Início Saúde O incrível poder da canela

O incrível poder da canela

Uma especiaria que tem encantado os portugueses que não a dispensam, principalmente no Natal. Prepare-se para descobrir o incrível poder da canela.

O incrível poder da canela
O incrível poder da canela

Prepare-se para descobrir o incrível poder da canela. A canela pode não agradar a toda a gente, mas é bastante apreciada por muitas pessoas. Sendo muito usada na doçaria e nas sobremesas (embora existam inúmeras receitas em que ela seja usada), a canela acabou por conquistar o seu espaço em Portugal. São várias as receitas portuguesas que não prescindem de canela e ela revela-se particularmente preciosa durante a quadra natalícia, pois são vários os doces associados a essa época especial que recorrem a esta especiaria… especial.

É que a canela contém propriedades únicas. Além do aroma particular, do efeito corante, do sabor único, a canela tem compostos que a tornam extremamente benéfica para a saúde.

Descubra o incrível poder da canela

O incrível poder da canela
O incrível poder da canela

História

A canela é uma das especiarias mais fascinantes para os portugueses. Desde a época dos Descobrimentos que este produto tem encantando Portugal. Ele fez parte das especiarias que era particularmente apreciado na Europa da Idade Média, sendo na época bastante caro e raro. Entre as especiarias mais emblemáticas da época estavam a pimenta, o gengibre, o cravo, a noz-moscada e a canela.


Leia também: Conheça o português que «descobriu» a canela


Sabia que a canela chegou a valer mais do que o ouro? Aliás, estas especiarias, como vinham de espaços longínquos, tornaram-se um negócio atrativo, pois geravam lucros generosos.

O incrível poder da canela
O incrível poder da canela

Canela verdadeira vs. canela falsa

Sabia que existem dois tipos (principais) de canela? É importante saber distinguir uma da outra. A canela verdadeira é a canela do Ceilão (foi um território português, presente no atual Sri Lanka). Esta é a mais rara e a mais cara. A canela “falsa”, também conhecida como a canela chinesa, é a canela de Cassia.

A canela falsa: Cassia

Esta é a mais comum, mais consumida, mais produzida, mais barata e menos benéfica. Em termos de aspeto, a canela falsa é só uma casca enrolada, sendo mais dura e mais escura.

O sabor até é semelhante ao da verdadeira, mas é mais intenso. É rica numa substância chamada coumarina, que pode revelar-se tóxica para o fígado, se houver excesso no seu consumo. Pode ser prejudicial consumi-la, caso esteja a tomar aspirina.

O incrível poder da canela
O incrível poder da canela

A canela verdadeira: Ceilão

A canela de Ceilão contém coumarina, mas não em quantidades significativas. A cor é um ponto chave para distinguir o tipo de canela.

A canela do Ceilão distingue-se pela cor, sendo mais clara do que a falsa. Em pau, esta canela revela-se particularmente diferente, pois enrola-se em diferentes camadas.

Canelas em pó: o teste

Se em pau se consegue distinguir facilmente ambas as especiarias, em pó torna-se extremamente difícil pois quer visualmente, quer aromaticamente, são bastante semelhantes.

Mas quer conhecer um truque que permite diferenciar o tipo de canela que se tem em casa? Basta aplicar num pouco de canela em algumas gotas de iodo e confirmar se ocorre alguma alteração na cor do pó. É canela de cássia, se o pó ficar mais escuro, azul marinho ou castanho.

O incrível poder da canela
O incrível poder da canela

A canela: propriedades

A canela é um alimento funcional, pois quando é incorporada numa alimentação saudável, afeta de forma positiva uma ou mais funções específicas do corpo. Assim, além do valor que tem enquanto produto gastronómico (sabor, cor, aroma,…), a canela é um produto que gera benefícios, devido às suas propriedades medicinais.

Ela contém propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anticancerígenas, entre outras. Diabéticos ou pessoas com predisposição para desenvolver esta doença devem consumir regularmente esta especiaria. Está cientificamente comprovado que esta especiaria reduz o risco de incidência de diversas doenças, mas há muitos mais benefícios. Quer conhecê-los?

O incrível poder da canela
O incrível poder da canela

Versatilidade

Há inúmeras formas de usar a canela na alimentação. Além dos doces da quadra natalícia (arroz doce, aletria, rabanadas) e de diversos doces conventuais, há outras maneiras de utilizar a canela na alimentação.

Já experimentou colocar canela na fruta? Ela pode substituir o açúcar, nomeadamente no café. Pode fazer pipocas com canela, tornando o snack bem mais saudável. Procure no nosso sítio NCultura: tem várias sugestões!

O incrível poder da canela
O incrível poder da canela

Benefícios da canela

– Gera um efeito positivo na regulação dos níveis de açúcar no sangue.

– Contribui para a diminuição da absorção de glucose, durante a refeição.

– Diminui os níveis de colesterol.

– Promove a saúde cardiovascular.

– Reduz o risco de ter uma Doença Cardiovascular.

– Reduz o risco de ter Diabetes.

– Combate sintomas de envelhecimento precoce.

– Previne e combate Alzheimer, doenças degenerativas e tumores.

– É saciante, por isso ajuda a emagrecer e a controlar o peso.

– Acelera o metabolismo e ajuda a queimar a gordura.


Leia também: Benefícios da canela quando consumida regularmente


O incrível poder da canela
O incrível poder da canela

Tabela de valor nutricional da canela (2 gr)

Informação Nutricional – Cada 2 gr (1 colher)
Quantidade por porção %VD(*)
Valor Energético 5kcal/ 21kJ 0,20%
Carboidratos 1,6 g 0,50%
Proteínas 0,1 g 0%
Gorduras Totais 0,1 g 0%
Gordura Saturada 0 g 0%
Gordura Trans  0 **
Fibra 1,1 g 4,40%
Sódio 0,5 mg 0%
(*) Valores Diários de referência com base numa dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Os seus Valores Diários podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades energéticas.

Importante

Os benefícios aqui mencionados surgem com um consumo regular e moderado. A quantidade recomendada para o consumo de canela varia entre 2-4 gramas, por dia. Sensivelmente uma colher de chá de canela por dia.

A canela só melhora a sua saúde, se for integrada numa alimentação saudável. Consulte um médico ou nutricionista para o acompanhar de forma personalizada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.