Início Saúde O café é ou não amigo do fígado?

O café é ou não amigo do fígado?

O café contém cafeína e é rico em antioxidantes, gerando diversos efeitos no nosso corpo. Mas, afinal, o café é ou não amigo do fígado?

O café é ou não amigo do fígado
O café é ou não amigo do fígado?

O café é ou não amigo do fígado? Quem não gosta de beber uma chávena de café? Faz parte do nosso quotidiano. Diariamente, a maior parte de nós bebe uma chávena de café, no mínimo. Todos sabemos que a ciência tem vindo a publicar diversos estudos sobre os efeitos positivos do consumo de café, mas não era preciso. Todos nós já o sabíamos pois, apesar de ser uma bebida que sabe bem, também conhecemos os seus efeitos.

Beber café ajuda-nos a ter aquele boost de energia que nos permite encarar o nosso dia de trabalho com mais afinco, mais atenção e mais competência. O café desperta-nos, ficamos mais concentrados, alerta para o que gira à nossa volta. Há diversas consequências geradas pelo café, muitas delas reveladas pela ciência. Há ainda outros efeitos que são causados pelo consumo do café, mas que não são tão falados, nem tão famosos.

O café é ou não amigo do fígado
O café é ou não amigo do fígado?

O café é ou não amigo do fígado?

Consumo de café: quantidade recomendada

Devemos beber apenas 3 chávenas de café por dia, sensivelmente. Cada chávena de café expresso, contém entre 80mg e 125mg de cafeína, podendo assim atingir-se facilmente num dia os 375mg de cafeína.


Leia também: Os 5 sinais que indicam estar a beber muito café


Só devem ser consumidos diariamente 400 mg de cafeína. Esta é a quantidade recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Devemos ter em conta que há outros produtos que contêm cafeína (nomeadamente refrigerantes, bebidas energéticas, chocolate, chás, medicamentos, entre outros).

O café é ou não amigo do fígado
O café é ou não amigo do fígado?

5 efeitos curiosos do café

Café é amigo do fígado

O consumo de 3 chávenas de café ajudam a reduzir para 40% as probabilidades de desenvolver cancro de fígado, tornando-o bem menos provável. Também ajuda a reduzir em 80% as probabilidades de desenvolver uma cirrose hepática.

O café é ou não amigo do fígado
O café é ou não amigo do fígado?

Diurese

Sim, já sabemos que beber café gera vontade de urinar!… Sabia que 98% do café é água, certo? Logo, é natural que nos faça ir à casa de banho com frequência.

A cafeína contém ainda um poder estimulante que contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos, gerando um aumento do fluxo de sangue através dos rins.

Tal permite uma “filtragem” mais eficiente e ajuda a que a limpeza do corpo seja mais eficaz e mais célere. Assim, os resíduos gerados são descartados na urina.

O café é ou não amigo do fígado
O café é ou não amigo do fígado?

Uma só chávena de café contém nutrientes importantes

Este hábito diário pode revelar-se bastante benéfico. Uma chávena de café por dia contém uma boa riqueza de nutrientes. Em média, tendo em conta o valor diário recomendado (VDR), uma chávena de café permite obter: 2% do VDR de Vitamina B3 e Vitamina B1; 3% do VDR de Potássio e Manganês; 6% do VDR de Vitamina B5; 11% do VDR de Vitamina B2.

O café é ou não amigo do fígado
O café é ou não amigo do fígado?

Regula o intestino

É comum sentirmos vontade de ir à casa de banho, depois de bebermos uma chávena de café. Há quem associe esse efeito à cafeína presente no café, mas essa teoria é contrariada pelo consumo de outros produtos com cafeína, que não geram esse efeito. Não temos essa vontade imediata de ir a à casa de banho depois de bebermos chá, bebidas energéticas ou refrigerantes (como coca-cola ou pepsi). Se não há esse efeito, então a razão não será a cafeína, certo?


Leia também: Descubra o que acontece se beber café com canela


O café estimula a produção de hormonas (nomeadamente da gastrina e da colecistocinina) que ajudam no processo da digestão, mais especificamente dos órgãos do tubo digestivo. Segundo a ciência, o consumo do café leva a um aumento do volume desses hormonas no sangue, além de estimular os movimentos peristálticos.

A gastrina contribui para que o intestino grosso funcione eficazmente, contribuindo para a reabsorção da água e de outros nutrientes, levando a que o bolo fecal seja empurrando para o seu destino. A colecistocinina estimula a produção de diversas enzimas e está diretamente envolvida na regulação da defecação.

O café é ou não amigo do fígado
O café é ou não amigo do fígado?

Pode causar insónia

Um efeito relativamente conhecido, mas não muito desejado. Há pessoas que se revelam muito sensíveis à cafeína. Os efeitos do consumo do café permanecem no corpo por muito tempo, o que pode prejudicar o sono, gerar insónias e impedir o desejado descanso reparador.

Como os efeitos do consumo da cafeína permanecem no corpo ao longo de 6 horas, é recomendável que não haja consumo de café depois das 18 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.