_
Broa de Avintes

Pão tradicional de Avintes, Vila Nova de Gaia, castanho-escuro e denso, sabor intenso e agridoce, feito à base de farinha de milho e centeio.
Pão com chouriço

Frequente em festas e feiras, é mais apreciado acabado de sair do forno, sendo o seu interior recheado com fatias de chouriço.
Bôla de carne

Típico de Trás-os-Montes, este tipo de pão é recheado com sobras de carnes e diferentes tipos de enchidos.
Pão por Deus

Apesar do nome remeter para pão, trata-se na verdade de um ritual de peditório feito por crianças e cuja prática está relacionada com cerimoniais do culto dos mortos.
Antigamente era costume oferecer pão, bolo, vinho e outros alimentos aos defuntos.
Hoje em dia, no dia 1 de novembro, Dia de Todos-os-Santos, as crianças saem à rua para pedir o Pão por Deus de porta em porta.
Fogaça

Pão doce tradicional de Santa Maria da Feira, com um formato que faz lembrar a torre de um castelo. Tem um sabor adocicado, com um travo a canela e textura leve e macia.
O pão na gastronomia
Ensopados

Guisados de carne ou peixe onde o pão é um dos ingredientes principais. É um prato tradicional da gastronomia alentejana e há vários tipos de ensopados, de carne ou peixe.
(cont.)
Tudo muito delicioso, meu pai mesmo não passa um Natal sem rabanda. Mas não conseguii identificar a fonte da pesquisa que elegeu o pão português como o melhor do mundo, conforme escrito na chamada da matéria. Tenho certeza de que é mesmo, sem dúvida, mas seria bom colocar a fonte da pesquisa né.
Falta ai o pao de Vale de Ilhavo (Ilhavo)
que buenos panes,mi esposo es portugues y me gustaria hacerle unos panes de Portugal, les agradeceria mucho si me podrian enviar las recetas.
Muchas gracias
Saludos
Alicia Irene
Paulo Dantas, não teve pesquisa. “Para os portugueses será sempre o melhor pão do mundo”. Cada um puxando a brasa pra sua sardinha; só isto!