Início Saúde Como fazer o café perfeito de acordo com a ciência. Tome nota!

Como fazer o café perfeito de acordo com a ciência. Tome nota!

Sabia que a ciência pode ensinar a fazer o café perfeito? Se quer saber como, leia este artigo para aprender a fazer o café perfeito de acordo com a ciência.

o café perfeito de acordo com a ciência
Como a fazer o café perfeito de acordo com a ciência. Tome nota!

Sabia que a ciência pode ensinar a fazer o café perfeito? Se quer saber como, só tem de ler o presente artigo para aprender a fazer o café perfeito de acordo com a ciência.

De acordo com a ciência, há fatores importantes que devem ser levados em consideração, se o objetivo é preparar um café perfeito. Ao longo deste artigo, irá ter toda a informação de que necessita para ter o café perfeito, que permite ter todo o sabor e ainda preservar todos os seus aromas.

Como fazer o café perfeito de acordo com a ciência. Tome nota!

O café perfeito

Existem diversas variáveis que interferem no processo de realização do café perfeito. A cafeteira é importante, mas existem outros fatores que desempenham um papel de relevo. O tipo de café, por exemplo, a origem ou variedade dos grãos que usamos, o processo de torrefação, são algumas variáveis importantes.

Leia também:

o café perfeito de acordo com a ciência
Como fazer o café perfeito de acordo com a ciência. Tome nota!

O controlo das variáveis

Como vimos, há muitas variáveis que devem ser controladas. Preparar uma chávena de café caseiro perfeita revela-se um processo bem mais complexo do que parece. Há muita ciência no processo que merece ser conhecida.

Entre as variáveis ​​que devem ser controladas estão a temperatura da infusão, mas também a composição química da água que é usada. Outro dado importante é a granulometria, após a moagem. Outra variável a ter em conta tem a ver com a relação entre a quantidade de água e a do café.

A qualidade do café é importante, mas a sua frescura também. O tempo e a qualidade que tem antes da torra. Estas diversas variáveis contribuem para a qualidade final do produto e alteram o sabor e o aroma do café acabado de fazer.

o café perfeito de acordo com a ciência
Aprenda a fazer o café perfeito de acordo com a ciência. Tome nota!

A temperatura e método

A concentração final dos componentes próprios do café está muito dependente da temperatura.

A concentração ideal está entre 1,2 e 1,5 por cento que pode ser facilmente atingida, quando o café é preparado usando os métodos: cafeteira de êmbolo, Aeropress, Turco, prensa francesa.

Água

Parece incrível, mas a água pode revelar-se tão importante quanto o café. A água é um ingrediente essencial no café e a sua composição determinará o sabor do café que preparamos.

Águas que contêm níveis muito baixos ou mesmo nulos de íons cálcio [Ca ++] e de bicarbonato [HCO3-] resultam num café com alta acidez, num café azedo.

Águas ricas em cálcio e bicarbonato permitem um café com sabor a lima, quase sem vestígio de acidez, pois é neutralizada pelo bicarbonato. Mas é desejável alguma acidez.

O café ideal deve estar num ponto intermédio de acidez.

o café perfeito de acordo com a ciência
Aprenda a fazer o café perfeito de acordo com a ciência. Tome nota!

Moedor de café

A finura do pó decorrente da moagem do café também tem influência no resultado. Neste ponto, há desacordo: uns preferem uma moagem grossa que dá um café de sabor mais delicado; enquanto outros preferem uma moagem mais fina que gera um café de sabor mais intenso, pois aumenta a superfície do café em contacto com a água.

A importante relação entre a quantidade da água e de café

A influência do tempo na infusão do café perfeito é real. Se a moagem for fina em excesso, a água flui mais devagar.

Assim sendo, com moagens mais finas, devemos usar menos quantidade de café para a mesma quantidade de água, de forma a reduzir o tempo de preparação. As moagens mais finas dão cafés mais intensos. Logo, devemos reduzir um pouco a quantidade de café de forma a obter um café com muito sabor.

o café perfeito de acordo com a ciência
Aprenda a fazer o café perfeito de acordo com a ciência. Tome nota!

Frescura e qualidade

O fator tempo tem influência em tudo:

Quanto mais tempo passar entre a colheita e a torra…

Quanto mais tempo passar entre a torra e a moagem…

Quanto mais tempo passar entre a moagem e o consumo…

Mais qualidade se perde.

O ideal é ter um torrador de café por perto. Devemos comprar café recém-torrado e moer em casa no momento que vamos consumir.

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

o café perfeito de acordo com a ciência
Aprenda a fazer o café perfeito de acordo com a ciência. Tome nota!

NCultura

Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.