Início Histórias Mike Davis, a marca portuguesa que há 40 anos passa por estrangeira

Mike Davis, a marca portuguesa que há 40 anos passa por estrangeira

Ainda hoje há quem vista roupa da marca Mike Davis e não saiba que ela é 100% portuguesa. 40 anos a competir com as marcas internacionais mais cobiçadas.

9627
Mike Davis, a marca portuguesa que há 40 anos passa por estrangeira
Mike Davis, a marca portuguesa que há 40 anos passa por estrangeira

Mike Davis, a marca portuguesa que há 40 anos passa por estrangeira

Mike Davis surgiu em 1977 ainda a revolução ia no adro e as marcas desportivas estrangeiras eram uma miragem. Marchou contra a corrente, surfou a onda e lançou uma marca de roupa desportiva 100% portuguesa.

Ainda hoje há quem vista roupa da marca Mike Davis e não saiba que ela é 100% portuguesa. Que nasceu no clube de Ténis da Foz, no Porto, numa tarde de 1976, quando três amigos amantes do Ténis, do Windsurf e da Vela decidiram aproveitar a onda revolucionária que o país vivia para lançarem uma marca de roupa desportiva que fosse tão moderna e apelativa como aquelas que ainda só se viam nas revistas internacionais.

Essa aura de cosmopolitismo ligada a desportos de elite fez com que a Mike Davis estivesse 40 a competir com as marcas internacionais mais cobiçadas.

O tenista que deu o nome à marca

Em 1977 Henrique Schreck, Paulo Schreck e Raul Leitão saem as primeiras peças: vestuário técnico para Ténis e Windsurf, mas naqueles anos de efervescência isso não bastava. Era preciso aliciar novos praticantes, promover as atividades nas escolas, realizar torneios, patrocinar e estimular os que já praticavam.

Talvez porque tiveram essa visão global e não apenas comercial do desporto, os fundadores conseguiram que a marca se tornasse um hit entre desportistas e não desportistas. Só a partir dos anos 90, com a entrada de muitas marcas internacionais é que o reinado da Mike Davis começou a ser ameaçado.

José Manuel Cordeiro , em 1979, foi um dos primeiros atletas a ligar-se à Mike Davies usando as roupas técnicas da marca.

Mike Davis era o nome de um emblemático tenista galês que os criadores decidiram homenagear atribuindo o seu nome à marca. Mas a partir daí quase tudo é português: desde os designers, aos materiais, ao fabrico das peças tudo é feito dentro das fronteiras nacionais.

Nos anos 70 criaram os polos cuja malha é de criação e fabrico nacional e que têm demonstrado ter uma durabilidade excecional. Isto quando ainda poucas marcas davam importância à conceção técnica do vestuário. Foram ainda a primeira marca portuguesa a usar o neopreno para fabricar peças destinadas aos desportos náuticos.

Entretanto chegam os anos 80, com eles os desportos praticados dentro de água entram na moda e a marca portuguesa acompanha essa movida: a vela e o surf entram na constelação Mike Davis que se lança também no fabrico de pranchas, velas, raquetes e calçado especial.

(cont.)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.