Língua Portuguesa: origem e significado de 6 Expressões Populares curiosas
Quando não se tem papas na língua pode-se originar uma sangria desatada. Isto é a língua portuguesa. Aprenda o significado de 6 Expressões Populares curiosas.
Muitas vezes usamos certas expressões mas não temos ideia do que elas significam. São ditados ou termos populares que através dos anos permaneceram sempre iguais, significando exemplos morais, filosóficos e religiosos.
Tanto os provérbios como os ditados populares constituem uma parte importante de cada cultura. Historiadores e escritores sempre tentaram descobrir a origem dessa riqueza cultural, mas essa tarefa nunca foi nada fácil.
Veja aqui algumas dessas expressões ou ditados populares:

Maria vai com as outras
Significado: Atualmente aplica-se a expressão a uma pessoa que não tem opinião e que se deixa convencer com a maior facilidade.
Origem: Dona Maria I, mãe de D. João VI (avó de D. Pedro I e bisavó de D. Pedro II), enlouqueceu de um dia para o outro. Declarada incapaz de governar, foi afastada do trono. Passou a viver recolhida e só era vista quando saía para caminhar, escoltada por numerosas damas de companhia.
Quando o povo via a rainha levada pelas damas nesse cortejo, costumava comentar: “Lá vai D. Maria com as outras”.

Gatos pingados
Significado: Pequena assistência sem entusiasmo, ou curiosidade, para qualquer evento.
Origem: Esta expressão remonta a uma tortura procedente do Japão que consistia em pingar óleo a ferver em cima de pessoas ou animais, especialmente gatos.
Existem várias narrativas ambientais na Ásia que mostram pessoas com os pés mergulhados num caldeirão de óleo quente. Como o suplício tinha uma assistência reduzida, tal era a crueldade, a expressão “gatos pingados” passou a significar pequena assistência sem entusiasmo, ou curiosidade, para qualquer evento.

Sem papas na língua
Significado: Significa ser franco, dizer o que sabe, sem rodeios.
Origem: A expressão vem da frase castelhana “no tener pepitas em la lengua”. Pepitas, diminutivo de papas, são partículas que surgem na língua de algumas galinhas, é uma espécie de tumor que lhes obstrui o cacarejo. Quando não há pepitas (papas), a língua fica livre.

Comer com os olhos
Significado: Hoje o ditado significa apreciar de longe, sem tocar.
Origem: Soberanos da África Ocidental não consentiam testemunhas às suas refeições. Comiam sozinhos. Na Roma Antiga, uma cerimónia religiosa fúnebre consistia num banquete oferecido aos deuses em que ninguém tocava na comida. Apenas olhavam, “comendo com os olhos”.
A propósito, o investigador Câmara Cascudo diz que certos olhares absorvem a substância vital dos alimentos.

Salvo pelo gongo
Significado: Atualmente, a expressão significa escapar de se meter numa encrenca por uma fração de segundos.
Origem: O ditado tem origem na Inglaterra. Lá, antigamente, não havia espaço para enterrar todos os mortos. Então, os caixões eram abertos, os ossos tirados e encaminhados para o ossário e o túmulo era utilizado para outro infeliz. Só que às vezes, ao abrir os caixões, os coveiros percebiam que havia arranhões nas tampas, do lado de dentro, o que indicava que aquele morto, na verdade, tinha sido enterrado vivo (catalepsia – muito comum na época).
Assim surgiu a ideia de ao fechar os caixões, amarrar uma tira no pulso do defunto, tira essa que passava por um buraco no caixão e ficava amarrada num sino. Após o enterro, alguém ficava de plantão ao lado do túmulo durante uns dias. Se o indivíduo acordasse, o movimento do braço faria o sino tocar. Desse modo, ele seria salvo pelo gongo.

Sangria desatada
Significado: Diz-se de qualquer coisa que requer uma solução ou realização imediata.
Origem: Esta expressão teve origem nas guerras, onde se verificava a necessidade de cuidados especiais com os soldados feridos. É que, se por qualquer motivo, se desprendesse a ligadura colocada sobre as feridas, o soldado morreria, por perder muito sangue.
_
Gostaria que pesquisassem o termo muito usado no Brasil: “viajar na maionese”
Complicadíssima e um tanto fantasiosa essa explicação para a expressão “salvo pelo gongo”. Não é mais natural que ela venha do boxe? Em que gongo é uma espécie de sino que assinala início e fim das várias etapas da luta, os ‘rounds’. Separados por um intervalo para descanso e recuperação dos lutadores. Aplica-se a quando um deles está sofrendo muitos golpes seguidos do adversário, a ponto de quase sucumbir, e neste momento soa o gongo para início do descanso.