Os insultos fazem parte da língua portuguesa e há quem procure por insultos com palavras caras para brilhar em discussões….
O insulto é algo que é frequentemente usado como arma verbal, sendo uma forma de violência verbal usada com mais frequência do que o desejável, no trânsito, a ver futebol, em contexto profissional ou até em momentos mais tensos do quotidiano, como numa ida às compras pode surgir o momento para lançar o insulto.
Os insultos acabam por ser impropérios ditos ou vociferados com o intuito de magoar alguém, de humilhar uma pessoa ou mesmo de achincalhar o destinatário. Ao pronunciarmos algo ofensivo, somos responsáveis pelo que dizemos. Se dissermos algo grosseiro ou indecente, vamos sofrer as consequências, pois insultar alguém rouba a dignidade e alguém irá responder por estarmos a assaltar ou a lesar a sua honra.
Se conferirmos a etimologia da palavra insulto, percebemos facilmente que ela revela muito do que a palavra representa. Sabia que a origem das palavras assalto e insulto é semelhante? Em latim, insultare significa saltar para cima, literalmente. Os termos ofensa, injúria, agravo, xingamento, ultraje ou afronta são considerados insultos.
Muitos querem insultar discretamente, sem que o destinatário perceba, por isso recorrem a “palavras caras” para insultar. Reunimos algumas delas para si. Mas, se usar estas palavras caras para insultar, não nos responsabilizamos pelas consequências…
Língua Portuguesa: 10 insultos com palavras caras
Obnóxio
Termo que vem do latim obnoxĭu–, «submetido a».
Este termo é adjetivo que significa que se submete ao castigo. Este termo significa servil, submisso. Este termo significa também trivial. Este termo significa ainda funesto. Outros significados para esta palavra são prejudicial, nocivo, nefasto. Esta palavra também signifca esquisito, estranho.
Abantesma
Termo que vem do grego phántasma, pelo latim phantasma, com o mesmo significado. Esta palavra é nome masculino e feminino que significa fantasma; espetro; avejão. Em sentido figurado, este termo significa pessoa ou objeto que assusta por ser muito grande ou disforme.

Filisteu
Este termo vem do hebraico Philistieīm, «estrangeiro», pelo latim philistaeu–, «filisteu». Este nome masculino significa aquele que era natural da Filisteia (Palestina). No entanto, em sentido figurado, é usado de modo pejorativo para identificar pessoa de gostos vulgares e sem interesse pelas artes; bronco.
Este termo é também adjetivo para identificar uma pessoa que era natural da Filisteia (Palestina).
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: brutamontes, filistino, bisarma, bronco.
Soez
Termo que vem do castelhano soez, «vil; grosseiro». Este adjetivo de 2 géneros significa vil. Significa também ordinário. Significa ainda imundo. Este termo também tem como significado estúpido, aparvalhado. Outro significado para este termo é ignorante. Esta palavra também significa reles.

Ferrabrás
Termo que vem do francês Fier–à-bras, nome de um herói sarraceno de uma canção de gesta do ciclo carolíngio. Este adjetivo de 2 géneros e nome de 2 géneros significa que ou aquele que se vangloria da coragem que não tem; fanfarrão.
Valdevinos
Termo que vem de Balduíno, antropónimo, tipo de cavaleiro errante. Este nome masculino de 2 números significa pessoa sem ocupação e que não quer trabalhar. Este termo significa pessoa que leva uma vida desregrada; estroina, pândego. Este termo também significa pessoa estouvada; doidivanas. Este termo ainda significa pelintra, pobretanas. Outro significado para este termo é pessoa que atua de forma desprezível; bargante, biltre, patife.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: baldas, bandalho, bargante, brejeiro, canalha, desvairado, biltre, doudivanas, estroina, humilde, infame, madraço, futre, mandrião, mendigo, ocioso, patife, pelintra, pobre, vadio, vagabundo, velhaco, preguiçoso, pulha.
Há termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, nomeadamente: notável, possidente, capitalista, honesto, respeitador, rico, trabalhador.

Cacóstomo
É termo usado popularmente, para identificar quem tem mau hálito. Cacostomia é nome feminino que significa mau hálito, sendo termo que vem do grego “kakós”, «mau» +”stõma”, «boca» +”-ia”.
Gárrulo
Termo que vem do latim garrŭlu–, «tagarela». Este termo é adjetivo e nome masculino que significa que ou aquele que canta muito. No sentido figurado, é usado para identificar o que ou aquele que fala muito, palrador. Ainda no sentido figurado este termo também é usado para linguareiro.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: chilreador, linguareiro, palrador, falador, gorjeador, tagarela.

Andrajoso
Termo que vem do castelhano andrajoso, com o mesmo sentido. Esta palavra é adjetivo que significa coberto de andrajos; esfarrapado.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente:
esfarrapado, farrapento, roto.
Há termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, nomeadamente: bem-apresentado.
Barregã
Termo que vem de barregão. Barregã é nome feminino singular de barregão. É nome feminino que é antiquado, significando pessoa que mantém uma relação amorosa com outra com a qual não é casada; amante, concubina, amásia.
Barregão é termo que vem do gótico *barika, –kans, diminutivo de baro, «barão; homem livre». Barregão é nome masculino que é antiquado significando pessoa que mantém uma relação amorosa com outra com a qual não é casada; amásio. Em sentido antiquado, também significa rapaz no vigor da idade.

NCultura
Se leu “Língua Portuguesa: 10 insultos com palavras caras” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…