O café melhora a memória se for bebido no momento certo. Muitas são as pessoas que não conseguem imaginar o seu dia sem uma chávena de café. É o nosso despertador, uma bebida fantástica que permite obter diversos benefícios que nos ajudam a ser profissionais mais competentes, aumentando a qualidade de algumas capacidades.
O café gera mais energia no corpo e também ajuda a manter o nosso estado de alerta, mantendo-nos mais concentrados. Um dos seus benefícios mais falado é o do contributo que dá para quem procura emagrecer. Outro dos benefícios muito mencionado é a melhoria da capacidade de memorização. Será assim tão simples? Saiba mais.

O café melhora a memória se for bebido no momento certo
Café – valores de referência
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), apenas devemos consumir 400 mg de cafeína por dia. Este é o limite máximo de cafeína que pode ser ingerida. Ultrapassando esses valores, supera-se a indicação do que é considerado seguro. Logo, deixa-se de obter benefícios e aumenta-se o risco de ter determinados problemas de saúde e de certas doenças.
Leia também: Café ajuda na ressaca? Descubra os mitos e verdades do café
Sabendo que uma chávena pode conter entre 100 mg a 125 mg de cafeína, só se devem beber 3 chávenas de café por dia. E é também preciso levar em linha de conta que existem muitos outros produtos que contêm cafeína. Se eles fizerem para do nosso quotidiano, então as 3 chávenas de café devem ser reduzidas para 2 ou 1.

Produtos com cafeína
O café é o produto mais rico em cafeína. Existem também outros produtos que, não apresentando a mesma riqueza, devem ser considerados, quando se contabiliza a quantidade diária de cafeína.
Entre esses produtos que contêm cafeína estão: chás (nomeadamente verde, mate e preto), bebidas energéticas (como Red Bull, entre outras), refrigerantes (como a Coca-Cola e a Pepsi, entre outros), suplementos alimentares, medicamentos, chocolate ou cacau.

Café melhora a memória?
A memória só é melhorada, se o café for bebido no momento certo. A hora em que o café é bebido faz toda a diferença na melhoria da capacidade de memorização.
Ao contrário do que os fervorosos adeptos da popular bebida dão a entender, nem toda a hora é indicada para se beber café. Aliás, se for bebido muito tarde causa, isso sim, insónias!

Diferentes necessidades
Um estudo proveniente de cientistas da reputada Universidade de Boston apresentou como conclusão que a cafeína tem efetivamente o potencial de deixar a nossa memória mais eficiente, mas não deve desrespeitar as necessidades do seu corpo.
Se adultos mais experientes, beneficiam mais com o consumo do café no período da tarde, já os adultos mais jovens devem beber café logo pela manhã.

Melhoria na memória dos adultos mais velhos
Stephanie Sherman, já com muita experiência na área e com um Pós-Doutoramento nas mãos, é a responsável pela investigação realizada. Nesse estudo, foi revelado que para as pessoas mais velhas melhorarem a capacidade da sua memória devem beber café à tarde.
Leia também: O seu café melhora se adicionar um destes 10 fantásticos ingredientes
Sherman pretendia investigar as consequências que o consumo de café poderia ter na memória humana. Ao longo da sua investigação, teve em consideração o estudo desenvolvido por Lee Ryan, outra cientista. Nesse estudo, foi defendido que, como as pessoas mais velhas costumam sentir-se mais cansadas a meio da tarde, esse é o momento mais indicado para elas beberem café.

Melhoria na memória dos adultos mais jovens
Sherman realizou experiências com grupos de pessoas mais jovens, de forma a averiguar essa teoria. Essas pessoas bebiam café em diferentes momentos do dia. Primeiro, às 7h da manhã e, depois, às 14h da tarde. Sherman constatou que os jovens entre os 18 e os 21 anos sentiam-se mais cansados logo pela manhã, portanto era nessas horas que sentiam mais necessidade de cafeína.
Quando consumiam o café à tarde, não havia grande diferença. Os efeitos da cafeína não eram tão notórios. Além do testemunho das pessoas, havia a confirmação nos resultados dos testes de memória realizados pelos voluntários. Os resultados eram mais positivos quando o consumo era feito pela manhã, logo após tomar uma chávena generosa de café.
Lugares comuns, e/ou especulações