Língua Portuguesa: escreve-se Esperimentar ou Experimentar?
Como se escreve: Esperimentar ou Experimentar? Já sabe, nunca é tarde para melhorar a sua própria língua, ou seja, a Língua Portuguesa.
A grafia desta palavra é com «es» ou com «ex» na primeira sílaba? Nós dizemos-lhe qual a forma correta.


Com origem na palavra em latim experimento, fica evidente que a palavra (verbo) correta é experimentar, com «x» na primeira sílaba. A palavra esperimentar, com «s», está errada.
Exemplos:
– Eu nunca comi caviar, mas um dia quero experimentar.
– Experimentar é a arte de aprender algo novo.

Fleumático
Que, ou o que controla suas emoções; impassível, imperturbável. Que tem paciência; que revela frieza, indiferença.
Exemplo:
– O jogador fartou-se de reclamar e até o fleumático Marcel Keizer foi expulso.

Para se ser feliz é preciso ser-se um bocado parvo. Eu, por exemplo, sou. A felicidade é inversamente proporcional a uma série de coisas de boa fama, como a sabedoria, a verdade e o amor. Quando se sabe muito, não se pode ser muito feliz. A verdade é quase sempre triste.
‘Miguel Esteves Cardoso’


Na cidade australiana de Sydney são faladas mais de 250 línguas diferentes?

Não Tenho Pressa
Alberto Caeiro (Heterónimo de Fernando Pessoa)
_
Não tenho pressa. Pressa de quê?
Não têm pressa o sol e a lua: estão certos.
Ter pressa é crer que a gente passa adiante das pernas,
Ou que, dando um pulo, salta por cima da sombra.
Não; não sei ter pressa.
Se estendo o braço, chego exactamente aonde o meu braço chega –
Nem um centímetro mais longe.
Toco só onde toco, não aonde penso.
Só me posso sentar aonde estou.
E isto faz rir como todas as verdades absolutamente verdadeiras,
Mas o que faz rir a valer é que nós pensamos sempre noutra coisa,
E vivemos vadios da nossa realidade.
E estamos sempre fora dela porque estamos aqui.
_
Alberto Caeiro, in “Poemas Inconjuntos”
_

Portugal tem o Melhor Peixe do Mundo
_
_
Vídeo de: Nelson Carvalheiro
Portugal tem o Melhor Peixe do Mundo
Portugal reclama o melhor peixe do mundo. Por todo o planeta, o peixe capturado em Portugal é considerado um produto da mais alta qualidade.
É na rica costa portuguesa e no mar que se encontra um dos maiores tesouros do país: o peixe. E há quem defenda que o melhor peixe do Mundo é português. Por isso, também a pesca é uma atividade com uma duração tão duradoura, mesmo quando em muitos casos se corre risco de vida ao enfrentar o mar.
O Professor Luís Saldanha, biólogo marinho que se distinguiu no estudo da fauna marinha do Atlântico Nordeste, foi professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, bem como presidente Instituto Nacional de Investigação das Pescas e autor do livro Fauna Submarina Atlântica, dizia: “a riqueza dos peixes da nossa costa não é apenas haver uma grande variedade que se pode comer é a sua extraordinária qualidade”.
Hoje os cientistas sabem que a abundância de peixe é influenciada pela existência de condições favoráveis de temperatura, iluminação, salinidade e oxigénio das águas, das quais depende a existência de maior ou menor quantidade de plâncton, organismos microscópios vegetais, o fitoplâncton, ou animais, o zooplâncton, dos quais muitas espécies de peixe se alimentam.
A baixa salinidade e os 300 dias de sol por ano fazem das nossas águas as mais ricas em plâncton. Que em conjunto com o carinho dos nossos pescadores, fazem o peixe português tão famoso. O melhor do Mundo, mesmo. Que chega facilmente aos restaurantes dos melhores chefs de cozinha, mas também a casa de todos os portugueses.
Também somos especialistas em cozinhar esse peixe e marisco como poucos, oferecendo assim um produto de ainda maior qualidade, apreciado por pessoas de todo o Mundo.
_
Comentários 5