Existem vários produtos que não combinam bem com determinados medicamentos. Para evitar efeitos indesejados, não beba vinagre de maçã com esta medicação!
O vinagre de maçã é um produto fantástico que tem sido associado a diversos benefícios para a saúde. Ele tem sido um produto bastante estudado pela comunidade científica, pois é um produto que tem propriedades especiais que o tornam num alimento bastante singular.
Vários estudos científicos revelaram que o vinagre de maçã pode ser realmente benéfico, mas há outros estudos que revelam que o vinagre de maçã pode também ter efeitos indesejados, como danificar o esmalte nos dentes ou até interferir com os efeitos de certos medicamentos.
Cuidado! Não beba vinagre de maçã com esta medicação!

Evite consumir vinagre de maçã quando está a tomar estes medicamentos.
O vinagre de maçã com certos medicamentos pode revelar-se extremamente perigoso. Saiba quais e conheça os seus efeitos.
Medicamentos para a diabetes e a insulina
Embora o vinagre de maçã seja conhecido por ajudar a prevenir a diabetes, ele não deve ser consumido quando se está a tomar medicação para a diabetes ou se se estiver a tomar insulina.
Por isso, se é este o seu caso, evite comer vinagre de maçã, pois esses medicamentos reduzem o nível de açúcar no sangue. Logo, quando conjugados com vinagre de maçã, o nível de açúcar no sangue pode ficar muito baixo, o que pode ser problemático, pois pode causar hipoglicemia. Pode fazer com que sofra com determinados sintomas como: tonturas, confusão e fraqueza.
Nota: Se a hipoglicemia não for tratada no devido tempo, pode causar problemas ainda mais graves como inconsciência ou convulsões.

O mesmo ocorre com a insulina
Como a insulina usa glicose como energia e permite a redução do nível de açúcar no sangue, quando há um consumo do vinagre de maçã, a diminuição dos níveis de açúcar no sangue revela-se ainda mais expressiva, prejudicando a saúde.
Conjugar vinagre de maçã com medicamentos para a diabetes também reduz o teor de potássio no sangue, promovendo um aumento substancial do risco de hipocalemia, o que pode gerar prisão de ventre, batimentos cardíacos irregulares, fadiga, lesão muscular, formigueiro, palpitações e dormência.
Medicamentos para a hipertensão
A medicação para a hipertensão inclui (geralmente) diuréticos, pois estes facilitam a eliminação do sódio excessivo do corpo. O sódio, ao ser reduzido, leva igualmente a uma redução do nível de potássio.
Por isso, quando há uma combinação entre os medicamentos com propriedades diuréticas e o vinagre de maçã, há uma redução excessiva do potássio no sangue, originando assim vários problemas de saúde.

Medicamentos para o coração
Para tratar a insuficiência cardíaca, usam-se medicamentos com diuréticos, pois prestam um precioso auxílio na redução da pressão arterial. Mas, para além de aliviar a carga sobre a saúde do coração, os medicamentos reduzem o potássio no sangue.
Por isso, se esses medicamentos forem combinados com vinagre de maçã, o risco é elevado, pois o potássio é indispensável para o bom funcionamento do coração, contribuindo para um melhor controlo dos batimentos cardíacos.
Se quer consumir vinagre de maçã
Diretrizes de segurança gerais:
Consuma pouca quantidade. No máximo, consuma diariamente 2 colheres de sopa de vinagre de maçã.
A tolerância ao consumo de vinagre de maçã varia. Há pessoas que são alérgicas ao produto.

Proteção dos dentes
O vinagre de maçã é prejudicial para os dentes, danificando o esmalte por causa do ácido acético. Por isso, deve diluir o vinagre de maçã em água, antes de ingerir.
Lave a boca, após consumi-lo. Mas não deve escovar os dentes no imediato.
Leia também:
- 2 receitas de vinagre de maçã para perder gordura. Tome nota!
- 5 famosas obcecadas por vinagre de maçã. Porquê?
- Celebridades que se renderam ao vinagre de maçã
Importante
O NCultura não fornece aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento. Todo o conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo, não visando substituir o conselho médico. Por isso, a nossa recomendação é que deve sempre consultar um especialista, nomeadamente um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.
NCultura
Se gostou deste artigo, deixe-nos um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Vida Saudável no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da Moda e Beleza, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos que irá adorar!