Início Saúde 7 malefícios do vinagre de maçã quando consumido em excesso

7 malefícios do vinagre de maçã quando consumido em excesso

Moderação é a palavra de ordem no que respeita ao consumo de vinagre de maçã. Confira 7 malefícios do vinagre de maçã quando consumido em excesso.

malefícios do vinagre de maçã
7 malefícios do vinagre de maçã quando consumido em excesso

Confira 7 malefícios do vinagre de maçã quando consumido em excesso. O vinagre de maçã tem muitos benefícios para o organismo. Porém, ele também pode ter efeitos colaterais em certas pessoas, sobretudo se for ingerido em grandes quantidades.

Portanto, moderação deve ser mesmo a palavra de ordem nesta matéria, de maneira a evitar os seguintes malefícios do vinagre de maçã.

malefícios do vinagre de maçã
7 malefícios do vinagre de maçã quando consumido em excesso

7 malefícios do vinagre de maçã, quando consumido em excesso

Demora a esvaziar o estômago

O vinagre de maçã diminui a velocidade com que os alimentos saem do estômago, o que pode agravar os sintomas de gastroparesia e dificultar o controlo do açúcar no sangue em indivíduos com diabetes tipo 1. Os sintomas de gastroparesia são azia, inflamação e náusea.

O vinagre de maçã também ajuda a evitar os aumentos súbito dos níveis de açúcar no sangue, diminuindo a taxa com que os alimentos saem do estômago e entram no trato digestivo inferior. Logo, a sua absorção na corrente sanguínea é atrasada.


Leia também: Descubra o que acontece se lavar o rosto com vinagre de maçã


Um estudo corroborou estas teses ao analisar 10 doentes com diabetes tipo 1 e gastroparesia. Quem bebeu água com 2 colheres de sopa (30 ml) de vinagre de maçã viu aumentar substancialmente a quantidade de tempo que os alimentos permaneceram no estômago.

malefícios do vinagre de maçã
7 malefícios do vinagre de maçã quando consumido em excesso

Problemas digestivos

É certo que o vinagre de maçã pode diminuir o apetite, mas também pode provocar náuseas e sintomas digestivos desagradáveis.

Um estudo controlado concluiu que em algumas situações o apetite e a ingestão de alimentos reduzem por causa da indigestão provocada pelo vinagre de maçã. Algumas das pessoas que consumiram 25 gramas de vinagre de maçã descreveram menos apetite, mas também náuseas.

Níveis baixos de potássio e perda óssea

Há relatos de uma redução de potássio no sangue e de perda óssea e osteoporose devido à ingestão prolongada de elevadas doses de vinagre de maçã.

malefícios do vinagre de maçã
7 malefícios do vinagre de maçã quando consumido em excesso

Erosão do esmalte dentário

O ácido acético do vinagre de maçã pode enfraquecer o esmalte dos dentes e levar à perda de minerais e a cáries.

Num estudo de laboratório, o esmalte dentário foi imerso em vinagres com níveis de pH entre os 2,7 e os 3,95. Os vinagres causaram uma perda de 1 a 20% dos minerais nos dentes, depois de quatro horas de imersão.

Na boca, as consequências podem ser diferentes, já que a saliva ajuda a reduzir a acidez. Ainda assim, há evidências fortes de que o vinagre de maçã pode mesmo contribuir para a erosão do esmalte dentário e para o surgimento de cáries.

malefícios do vinagre de maçã
7 malefícios do vinagre de maçã quando consumido em excesso

Queimaduras na garganta

O ácido acético no vinagre de maçã pode causar queimaduras na garganta/esófago, sobretudo das crianças. Num estudo sobre líquidos nocivos engolidos acidentalmente por crianças concluiu-se que o ácido acético do vinagre era o ácido que provocava mais queimaduras na garganta.


Leia também: As 5 razões para beber 1 colher de vinagre de maçã por dia


Queimaduras na pele

Há relatos de queimaduras na pele decorrentes do uso de vinagre de maçã no tratamento de infeções. A sua forte acidez está na base deste problema.

Interferências com medicamentos

O vinagre de maçã pode interagir negativamente com medicamentos, como insulina, digoxina e alguns diuréticos.

Por exemplo, quem toma insulina, digozina ou diuréticos e vinagre de maçã pode atingir níveis perigosos de açúcar ou de potássio no sangue.

malefícios do vinagre de maçã
7 malefícios do vinagre de maçã quando consumido em excesso

Tabela nutricional do vinagre de maçã (1 colher de sopa 14,9 gr)

Informações nutricionais por porção % VD*
Valor Calórico 3 kcal 0,1 %
11 kJ
Gordura 0,0 g 0,0 %
Gorduras saturadas 0,0 g 0,0 %
Gorduras monoinsaturadas 0,0 g 0,0 %
Gorduras poliinsaturadas 0,0 g 0,0 %
Carboidratos < 0,1 g < 0,1 %
Açúcares < 0,1 g < 0,1 %
Proteína 0,0 g 0,0 %
Fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
Colesterol 0,0 mg 0,0 %
Sódio < 0,1 g < 0,1 %
Água 14,1 g 0,7 %

(*) O percentual do valor diário (VD) é baseado numa dieta de 2.000 calorias.

Apesar dos seus vários benefícios para o organismo e para a saúde, o vinagre de maçã também pode ter alguns efeitos colaterais indesejados, principalmente se for consumido puro e em doses excessivas. Portanto, aposte na moderação e usufrua dos benefícios deste produto, sem deixar que ele afete negativamente o seu bem-estar.

malefícios do vinagre de maçã
7 malefícios do vinagre de maçã quando consumido em excesso

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

2 COMENTÁRIOS

  1. Estou tomando ….coloquei uma garrafa de vinagre de maçã em 2 litros de água e 3 colheres de mel , tomo pela manhã depois do café e e anoite depous da refeição. Estou tomando correto ou não???? Qual seria a medida correta ?.aguardo resposta .Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.