O café tem diversas propriedades e benefícios. Segundo um estudo científico, o café é capaz de proteger o seu fígado! Descubra porquê.
Os benefícios do café são múltiplos, desde as suas propriedades estimulantes até ser uma fonte única de energia. Porém, há muitos outros benefícios, como por exemplo a capacidade de o café proteger o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano.
Claro que estas vantagens só podem ser alcançadas se o consumo de café for regulado, mas também moderado, não excedendo as 2 a 3 chávenas de café por dia. Fique, agora, a perceber o que diz a pesquisa e a investigação sobre a relação entre o consumo habitual de café e a proteção do fígado. Saiba mais.
O café é capaz de proteger o seu fígado! Descubra porquê
Como já dissemos, o consumo regular de café tem inúmeros benefícios para a nossa saúde e organismo. Ele é capaz de evitar o cancro; diminuir o risco de doenças cardiovasculares, da doença de Parkinson ou da diabetes; e aumentar a esperança média de vida. Porém, dados mais recentes indicam que o consumo de café é ainda capaz de ajudar a proteger o fígado.

Outros estudos
O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, sendo que o seu consumo aumenta 1% a cada ano. Já são várias as pesquisas que estabeleceram uma relação causal entre o consumo de café e o menor risco de desenvolver diabetes, doença cardiovascular, doença hepática, cirrose e cancro do fígado.
Beber café protege o fígado
Um estudo divulgado pela publicação “Hepatology” indica que consumir café, independentemente dos seus níveis de cafeína, contribui para níveis mais baixos de enzimas hepáticas anormais. Assim, é possível concluir que os compostos químicos do café, com ou sem cafeína, podem mesmo ajudar a proteger o fígado.
Um dos autores deste estudo, Qian Xiao, do National Cancer Institute em Bethesda, EUA, afirmou: “Já sabíamos que o consumo de café poderia ter um possível efeito protetor no fígado. No entanto, as evidências não eram claras se esse benefício também era estendido ao café descafeinado.”

Marcadores de fígado
Os investigadores responsáveis por este estudo tiveram por base os dados recolhidos na Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos da América (NHANES, 1999-2010).
Assim, no total, o estudo contou com 27.793 participantes, com 20 ou mais anos de idade, os quais foram avaliados, tendo em conta o consumo de café que fizeram num período de 24 horas. A equipa de investigadores mediu os níveis sanguíneos de vários marcadores relacionados com a função hepática, de modo a determinar a saúde do fígado. Para isso, foram tidos em conta marcadores, como: aminotransferase (ALT), aminotransferase (AST), fosfatase alcalina (ALP) e gama glutamil transaminase (GGT).
Após todas estas análises, os resultados mostraram que os participantes que beberam 3 ou mais chávenas de café por dia apresentavam níveis mais baixos de ALT, AST, ALP e GGT, do que aqueles que não consumiam café de todo. Além disso, os investigadores também detetaram níveis mais baixos dessas enzimas hepáticas nos participantes do estudo que bebiam apenas um café descafeinado por dia.
Qian Xiao acrescentou mais informação, dando a entender que estudo irá prosseguir, para aferir outros dados: “Os resultados associam o consumo de café, descafeinado ou não, à redução dos níveis de enzimas hepáticas. Ou seja, os dados sugerem que os ingredientes do café, além da cafeína, podem promover a saúde do fígado.”

Conclusão
Quais são os ingredientes e substância, além da cafeína, que interferem beneficamente no funcionamento do fígado é outro dado relevante que a investigação quer, agora, esclarecer. Em todo o caso, para já, já existe evidência científica suficiente para confirmar que o café, com ou sem cafeína, é capaz de melhorar o funcionamento do nosso fígado e protegê-lo de algumas doenças.
Leia também:
- 4 receitas de pudim de café que são autênticas delícias
- Use borra de café no combate à celulite! Nós explicamos…
- Descubra o que acontece se beber café com canela
Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. A nossa recomendação é que deve sempre consultar um especialista, nomeadamente um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.

NCultura
Se leu “O café é capaz de proteger o seu fígado! Descubra porquê” e gostou deste artigo faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…