Língua Portuguesa: as palavras mais usadas no dia a dia
Fique a conhecer algumas das palavras mais usadas (ditas e escritas) na língua portuguesa. Certamente que as vai reconhecer a todas!
Reunimos as mais variadas classes gramaticais e agrupámos algumas das palavras mais usadas da língua portuguesa. Termos que repetimos diariamente e servem, de certa forma, como base da nossa comunicação.
Fique a saber quais os vocábulos que mais repetimos todos os dias e, seguramente, vai encontrar muitas destas palavras no seu léxico quotidiano.
As palavras mais usadas, categoria a categoria

Os substantivos podem servir para nomear seres, lugares, sentimentos, noções e qualidades, entre outros. No top dos mais utilizados estão expressões que remetem para coisas do dia-a-dia, sendo precisamente «coisa» um deles, muito vulgarizado e usado para nos referirmos a quase tudo, sendo uma espécie de «muleta» de linguagem. Aqui fica a lista:
- coisa;
- casa;
- tempo;
- ano;
- dia;
- vez;
- homem;
- senhor;
- senhora.

Os adjetivos atribuem qualidades, caraterísticas, aspetos ou estados aos substantivos. Os mais usados são simples têm significados bastante amplos, de forma a poderem ser utilizados em diferentes contextos e situações. Confira alguns deles:
- bom;
- grande;
- melhor;
- pior;
- certo;
- último;
- próprio.

Os verbos permitem indicar ações e estruturar/dividir o discurso em orações. Os mais comuns são os verbos com vários sentidos que, além de poderem funcionar como verbos principais, podem também assumir-se como verbos auxiliares e ser usados em locuções verbais, na formação de tempos compostos e na voz passiva. Atente em alguns deles:
- ser;
- ir;
- estar;
- ter;
- haver;
- fazer;
- dar;
- ficar;
- poder;
- ver.

Os advérbios ajudam a indicar algumas circunstâncias do discurso, como é o caso do lugar ou do tempo, por exemplo. Alguns dos mais utilizados fazem parte da nossa comunicação diária e verbalizamo-los, quase sem dar conta:
- não;
- mais;
- muito;
- já;
- quando;
- mesmo;
- depois;
- ainda.

Os numerais permitem quantificar e ordenar. Se a linguagem verbal e as palavras fazem parte do nosso quotidiano, é certo que os números também dominam uma grande percentagem de tempo do nosso dia-a-dia. Por isso, na lista vamos encontrar numerais que apontam sempre para dígitos de primeira ou segunda posição ou para ordens de grandeza como cem ou mil. Ora, espreite:
- um;
- dois;
- primeiro;
- cem;
- mil.

Provavelmente, as palavras mais usadas por todos nós são mesmo os artigos, já que são eles que determinam a definição ou a indefinição dos substantivos. É, praticamente, imposssível construir uma frase sem os utilizar. Ora, veja:
- a;
- o;
- um;
- uma.

As preposições ligam os termos que compõem uma oração e são fundamentais para a construção de um discurso coeso e com sentido. Perceba porquê:
- de;
- em;
- para;
- por;
- com;
- até.

As conjunções ligam orações e termos e podem ser coordenadas ou subordinadas. É através delas que podemos expressar, por exemplo, uma relação adversativa, usando nomeadamente a palavra «mas». Conheça outros casos:
- e;
- mas;
- ou;
- também;
- se;
- assim;
- como;
- porque.
Os pronomes podem acompanhar, determinar e modificar os substantivos ou, mesmo, substituí-los, tornando o discurso mais fluido e simples. Tome nota dos mais usados:
- que;
- eu;
- ele;
- este;
- esse;
- isso;
- sua.
E as interjeições?! Também se tratam de palavras e, se podemos não as conseiderar tão relevantes como os vocábulos anteriores, é importante sublinhar a presença diária que elas assumem na nossa expressão oral quotidiana. Para expressar emoções, sensações ou estados de espírito, elas são a forma mais utilizada. Conheça as mais frequentes:
- Ai!;
- Ah!;
- Au!;
- Ui!;
- Hum!.
_
Cade seu livro pra eu o ter em mãos o dia todo?