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O café é ou não amigo dos intestinos?

Dos Estados Unidos da América surge um estudo que revela informações importantes do café... O café é ou não amigo dos intestinos?

café é ou não amigo dos intestinos
O café é ou não amigo dos intestinos?

O café é ou não amigo dos intestinos? A maior parte de nós tem no café um precioso aliado. É comum bebermos café para obtermos os seus benefícios. Entre os mais facilmente constatáveis está o seu efeito energizante. Contudo, o hábito de beber café está associado a muitos outros benefícios para a saúde, fortalecendo o organismo de diversas formas.

A comunidade científica tem centrado a sua atenção nos efeitos gerados por um consumo regular e moderado de café. São vários os estudos científicos focados nessa temática a serem publicados nas mais variadas revistas científicas internacionais.

As conclusões destes estudos revelam como o hábito de beber café é um precioso amigo da nossa saúde. Um estudo proveniente dos Estados Unidos da América defende que a popular bebida é boa para a saúde da sua barriga.

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O estudo

Segundo o estudo proveniente dos Estados Unidos da América, o hábito de beber café faz bem aos intestinos. Os investigadores americanos constataram ao longo da sua investigação que o consumo regular da bebida ajuda a manter as bactérias intestinais saudáveis.


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A bebida rica em cafeína e repleta de antioxidante permite melhorar a saúde intestinal. Este novo estudo demonstrou que beber café de forma regular e moderada faz bem aos intestinos, pois a cafeína contribui para uma melhoria da saúde dos microrganismos que estão presentes no trato digestivo.

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Exames

Os cientistas realizaram exames endoscópicos a 34 pessoas. Estas pessoas beberam diariamente duas ou mais chávenas de café, durante uma investigação que demorou um ano.

Estas pessoas não só tinham microrganismos intestinais em quantidade superior, como estavam melhor distribuídos pelo intestino. Ficou provado que tinham menos probabilidades de desenvolver bactérias como a Erysipelatoclostridium, associada à obesidade. Ao longo do processo de investigação os cientistas recolheram amostras de bactérias intestinais do cólon, da parte central do intestino grosso.

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Investigadores

Os cientistas ainda não conseguem definir com exatidão os efeitos do consumo desta bebida. Não sabem identificar a sua verdadeira influência no intestino. Contudo, defendem que o café tem um componente importante, a cafeína, que gera um impacto enorme no metabolismo das bactérias.

Li Jiao, investigador do Baylor College of Medicine, nos EUA, expressa em comunicado: “Nós ainda precisamos aprender mais sobre como as bactérias e o hospedeiro [corpo humano] interagem, impactando a nossa saúde.”

A diretora clínica do Comité de Médicos em Medicina Responsável dos EUA, Hana Kahleova, revela que o café tem ainda antioxidantes e compostos bioativos, que têm o nome de polifenóis. Estes podem estar na origem de benefícios no intestino, promovidos pelo consumo desta bebida.

Hana Kahleova defende que esses benefícios são absorvidos com o consumo de outros alimentos. A cientista informou que: “Todas as plantas em estado natural são ricas em fibras, polifenóis e antioxidantes e pode ajudar-nos a combater o cancro, a diabetes e as doenças cardiovasculares.”


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Moderação

Apesar de todos os benefícios, o café deve ser consumido moderadamente, pois caso contrário não se irão gerar esses benefícios. A Organização Mundial de Saúde (OMS) defende que a quantidade máxima de cafeína que deve ser ingerida por dia é de 400ml, o que equivale a dizer que se devem beber diariamente entre 2 a 3 chávenas de café (no máximo).

Como a cafeína está presente noutros produtos alimentares, devemos gerir essa informação. Devemos beber menos cafés, se consumirmos outros produtos com cafeína, nomeadamente cacau, refrigerantes (coca-cola, pepsi), chocolate, chás, bebidas energéticas, suplementos alimentares e medicamentos (se tiver a tomar medicação, confira na bula se contém cafeína).

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Tabela nutricional do café (1 chávena 237,0 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 2 kcal 0,1 %
10 kJ
Gordura < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras saturadas < 0,1 g < 0,1 %
Gorduras monoinsaturadas < 0,1 g 0,1 %
Gorduras poliinsaturadas < 0,1 g < 0,1 %
Carboidratos 0,0 g 0,0 %
Açúcares 0,0 g 0,0 %
Proteína 0,3 g 0,4 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 235,6 g 11,8 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

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Importante

Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

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