Início Saúde O mel tem usos surpreendentes e espetaculares. Tome nota!

O mel tem usos surpreendentes e espetaculares. Tome nota!

Conheça a versatilidade deste produto alimentar delicioso. O mel tem usos surpreendentes e espetaculares. Tome nota!

mel tem usos surpreendentes
O mel tem usos surpreendentes e espetaculares. Tome nota!

Conheça a versatilidade deste produto alimentar delicioso. O mel tem usos surpreendentes e espetaculares. O mel é um produto alimentar doce e delicioso, por isso integra diversas receitas. Está presente em muitas receitas, nomeadamente de doçaria e pastelaria. Quem não gosta do sabor a mel?

O mel é um produto bastante saudável, se for consumido com moderação. Pode substituir o açúcar, pois é uma alternativa saudável, mais nutritiva. O mel não serve apenas para fins gastronómicos. Pode ter diversos outros usos, muitos deles inesperados. Pode ser usado em áreas como a saúde e a estética. Quer saber mais?

O mel tem usos surpreendentes e espetaculares. Tome nota!

mel tem usos surpreendentes
O mel tem usos surpreendentes e espetaculares. Tome nota!

O mel pode ser usado como um analgésico natural para cortes e queimaduras

Por conter peróxido de hidrogénio, em quantidades significativas, o mel revela-se um produto semelhante ao da água oxigenada. Assim sendo, ele pode ser usado para limpar cortes e queimaduras.

Aplique mel em caso de cortes e queimaduras. Não é preciso ir a correr para a farmácia mais próxima. Aplique mel e aguarde que este seja absorvido pela pele. As propriedades antisséticas do mel irão fazer-se notar automaticamente.

Use o mel como protetor de lábios

Sabia que pode poupar dinheiro usando mel em vez de investir em protetores de lábios na farmácia? Pode criar no conforto do seu lar um elixir de saúde e beleza. A solução é simples!

Misture óleo de amêndoas doces com um pouco de mel. Depois, adicione um pouco de cera de abelhas. É uma solução totalmente natural, que tem um cheiro delicioso e que se revela um ótimo protetor de lábios.

Leia também:

mel tem usos surpreendentes
O mel tem usos surpreendentes e espetaculares. Tome nota!

O mel pode ser usado como amaciador do cabelo

O mel é um hidratante bastante forte. Ele pode ser usado como um fantástico amaciador para os seus cabelos. Os nutrientes presentes no mel ajudam a fortalecer a raiz do cabelo.

Para confirmar os seus benefícios, experimente aplicar mel puro por todo o cabelo, deixando que este atue por 20 minutos. Depois, retire o mel, lavando o cabelo com água morna.

O mel pode ser usado como máscara facial

Há diversas máscaras faciais caseiras que podem ser facilmente feitas e que têm bons resultados.

Muitas delas usam mel. É que o mel contém propriedades antibióticas, o que torna qualquer máscara com mel uma máscara maravilhosa para a pele.

mel tem usos surpreendentes
O mel tem usos surpreendentes e espetaculares. Tome nota!

O mel pode ser usado para esfoliar o rosto e o corpo

O mel escolhido deve ser 100% puro, pois apenas este cristaliza. Ele pode e deve ser usado para esfoliar o rosto e o corpo. As pequenas partículas formadas no mel contribuem para limpar as impurezas e eliminar todas as células mortas.

Se juntar um pouco de mel com um pouco de óleo de coco e misturar tem uma boa solução para esfoliar o rosto e o corpo. Basta esfregar pelo corpo ou pelo rosto e, depois, retirar a solução criada com água morna. Os resultados são maravilhosos!

O mel pode ser usado como conservante natural

Há diversos produtos que são comprados e que estão repletos de conservantes. Eles permitem que os alimentos comprados durem mais tempo. A fruta é um alimento que tem curta duração, mas também não pretendemos que esteja repleta de químicos, pois não?

Ora, o mel pode atuar como um conservante para vários alimentos, até para a fruta. Coloque os alimentos num recipiente (hermético) e regue-os com uma solução de mel e água (bem misturados) até cima. Faça-o e comprove como a fruta pode ter mais tempo de vida.

mel tem usos surpreendentes
O mel tem usos surpreendentes e espetaculares. Tome nota!

O mel ajuda a eliminar a caspa

A caspa é um problema comum, que faz muitos desesperarem por não encontrarem solução para a eliminar. Contudo, quem sofre deste problema pode resolvê-lo em casa. É uma solução caseira e pouco dispendiosa, permitindo poupar bastante dinheiro em idas à farmácia para comprar produtos específicos.

O mel pode ajudar a eliminar a sensação de ter o couro cabeludo a descamar. Quer conhecer a receita da solução caseira? Junte uma pequena parte de água a 9 partes de mel, formando assim uma espécie de gel que deve ser aplicado no couro cabeludo, diretamente.

O mel irá hidratar o couro, contribuindo para acalmar a comichão que a caspa provoca. Se for usado regularmente, confirmará a sua eficácia em pouco tempo.

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

mel tem usos surpreendentes
O mel tem usos surpreendentes e espetaculares. Tome nota!

NCultura

Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.