Início Cultura Língua Portuguesa: 5 erros para descobrir

Língua Portuguesa: 5 erros para descobrir

Supere este desafio e obtenha o conhecimento para que consiga evitar estes erros comuns. Língua Portuguesa: 5 erros para descobrir.

5 erros para descobrir
Língua Portuguesa: 5 erros para descobrir

Supere este desafio e obtenha o conhecimento para que consiga evitar estes erros comuns. Língua Portuguesa: 5 erros para descobrir.

“Experiência é o nome que todos dão aos próprios erros”. Esta frase, do notável escritor, poeta e dramaturgo britânico Oscar Wilde (1854-1900) é reveladora do papel que os erros podem ter no nosso progresso. Independentemente da área em que os erros são cometidos, eles podem levar a que seja realizada uma aprendizagem e que seja obtido conhecimento.

Estamos destinados a errar, pois faz parte da nossa condição, enquanto seres humanos. Todos o fazemos e vamos continuar a fazê-lo. Contudo, nem todos repetimos constantemente os mesmos erros, enquanto uns fazem-no, outros evitam-no, aprendendo, obtendo conhecimento e modificando.

Pior que errar, é insistir no erro. Uma vez identificado e obtido o conhecimento pode-se fugir a repetir determinados erros. Aprendemos com os erros, sejam eles nossos ou dos outros. Quando se fala em erros de português, isso torna-se evidente. Por isso, é pertinente partilhar listas de erros, de forma a que os possamos evitar no futuro.


Leia também: Língua Portuguesa: 10 palavras para conhecer e aplicar na altura certa


Língua Portuguesa: 5 erros para descobrir

Desafio: descubra onde estão os erros nas seguintes frases:

A extenção do terreno daquela festa era impressionante. O evento que tinha caráter beneficiente foi muito publicitado nas redes sociais. Foram vários os famosos que compareceram. O evento foi bem sucedido, conseguindo angariar 2 milhões de euros que estavam destinados a ajudar muitas famílias que ficaram devastadas neste contexto delicado e complexo que surgiu com a pandemia.

O próprio Cristiano Ronaldo oferceu 500.000 euros, uma quantia assinalável que foi recebida com grande entusiasmo. Foi um momento embaraçoso, pois o orador do evento pediu uma salva de palmas para o craque português, mas as pessoas estavam a rir-se pois ele tinha a breguilha aberta.

O evento foi memorável, mas algo não estava bem na comida, pois muitos foram ao quarto de banho, houve relatos de disenteria, de náusias, febre, dor abdominal, calafrios, entre outros problemas de saúde.

Desafio: Descubra onde estão os 5 erros de português, são comuns e discretos!

Extensão

Erro frequentemente cometido: Extenção.

Definição: Qualidade daquilo que é extenso. A sua definição possui grande abrangência, pode referir-se ao espaço ocupado por determinado corpo, ao comprimento, à dimensão ou à duração de algo.

A palavra pode também ser usada no sentido de gravidade ou alcance de algo (Exemplo: Ainda não sabemos a extensão da tragédia.) ou no sentido de prolongamento (O Sr. Esteves solicitou uma extensão da sua estadia). Existe também o objeto extensão (Comprei uma extensão com 6 tomadas que possui 6m).

Frase exemplo: A extensão dos danos causados pelo vírus ainda estão por determinar.

Beneficente

Significado: Este termo advém de beneficência. É um adjetivo que qualifica os dois géneros, identifica alguém que pratica a beneficência; um indivíduo caritativo.

Erro frequentemente cometido: benificente (ou benificiente).

Frase exemplo: “Pedro Abrunhosa cancelou viagem a Espanha, devido ao coronavírus”.

Ofereceu

Esta palavra é forma do verbo oferecer. Significa propor algo que seja aceite. Significa dar algo como oferta ou presente. Significa ainda dedicar, prometer, proporcionar, sugerir, manifestar.

Erro frequentemente cometido: “oferceu” .

Braguilha

Significado: Esta palavra é referente à abertura situada na dianteira dos calções ou calças que, normalmente, se fecha (ou abre) recorrendo a um fecho-éclair ou a botões. Braguilha é ainda carcela.

Frase exemplo: Ele compareceu no restaurante de braguilha aberta. Ela sorriu e indicou com o olhar. Ele ficou atrapalhado!

Erro frequentemente cometido: “breguilha” ou “berguilha”.

Náusea

Significado: Termo que vem do grego nausía, que significa “enjoo do mar”, pelo latim nausĕa, que tem o mesmo significado. Náusea é a vontade que se tem de vomitar, o enjoo, a sensação de nojo e repugnância.

É errado escrever: “nausia”, “nausea” ou “náusia”.

Frase exemplo: A náusea sentida no passeio de barco era esperada. O comprimido ajudou a controlar os sintomas.


Leia também: Língua portuguesa: 10 palavras para aplicar esta semana


Desafio: identificação dos erros cometidos

A extenção do terreno daquela festa era impressionante. O evento que tinha caráter beneficiente foi muito publicitado nas redes sociais. Foram vários os famosos que compareceram. O evento foi bem sucedido, conseguindo angariar 2 milhões de euros que estavam destinados a ajudar muitas famílias que ficaram devastadas neste contexto delicado e complexo que surgiu com a pandemia. O próprio Cristiano Ronaldo oferceu 500.000 euros, uma quantia assinalável que foi recebida com grande entusiasmo. Foi um momento embaraçoso, pois o orador do evento pediu uma salva de palmas para o craque português, mas as pessoas estavam a rir-se, pois ele tinha a breguilha aberta.

O evento foi memorável, mas algo não estava bem na comida, pois muitos foram ao quarto de banho. Houve relatos de disenteria, de náusias, febre, dor abdominal, calafrios, entre outros problemas de saúde.

Ao fazermos este desafio, pretendemos apresentar também uma lista com erros frequentes. O objetivo com este artigo é proporcionar um conhecimento aprofundado de determinados conceitos, levando a que estes erros deixem de ser cometidos, pelo menos pelos seguidores do NCultura.

Facilmente se reconhece que, enquanto seres humanos que somos, estamos destinados a errar. No entanto, ao sermos confrontados com estes erros de português comuns e ao proporcionamos conhecimento sobre estes conceitos, estamos a partilhar a informação necessária para evitar que estes erros sejam repetidos pelos nossos seguidores.

1 COMENTÁRIO

  1. Pensei ter encontrado mais dois erros.
    1) Não seria “publicizado” em vez de “publicitado”?
    2) Não seria “bem-sucedido” (com hífen) em vez de “”bem sucedido”?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.