NAICA: a Gruta Mágica dos Cristais Gigantes
Nesta época em que poucos acontecimentos nos maravilham, a natureza brinda-nos com uma extraordinária e única oportunidade para admirar, e proteger, um local excepcional, uma maravilha única do nosso planeta pela sua grande beleza, valor geológico e científico: as Grutas de Naica, localizadas numa área de exploração Mineral, no estado de Chihuahua no norte do México.
Estas grutas, com temperaturas que chegam aos 60° C e cuja humidade pode chegar aos 100%, é o berço dos cristais gigantes! Uma floresta de cristais, os maiores do Planeta. Um lugar além da imaginação, além de qualquer sonho…
Cristais naturais, os maiores da terra, foram descobertos em duas grutas numa mina da prata e zinco, em Naica, no estado de Chihuahua, México. Alcançando comprimentos até 15 metros, os cristais facetados são composto de selenite, um tipo de gesso translúcido e cristalino.
Os maiores cristais de Selenite do mundo!
Uma das maiores jazidas de zinco e prata do mundo, as minas de Naica, no México, está a trabalhar para que os seus cristais extraordinários sejam conhecidos. Nelas existem grandes câmaras de vácuo, onde foram encontrados cristais de selenite gigantes, medindo de 3 a 4 metros de diâmetro e de 11 a 15 metros de altura. A câmara que abriga estes cristais ficou conhecida como “A Gruta dos Cristais Gigantes” e localiza-se aproximadamente a 290 metros abaixo da rocha de pedra calcária da mina.
Os cristais foram formados pelos líquidos hidrotermais que emanaram das câmaras de magma abaixo. A caverna foi descoberta quando os mineiros estavam perfurando a falha de Naica, preocupados que a mina pudesse ser inundada. “A Gruta das Espadas” é uma outra câmara na mina de Naica, contendo cristais similares.
Em abril de 2000, os irmãos Eloy e Javier Delgado encontraram, o que peritos acreditam ser, os maiores cristais do mundo, ao explodirem um novo túnel, a quase 300 metros abaixo da mina de prata de Naica, em Chihuahua do sul. Eloy, que tem quarenta anos de idade, escalou uma pequena abertura entre as rochas até atingir a caverna, bloqueada com cristais imensos!
Comentários 1