Quer saber qual é o truque? Siga todos os nossos passos para aprender a cozer massa no ponto perfeito, para que fique solta e deliciosa! A massa quer-se cozida, mas não empapada. Quer-se crocante, mas não dura, nem crua. Por isso, atingir o ponto certo da massa é importante, embora nem sempre seja fácil consegui-lo.
Quando a massa fica com uma textura borrachosa, todos sabemos como isso é capaz de arruinar um prato e retirar-lhe toda a graça e encanto. Não importa se é servida com uma bolonhesa divinal ou um pesto fenomenal, a verdade é que a massa acaba por estragar toda a refeição. Além do sabor da massa, é fundamental ter em conta a sua textura e, para isso, acertar em cheio do seu ponto de cozedura. E nós dizemos como conseguir fazê-lo!
Diga adeus à massa colada! Aprenda a cozer massa no ponto
Cozinhe a massa num tacho grande
Este é um erro comum e crasso. A massa precisa de espaço para cozinhar uniformemente e, por isso, deve usar sempre panelas grandes e altas, que levem bastante água e massa. O ideal é criar uma relação de 1 litro de água para 100 gramas de massa.

Tenha em conta o ponto de fervura da água
É quando a água começa a ferver que deve juntar uma pitada de sal e a massa inteira, sem a quebrar.
Não junte gordura
Ao contrário do que possa pensar, não é a gordura que evita que a massa cole, mas sim a água. Por isso, escusa de adicionar azeite ou outro gordura à água de cozer a massa.
Mexa bem a massa
Pode e deve mexer frequentemente a massa enquanto ela coze, pois isso ajuda a separá-la e a evitar que ela cole. Para isso, o ideal é usar um garfo.
Procure uma massa al dente
Não deixe que a massa fique muito macia ou aguada. Ela deve cozer por fora e por dentro, mas sem passar desse ponto de cozedura. Pode ir provando para testar e cortá-la. Quando perder o tom branco por dentro, é sinal de que já está no ponto.

Sirva de imediato
Massa fria não tem o mesmo encanto. Por isso, deve ter tudo pronto para, assim que a massa estiver cozida, a poder pôr na mesa e começarem a degustar do delicioso manjar que preparou.
Reutilize as sobras
As sobras de massa nunca devem ir para o lixo. Guarde-as num recipiente bem fechado no frigorífico e, antes de voltar a servir, passe-a antes por água fervente. Como viu, não é difícil preparar uma massa deliciosa e no ponto certo de cozedura. Basta ter em atenção certos pormenores e, talvez, deixar de cometer alguns pequenos erros que estejam a comprometer o resultado do seu preparado. Siga as nossas dicas e bons cozinhados! Para pôr em prática os ensinamentos aqui deixados, partilhamos uma receita que certamente vai gostar de replicar aí em casa e agradará a toda a família.
Prepare as nossas melhores receitas de massa:
- 3 receitas de massa gratinada com bechamel. Que delícia!
- 3 receitas de massa gratinada com bacon e cogumelos
- Faça a melhor massa gratinada com frango. É tão boa!
Receita de massa com fiambre
Ingredientes
- 300 gramas massa
- 100 gramas molho de tomate
- 50 gramas de fiambre fatiado
- 25 gramas queijo parmigiano reggiano
- 7 colheres (sopa) maionese
- 1 colher de chá salsa fresca
Modo de Preparação
- Cozinhe a massa al dente, seguindo todos os truques e dicas que partilhámos anteriormente.
- Misture o molho de tomate com a maionese, a salsa, 2/3 da quantidade de queijo parmesão e o fiambre e envolva tudo muito bem.
- Junte este molho à massa previamente cozida e mexa bem.
- Acrescente o resto do parmesão, polvilhando, e sirva ainda bem quente, acompanhado por um copo de vinho branco ou um sumo de laranja, para as crianças.