Início Cultura Livre-se destes erros de português

Livre-se destes erros de português

Palavras da língua portuguesa que começam com a letra “Q” e que são escritas erradamente. Fuja destes erros de português que muitos cometem.

Livre-se destes erros de português
Livre-se destes erros de português

Palavras da língua portuguesa que começam com a letra “Q” e que são escritas erradamente. Fuja destes erros de português que muitos cometem.

Os fiéis seguidores das publicações realizadas no sítio do N Cultura facilmente constatam o nosso carinho pela língua portuguesa. De forma a contribuir para a diminuição drástica dos erros de português, o N Cultura tem vindo a publicar uma série de artigos, apresentando alguns dos erros mais frequentes em palavras começadas com determinada letra.

Serão publicados 26 artigos, destinando a cada artigo uma das letras do alfabeto. São os erros mais comuns em palavras começadas por cada letra do alfabeto. Portanto de A a Z. O presente artigo será focado na letra “Q”.


Leia também: 6 erros de português que prejudicam a sua imagem


6 erros de português com palavras começadas pela letra “Q”  

Quadruplicar

Do latim quadruplicāre, com o mesmo significado. Refere-se a uma multiplicação por quatro. Pode ser tornar algo quatro vezes maior. No sentido figurado, pode significar tornar(-se) muito maior.

Escrever “quadriplicado” é um erro comum.

Quezília

Do quimbundo kijila, “preceito”. Significa desentendimento, discussão, briga. Embirração, antipatia, transtorno, importunação. Contrariedade, zanga, repugnância ou inimizade.

É um erro escrever “quezilia”, “quisília”, “quesília”, “quesilia”, “quisilia”.  

Quilo

Vem do grego khílioi, “mil”, pelo francês kilo, com o mesmo significado. Forma reduzida de quilograma. É a unidade de medida de massa do Sistema Internacional, de símbolo kg.

Não se deve escrever nem kilo, nem kilograma.

Quilómetro

Do francês kilomètre. Unidade de medida de comprimento. O símbolo utilizado no Sistema Internacional de Unidades para representar esta palavra é “km”, que equivale a 1000 metros.


Leia também: 9 Palavras com erros de português que deve evitar


Apesar da influência da palavra em francês e do símbolo ser km, não se deve escrever “kilómetro”, mas sim “quilómetro”.

Quebradiço

É um adjetivo que define algo que se quebra com facilidade. Algo que é frágil.

Não se deve escrever “quebradisso”.

Quarentena

Do francês quarantaine, com o mesmo significado. Período de isolamento imposto a pessoas portadoras de doenças contagiosas. Período de quarenta dias.

Não se deve escrever “quarentêna”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.