açúcar e farinha de trigo, existem várias versões consoante as regiões do país: Alfeizerão, Ovar ou Arouca.

Extremamente leve, este bolo tem uma fina côdea húmida, de cor acastanhada, que protege uma massa cremosa amarelo-ovo. Uma iguaria por norma protegida por papel de linho branco.

Fonte: Taste of Lisboa
_

5 COMENTÁRIOS

  1. Tudo muito delicioso, meu pai mesmo não passa um Natal sem rabanda. Mas não conseguii identificar a fonte da pesquisa que elegeu o pão português como o melhor do mundo, conforme escrito na chamada da matéria. Tenho certeza de que é mesmo, sem dúvida, mas seria bom colocar a fonte da pesquisa né.

  2. Paulo Dantas, não teve pesquisa. “Para os portugueses será sempre o melhor pão do mundo”. Cada um puxando a brasa pra sua sardinha; só isto!

  3. […] Pão, queijo, arroz… A lista de alimentos não ficou escrita, mas o resto faz parte da história tantas vezes repetida: quando chegou finalmente a paz e o médico pode regressar a França, não se esqueceu da generosidade do amigo e pagou-lhe com o bem mais precioso que tinha — uma lata com a receita dos “rebuçados peitorais” Dr. Bayard. Era esse o seu nome. É por isso que a marca ficou com um apelido francês, não podendo ser mais portuguesa. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.