_
Migas ou Açorda

Este é um prato típico de regiões como o Ribatejo e o Alentejo. É frequentemente descrito como um prato de pastores, em que se aproveita as sobras de pão duro.
Os pedaços, previamente humedecidos em água, azeite ou banha com alho, formam uma papa.

No Alentejo esta papa é frita até ficar consistente e dourada e ganha o nome de Migas. A Açorda mais famosa nos restaurantes é a de marisco, mas se tiver a sorte de ser convidado para ir almoçar a casa de um local vai descobrir variações infindáveis e deliciosas deste prato nacional.
Açorda Alentejana

Esta é uma sopa típica da região do Alentejo e é diferente de todas as outras açordas. Porquê? Simplesmente porque é mantida em caldo!
O pão fatiado é colocado no fundo do prato e regado com água que ferveu com alho, sal e azeite, mistura à qual se acrescentam ervas aromáticas como coentros ou poejo.
Serve-se com um ovo escalfado e pode acrescentar-se ainda uma posta de bacalhau.
Doces com pão? Só no nome
Rabanadas

Este é um dos doces obrigatórios à mesa portuguesa na noite de Natal.
As fatias de pão, depois de molhadas em leite ou calda de açúcar, são depois passadas por ovo e fritas. Por fim são polvilhadas de canela ou com calda de açúcar.
Pão de rala

Esta é uma das sobremesas que integra a lista da doçaria tradicional portuguesa. Feito com bastantes ovos, açúcar, raspa de limão, amêndoas e gila.
Este é um doce típico do Alentejo que a única coisa que tem em comum com o pão é o seu formato.
Pão de ló

Bolo feito à base de ovos, açúcar e farinha de trigo, existem várias versões consoante as regiões do país: Alfeizerão, Ovar ou Arouca.
Extremamente leve, este bolo tem uma fina côdea húmida, de cor acastanhada, que protege uma massa cremosa amarelo-ovo. Uma iguaria por norma protegida por papel de linho branco.
Fonte: Taste of Lisboa
_
Tudo muito delicioso, meu pai mesmo não passa um Natal sem rabanda. Mas não conseguii identificar a fonte da pesquisa que elegeu o pão português como o melhor do mundo, conforme escrito na chamada da matéria. Tenho certeza de que é mesmo, sem dúvida, mas seria bom colocar a fonte da pesquisa né.
Falta ai o pao de Vale de Ilhavo (Ilhavo)
que buenos panes,mi esposo es portugues y me gustaria hacerle unos panes de Portugal, les agradeceria mucho si me podrian enviar las recetas.
Muchas gracias
Saludos
Alicia Irene
Paulo Dantas, não teve pesquisa. “Para os portugueses será sempre o melhor pão do mundo”. Cada um puxando a brasa pra sua sardinha; só isto!