Início Tradições O melhor pão do mundo

O melhor pão do mundo

Portugal tem o melhor pão do mundo e é presença constante na vida e cultura. Já Amália cantava: numa casa Portuguesa fica bem Pão e Vinho sobre a mesa.

_

Broa de Avintes

O melhor pão do mundo
Broa de Avintes – O melhor pão do mundo

Pão tradicional de Avintes, Vila Nova de Gaia, castanho-escuro e denso, sabor intenso e agridoce, feito à base de farinha de milho e centeio.

Pão com chouriço

O melhor pão do mundo
Pão com chouriço – O melhor pão do mundo

Frequente em festas e feiras, é mais apreciado acabado de sair do forno, sendo o seu interior recheado com fatias de chouriço.

Bôla de carne

O melhor pão do mundo
Bôla de carne – O melhor pão do mundo

Típico de Trás-os-Montes, este tipo de pão é recheado com sobras de carnes e diferentes tipos de enchidos.

Pão por Deus

O melhor pão do mundo
Tradicional saco de pano para Pão por Deus – O melhor pão do mundo

Apesar do nome remeter para pão, trata-se na verdade de um ritual de peditório feito por crianças e cuja prática está relacionada com cerimoniais do culto dos mortos.

Antigamente era costume oferecer pão, bolo, vinho e outros alimentos aos defuntos.

Hoje em dia, no dia 1 de novembro, Dia de Todos-os-Santos, as crianças saem à rua para pedir o Pão por Deus de porta em porta.

Fogaça

O melhor pão do mundo
Fogaça – O melhor pão do mundo

Pão doce tradicional de Santa Maria da Feira, com um formato que faz lembrar a torre de um castelo. Tem um sabor adocicado, com um travo a canela e textura leve e macia.

O pão na gastronomia

Ensopados

O melhor pão do mundo
Ensopado – O melhor pão do mundo

Guisados de carne ou peixe onde o pão é um dos ingredientes principais. É um prato tradicional da gastronomia alentejana e há vários tipos de ensopados, de carne ou peixe.

(cont.)

5 COMENTÁRIOS

  1. Tudo muito delicioso, meu pai mesmo não passa um Natal sem rabanda. Mas não conseguii identificar a fonte da pesquisa que elegeu o pão português como o melhor do mundo, conforme escrito na chamada da matéria. Tenho certeza de que é mesmo, sem dúvida, mas seria bom colocar a fonte da pesquisa né.

  2. Paulo Dantas, não teve pesquisa. “Para os portugueses será sempre o melhor pão do mundo”. Cada um puxando a brasa pra sua sardinha; só isto!

  3. […] Pão, queijo, arroz… A lista de alimentos não ficou escrita, mas o resto faz parte da história tantas vezes repetida: quando chegou finalmente a paz e o médico pode regressar a França, não se esqueceu da generosidade do amigo e pagou-lhe com o bem mais precioso que tinha — uma lata com a receita dos “rebuçados peitorais” Dr. Bayard. Era esse o seu nome. É por isso que a marca ficou com um apelido francês, não podendo ser mais portuguesa. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.