Língua Portuguesa: escreve-se Rezistar ou Registar?
Como se escreve: Rezistar ou Registar? Já sabe, nunca é tarde para melhorar a sua própria língua, ou seja, a Língua Portuguesa.
Como escrever esse vocábulo de forma correta? Escreve-se com «z» ou com «g»?


Registar
Significa declarar algo por escrito, mencionar, assinalar, tomar nota de. Guardar na memória como uma lembrança.
Grafia no Brasil: registrar
Exemplo:
O meu filho nasceu hoje e decidimos registar com o mesmo nome do meu pai.
_

Pragmático
Pessoa com o hábito de ter as suas motivações, atos e atitudes frente à vida, baseados na verdade absoluta. Revela sentido prático, age com eficácia.
Exemplo:
Ele é um indivíduo pragmático, por isso pode confiar na viagem que ele planeou.
_

Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo.
‘Oscar Wilde’
_


Francisco Fernandes Costa foi o chefe de governo de Portugal que esteve por menos tempo no cargo, ocupando-o por apenas algumas horas, em 15 de janeiro de 1920?
_

De Que São Feitos os Dias?
Cecília Meireles
_
De que são feitos os dias?
– De pequenos desejos,
vagarosas saudades,
silenciosas lembranças.
Entre mágoas sombrias,
momentâneos lampejos:
vagas felicidades,
inactuais esperanças.
_
De loucuras, de crimes,
de pecados, de glórias
– do medo que encadeia
todas essas mudanças.
_
Dentro deles vivemos,
dentro deles choramos,
em duros desenlaces
e em sinistras alianças…
_
Cecília Meireles, in ‘Canções’
_

Casa do Penedo, a mais estranha do Mundo
_
_
Vídeo de: Heric Carvalho
A Casa do Penedo
Veja-a por dentro e por fora e conheça toda a história da casa das serranias de Fafe. A Casa do Penedo, a mais estranha do Mundo.
Em plena Serra de Fafe, entre a cidade do mesmo nome e Cabeceiras de Basto, situada na região norte de Portugal, encontra-se uma casa que anda a despertar a curiosidade dos internautas de todo o mundo pela sua originalidade. Construída entre quatro rochas gigantes, a Casa do Penedo é mais do que uma residência rural perdida no interior de um pequeno país na orla ocidental da Europa.
Não se trata de uma instalação ou de um hotel temático, uma vez que é utilizada pela família como local de férias. Porém, ultimamente tem atraído a atenção dos fãs de arquitetura e design de todo o mundo. Blogues e fóruns, na sua maioria não portugueses, têm divulgado as fotos desta casa.
À primeira vista a casa nem parece real; parece mais uma habitação dos Flinstones. Mas está perfeitamente integrada na paisagem natural. Por fora é toda feita de pedra, salvo as janelas tortas e o telhado. Por dentro, a mobília, as escadas e os corrimões feitos de troncos completam o aspecto rústico. Os vidros são à prova de bala, a porta é de aço e o sofá pesa 350 quilos, pois é feito em betão e madeira de eucalipto.
Nos últimos meses, tornou-se comum os habitantes da região verem desfilar os turistas que procuram a Casa do Penedo. O proprietário, Vítor Rodrigues, já não habita a casa que aos domingos é visitada por dezenas de pessoas. Apesar do interesse que desperta pelo mundo fora, tem sofrido atos de vandalismo que põem em causa a sua conservação.
Se visitar o norte português não deixe de conhecer a Casa do Penedo.
_