Língua Portuguesa: 10 dos melhores Provérbios Portugueses
Os provérbios (frases e expressões) são ditos populares sobre a vida e que transmitem conhecimentos comuns. Descubra ou relembre 10 dos melhores provérbios portugueses.
A sabedoria popular passa de geração em geração, de boca em boca e vai-se reformulando e assumindo novos significados ao longo do tempo.
Mas a verdade é que continua a ser utilizada e persiste, mostrando-se como argumento para suportar uma ideia ou, por vezes, acrescentando pitadas de humor a situações banais do dia a dia.
Os provérbios (frases e expressões) são ditos populares que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Criados na antiguidade, muitos deles foram estão relacionados a aspetos universais da vida, por isso são utilizados até aos dias de hoje.
Em situações do dia a dia é muito comum ouvirmos provérbios. Ao fazer algo muito rápido, quem nunca ouviu que “a pressa é a inimiga da perfeição”. Por possuírem um sentido lógico, os provérbios fazem sucesso.
Sendo a maioria de criação anónima, o provérbio é fácil de transmitir e decorar em função de seu formato curto, simples e direto. Fazem parte da cultura popular da humanidade falando sobre diversos assuntos e podemos encontrar provérbios para praticamente todas as situações de vida.
Descubra ou relembre 10 dos melhores provérbios portugueses:
01

Amigos, amigos, negócios à parte.
02

Um olho no peixe, outro no gato.
03

Deus tem mais para dar do que o diabo para tirar.
04

O seguro morreu de velho.
05

O preguiçoso trabalha dobrado.
06

Quem não quer ser lobo não lhe vista a pele.
07

Em terra de cego quem tem um olho é rei.
08

Um dia da caça, outro do caçador.
09

Não adianta chorar sobre leite derramado.
10

Águas passadas não movem moinho
_
como posso argumentar um provérbio?
Um olho no prato, o outro no gato.
Em terra de Cegos, quem tem um olho é Rei.
Um dia é da caça, o outro do Caçador.
Águas passadas não movem moinhos.
Rsrsrsrsrs!