O este tipo de dieta é um plano que tem conhecido muitos adeptos. Mas será que durante o jejum intermitente podemos beber café? Fique a conhecer todos os benefícios e os riscos que advém com este tipo de dieta!
O jejum intermitente é um plano que pode gerar diversos benefícios e também pode implicar alguns riscos. Apesar de ser uma prática cada vez mais comum, muitos continuam a desconhecer o que é o jejum intermitente. Muitos também desconhecem se nesse período se pode (ou se deve) consumir café, uma bebida que faz parte dos hábitos de inúmeras pessoas.
Durante o jejum intermitente podemos beber café?
O jejum intermitente não é aquilo a que normalmente se chama de uma “dieta”. Contudo, o conceito é normalmente confundido. No entanto, “dieta” é um termo referente à ingestão habitual de alimentos e bebidas. Por outro lado, o jejum intermitente consiste nos ciclos que ocorrem entre os períodos de ingestão e os períodos de jejum. Aqui, a questão-chave são as horas de jejum que são feitas.

Há quem faça diferentes horários para criar horários rotineiros entre a ingestão e o jejum. Existem alguns horários mais indicados para o nosso estilo de vida. O jejum intermitente não é um novo procedimento. Já havia os períodos de jejum no passado, mas eram chamados períodos de “limpeza”, períodos de “desintoxicação” ou períodos de “depuração”.
Os praticantes destes procedimentos abstinham-se de comer por um determinado período de tempo, usando esse procedimento como método de purificação das toxinas. Defendia-se que se conseguiria rejuvenescer graças à eliminação de impurezas do corpo.

Benefícios do jejum intermitente
– Perda de peso e de gordura.
– Efeito anti-idade: evita o envelhecimento das células e permite a reciclagem celular.
– Ajuda a melhorar a composição corporal.
– Facilita a eliminação de gorduras.
– Potencia a autofagia, levando o organismo a ativar os mecanismos de reciclagem internos.
– Melhora a nossa atenção.
– Regula o mecanismo de fome e gera saciedade.
– Reduz a inflamação.
– É económico (gratuito).

Riscos do jejum
– Défice de nutrientes ao “saltarem-se” refeições; não se comem alimentos importantes.
– Défice de vitaminas e minerais estão entre os principais efeitos secundários.
Efeitos:
– Dores de cabeça
– Tonturas
Nota importante:
Os riscos são maiores se o peso estiver abaixo do apropriado, se se estiver grávida ou se se estiver a amamentar. As crianças, os adolescentes ou os idosos também devem evitá-lo. Pessoas que sofram de determinadas doenças também devem colocar de parte este método, nomeadamente se sofrerem de diabetes tipo 1, de uma insuficiência hepática ou renal, de problemas de colesterol, hipertensão, cardiopatias, stress, ansiedade ou enxaquecas.

O jejum e as bebidas
O jejum intermitente é um plano que permite determinar quando se deve comer. É um padrão alimentar que alterna horários entre períodos de restrição alimentar e horários de ingestão de calorias. Ao longo do período de jejum, é permitido consumir apenas determinados líquidos. Será que o café está entre esses líquidos?
O jejum e o café
A nutricionista Ashley Reaver revelou à revista Healthy que: “O café pode ser consumido durante um jejum se for simples”. No entanto, prosseguiu: “Não devem ser adicionados ao café quaisquer adoçantes, cremes ou leites, porque estes contêm calorias, o que encerrará o período de jejum”. Ao longo dos períodos de jejum, estão permitidas bebidas com zero calorias ou que estão bem perto das zero calorias, nomeadamente o chá e a água com limão.
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. A nossa recomendação é que deve sempre consultar um especialista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, nomeadamente um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde devidamente qualificado.

NCultura
Se leu “No jejum intermitente podemos beber café?” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se tem neste tema um particular interesse conheça outros artigos sobre vida saudável, há diversas no NCultura.
Se tem paixão pelo mundo do café, saiba que há mais artigos sobre café no NCultura.
Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…