Muitas pessoas confundem café com descafeinado, não sabendo distinguir um do outro. Perceba a diferença do café descafeinado e os seus benefícios para a saúde.
O café é uma bebida bastante popular, sendo particularmente apreciada no modo de expresso. Pode ser feita de diferentes formas, mas é sempre deliciosa, gerando diversos benefícios para a saúde. Esta popular bebida apresenta um aroma especial e o seu sabor é bastante particular.
O café expresso é bastante apreciado, mas até ser servido o café fez um longo percurso. Os grãos foram primeiro colhidos, depois foram torrados, tendo ainda sido moídos e embalados, mas o resultado acaba por ser sempre bastante delicioso.
É uma bebida com bastante cafeína, sendo por isso amada e, por vezes, preterida. Uma alternativa é o café descafeinado, mas muitos desconhecem o que é ao certo esta opção.
O café descafeinado e os seus benefícios para a saúde
O café
Os nutrientes essenciais da bebida estão presentes na composição dos grãos de café, podendo neles serem encontrados sais minerais, aminoácidos, entre outros nutrientes.
A cafeína é a substância que todos associam ao café. Esta substância tem sido bastante estudada devido aos efeitos a que está associada.
O café pode ser bebido de diferentes formas, mas a variedade de café que desperta maior curiosidade nos consumidores é o descafeinado. Existe muita desinformação acerca desta bebida, levando a uma série de mal-entendidos.
Leia também:
- 5 dicas para fazer um café delicioso na Moka. Tome nota!
- Café em grão, em pó ou em cápsulas? Benefícios e desvantagens
- Se beber café depois não dorme? Confira estes truques
- Aprenda a preparar água de gengibre que ajuda a emagrecer

O consumo de café
Ao contrário do que muitos pensam, esta não é uma bebida sem cafeína. A cafeína é uma substância estimulante que pode ser encontrada em diversos produtos, nomeadamente em chocolates, chás, refrigerantes, medicamentos, bebidas energéticas, entre outros produtos.
Esta substância está presente no café e é conhecida por ser rapidamente absorvida pelo organismo, gerando efeitos quase imediatos. Entre eles, está a sensação de bem-estar, o efeito energizante, entre outros.
O consumo de café não traz consequências negativas, quando é realizado em pequenas quantidades. Contudo, ele pode trazer problemas, quando o consumo é excessivo. Entre os efeitos colaterais do consumo desta bebida, estão problemas como dores de cabeça, o aumento da ansiedade e as insónias.
As insónias também podem ocorrer se o consumo for realizado depois das 18h. É que a cafeína leva cerca de 6 horas a sair do organismo.

Descafeinado
Pessoas que sofram destes problemas regularmente devem procurar uma alternativa. Quem adora café tem no descafeinado uma opção.
O descafeinado tem cafeína em menor quantidade, por isso esta bebida não gera os mesmos efeitos colaterais. Ela tem menos 97% de cafeína do que aquela que pode ser encontrada num café expresso comum, o que representa uma diferença significativa.

Métodos para extração de cafeína
Os procedimentos comuns para retirar a cafeína do café são seguros, embora muitas vezes o aroma, a coloração e o sabor do café são perdidos.
Método do gás carbónico: consiste em usar moléculas do gás para atrair a cafeína. Assim, a cafeína é retirada sem afetar muito os outros componentes da bebida.
Solvente: Usa um solvente não prejudicial (como o acetato de etila) para realizar a remoção desta substância. Esta técnica pode alterar os outros atributos do café, se não for bem aplicada.
Lavagem dos grãos: Esta opção consiste em mergulhar os grãos em água com extrato do café sem cafeína. Nesta opção, a diferente concentração da mistura leva a que a cafeína se separe naturalmente dos grãos. Este processo permite que os sabores naturais do café sejam preservados.

Eis os benefícios do café descafeinado
– Ajuda a aliviar o stress, pois permite eliminar as toxinas do nosso corpo
– Ajuda na prevenção das dores de cabeça
– Ajuda a prevenir cataratas
– Melhora a pele
– Fortalece o sistema imunitário
– Mantém a pressão arterial regulada
– Ajuda a prevenir problemas cardíacos
– Ajuda a manter o equilíbrio corporal.
– Ajuda a renovar as células
– Melhora a hipertensão
– Ajuda na formação dos ossos
– Contribui para melhorar a memória
– Auxilia a manter o correto funcionamento do cérebro
– Ajuda na prevenção e redução de diversas doenças
– Contribui para prevenir/combater o Alzheimer
– Contribui para prevenir/combater Parkinson
– Contribui para prevenir/combater diferentes tipos de cancro
– Ajuda a proteger o fígado e previne problemas como a cirrose
– Previne a diabetes tipo 2
– Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue
– Ajuda a manter o colesterol em níveis saudáveis
– Ajuda no tratamento das insónias
– Ajuda no tratamento da ansiedade
Conclusão
Tal como o café tradicional, o café descafeinado revela-se uma excelente opção para a saúde. No entanto, os benefícios só são gerados, se for realizado um consumo moderado, devendo beber-se, em média, duas chávenas por dia.

NCultura
Se leu o presente artigo e gostou, reaja a ele e faça um comentário!
Se tem neste tema um particular interesse, conheça outros artigos sobre receitas, há diversas no NCultura. Se tem paixão pelo mundo da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…
Comentários 1