Marcelo e os afetos que comovem o mundo
Há fotos de Marcelo e os afetos com as vítimas dos incêndios na revista Time. E no El Mundo. E em vários sites internacionais. A forma como o Presidente se emocionou foi notícia. E é, sobretudo, imagem.
Marcelo falou ao País de lá. De Oliveira do Hospital. E fez questão de o sublinhar no início do discurso, em mais uma mensagem para ser ouvida nos corredores políticos de Lisboa.
E por lá ficou. Nas zonas mais afetadas pelos incêndios, onde pediu que fossem ministros e outros responsáveis. Porque dar um abraço de apoio, uma palavra e muitos beijos é importante na hora da tragédia, acha ele.
E são essas imagens, a de um Presidente emocionado, que partilha o sofrimento com quem perdeu família, amigos e as poupanças de uma vida que foram partilhadas em todo o mundo.
A revista Time chamou a atenção para o rosto presidencial numa foto emotiva. A revista norte-americana destacou uma fotografia de Marcelo Rebelo de Sousa no seu Instagram. As redes sociais reagiram às muitas imagens do Presidente da República.
Na descrição pode ler-se “o Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa consola uma mulher idosa durante uma visita às áreas afetadas pelos recentes incêndios, em Santa Comba Dão”.
Marcelo foi notícia
O El Mundo também mostrou como Marcelo abraçou e consolou vítimas da segunda tragédia dos incêndios, que fez mais 43 mortos (a juntar aos 64 de Pedrógão). As imagens do Presidente português estão em sites de todo o mundo.
São fotos da Lusa e de fotógrafos portugueses. Entre eles João Porfírio, que esteve ao lado do Presidente nesses dias. Fica aqui uma seleção elucidativa das emoções que falam tanto como muitos discursos:
01

02

03

04

05

06

07

08

(cont.)