Início Viagem NAICA: a Gruta Mágica dos Cristais Gigantes

NAICA: a Gruta Mágica dos Cristais Gigantes

Nesta época em que poucos acontecimentos nos maravilham, a natureza brinda-nos com um lugar para além da imaginação, para além de qualquer sonho...

Mas, qual o segredo dos cristais gigantes?

Estas montanhas de  pedra calcária com mais de 200 milhões de anos, hospedam redes de cavernas cortadas por águas térmicas quentes e mineralizadas, muito profundas.

As águas subterrâneas nestas cavernas, ricas em enxofre dos depósitos adjacentes, começaram a dissolver as paredes de pedra calcária, libertando grandes quantidades de cálcio. Este cálcio, por sua vez, combinou-se com o enxofre para dar forma a cristais numa escala jamais antes vista por seres humanos.

NAICA: a Gruta Mágica dos Cristais Gigantes“As condições eram perfeitas! Se a temperatura se mantém estável, a pouco menos de 58ºC, e por muito tempo, formam-se cristais muito grandes!” – disse Juan M. Garcia Ruiz, da Univ. de Granada, em Espanha.

NAICA: a Gruta Mágica dos Cristais GigantesAlém das colunas de cristais com 3 a 4 metros de diâmetro e 11 a 15 metros de comprimento, a caverna contêm várias fileiras de cristais no teto e no chão, lembrando a forma de dentes de tubarão, ajustadas em ângulos ímpares. Esta formação mineral de cristal conhecida como selenite, é uma homenagem a Selene, a deusa grega da lua.

Quando a extração dos minérios de Naica já não for viável, a mina será fechada, as cavernas serão submersas e os cristais começarão a crescer outra vez.


_

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.