Costuma usar este produto? Tome em atenção e fique a conhecer alguns dos malefícios do vinagre de maçã que muitos desconhecem! Conheça alguns dos efeitos colaterais de um consumo excessivo ou inadequado do vinagre de maçã, tido como um “superproduto” por nutricionistas, médicos e outros especialistas.
O vinagre de maçã é um produto que está na moda, havendo muitos médicos e nutricionistas a recomendarem o seu consumo por ser um produto particularmente benéfico para a saúde.
Há ainda muitos famosos e influencers que defendem os seus diversos benefícios estéticos, para emagrecer e para tratar bem o corpo, a pele e o cabelo. No entanto, tanta popularidade e desinformação pode levar a um consumo inadequado ou até excessivo, o que pode estar na origem de problemas.
Cuidado! Confira os malefícios do Vinagre de Maçã que muitos desconhecem

O vinagre de maçã
O vinagre de maçã, também conhecido como vinagre de sidra, tem estado na moda, sendo frequentemente associado a diversos benefícios. Por vezes, está associado a uma cura milagrosa que pode mudar uma vida. A loucura por este popular produto pode levar a um consumo excessivo ou desinformado do mesmo.
Naturalmente que não existe uma cura mágica para quase tudo. Portanto, não se pode ver no vinagre de maçã esse remédio caseiro milagroso. Embora seja um produto com propriedades interessantes, sendo por isso muito recomendado por médicos e nutricionistas, existe algum (ou em alguns casos muito) exagero na forma como são publicitados os efeitos positivos deste produto.
Informação enganadora
Convém ter em conta que muitas das informações positivas associadas a este produto são falsas ou, pelo menos, ainda não são confirmadas cientificamente. Por isso, tendem a ser algo enganadoras.
As pessoas esquecem-se que tudo o que é consumido de forma exagerada leva a que se torne automaticamente prejudicial, mesmo um produto geralmente inofensivo, como a água, por exemplo. Se a água for bebida exageradamente, também se pode revelar problemática.

Efeitos colaterais
Não é necessário beber o vinagre várias vezes ao dia para confirmar os resultados desejados. Dilua o vinagre de maçã em água antes do seu consumo, pois não deve haver um consumo direto.
O vinagre de maçã é um produto positivo, se for consumido de forma regular e moderada, havendo formas saudáveis de o consumir e formas erradas, que se revelam prejudiciais.
O vinagre de maçã é um produto bastante ácido. Por isso, deve ser usado de forma sensata para haver segurança. Eis alguns efeitos colaterais de um consumo excessivo ou desadequado:
Vinagre maçã: um “superproduto” que tem efeitos colaterais que muitos desconhecem!

Pode originar queimaduras na pele
Há pessoas usam ou recomendam a versão diluída do vinagre de maçã como tratamento para queimaduras solares. No entanto, se não existir o devido cuidado, ele pode causar queimaduras graves e danificar permanentemente os tecidos da pele!
Origina problemas de digestão
É conhecido por reduzir o apetite, gerando um efeito saciante, por mais tempo. No entanto, o vinagre de maçã pode originar problemas digestivos, nomeadamente: náuseas, diarreia e indigestão.
Produz danos no esmalte do dente
O vinagre de maçã puro causa danos no esmalte dos dentes. Por isso, é necessário diluí-lo em água. Embora mesmo o vinagre diluído se possa revelar bastante prejudicial para os dentes, havendo mesmo quem recomende o uso de palhas para minimizar os efeitos negativos.

Torna os ossos frágeis
O consumo exagerado de vinagre de maçã pode reduzir a densidade óssea, podendo até originar problemas como a osteoporose.
Origina dores de cabeça
O vinagre de maçã pode causar náuseas intensas, que podem gerar dores de cabeça crónicas.
Reduz os níveis de potássio
O vinagre de maçã é um produto ácido. Ele reduz os níveis de potássio no corpo. Ele pode levar a uma redução excessiva do potássio, podendo fazer com que haja uma reação intensa no corpo, nomeadamente: fadiga extrema, cãibras, micção regular, paralisia e palpitações cardíacas.

Reduz a pressão arterial
O consumo excessivo de vinagre de maçã pode também levar a uma redução drástica da pressão arterial. O vinagre de maçã reduz os níveis de potássio no sangue e pode levar à hipocalemia.
Interfere com alguns medicamentos
O vinagre de maçã contém ácido acético, sendo que pode interferir com determinados medicamentos, nomeadamente gerar um efeito mais intenso dos fármacos, algo que pode gerar reações prejudiciais por todo o corpo.
Por isso, se estiver a tomar medicação, deve evitar o consumo de vinagre de maçã!
Importante
O NCultura não fornece aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento. Todo o conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo, não visando substituir o conselho médico. Por isso, a nossa recomendação é que deve sempre consultar um especialista, nomeadamente um médico, um nutricionista ou outro profissional de saúde, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.
NCultura
Se leu “Cuidado! Confira os malefícios do Vinagre de Maçã que muitos desconhecem” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre vida saudável no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…