Sabe quando é que deve trocar os lençóis da cama? Para garantir uma limpeza da casa excelente, deve limpar estes itens regularmente. As tarefas de limpeza devem ser realizadas regularmente. Há limpezas profundas que devem ser realizadas anualmente, outras mensalmente. No entanto, algumas devem ser feitas regularmente, uma vez por semana. Se se deseja ter uma casa com um ambiente saudável, devemos criar uma lista com coisas que requerem uma limpeza semanal. Se mantiver rotinas de higienizar semanalmente determinadas áreas essenciais e limpar determinados itens todas as semanas, poderá apresentar um lar impecável.
Com a higiene indispensável, a habitação limpa irá apresentar-se como um espaço agradável. Apesar de parecer aborrecido ter essa tarefa todas as semanas, trata-se de um procedimento que simplifica a nossa vida a longo prazo, no momento das limpezas mais profundas.
Limpeza da casa: o que deve limpar semanalmente
Se deseja manter a casa organizada e limpa, há tarefas semanais que não podem ser adiadas ou esquecidas. O pouco tempo que lhes destina é recompensado com um lar impecável. Além de facilitar as limpezas profundas que serão realizadas no futuro, ter a casa higienizada é bom para a saúde. Se não limpar a casa regularmente, acumulam-se sujidades, o pó fica abundante e os germes e as bactérias proliferam.

8 itens que deve limpar uma vez por semana
1 – Lençóis
Os especialistas recomendam 8 horas de sono, num dia que tem 24 horas, o que representa um terço da nossa vida entre lençóis. Por isso, estes elementos da cama devem ser trocados semanalmente. Eles acumulam germes com facilidade. Além do suor e gordura corporais, os ácaros proliferam rapidamente, o que promove as alergias.
2 – Eletrodomésticos
Estes elementos são o património mais importante da cozinha. Os eletrodomésticos devem ser limpos semanalmente. Desta forma, conseguirá eliminar deles diversas marcas, sejam elas de dedos, restos de comida, entre outras.
3 – Cozinha
Na cozinha, também é importante limpar o chão e os balcões uma vez por semana. Esta divisão é bastante importante. Como se cozinha diariamente, ela acumula sujidade e germes com facilidade. Para o bem da sua saúde e dos seus familiares, limpar a divisão semanalmente é fundamental.
4 – Tapetes e carpetes
Entre os itens que deve limpar todas as semanas estão os tapetes e as carpetes. Estas coisas requerem estes cuidados, porque acumulam pó e sujidade. Deve aspirá-los ou lavá-los semanalmente, porque até nestes itens os ácaros proliferam com facilidade.

5 – Mobília
O pó tende a acumular-se com facilidade na mobília. Por isso, há que impedir que ele se apresente de forma abundante. Nas mobílias mais escuras, torna-se ainda mais fácil confirmar a sua presença. No entanto, independentemente da cor da peça de mobiliário, não hesite em agarrar num pano húmido. Deve passar esse pano sobre a superfície dos móveis, para eliminar o pó com eficácia.
6 – Casa de banho
Acumulam-se muitos germes nesta divisão. Por isso, a casa de banho deve ser limpa e bem desinfetada semanalmente.
Aprenda a cuidar da sua casa:
- 7 coisas que se esquece de limpar e que podem causar problemas
- Insetos em casa: saiba o que os atrai e como evitá-los
- Humidade nas paredes: aprenda a limpar com eficácia
7 – Espelhos
Numa lista destinada a artigos que devem ser limpos todas as semanas, raramente se pensa nos espelhos. No entanto, se o espelho estiver bem limpo, torna-se muito mais fácil colocar maquilhagem, fazer a barba e um penteado decente.
Os espelhos facilitam a nossa vida. Por isso, devem estar bem limpos. Recorra a um pano de microfibras e a detergente para os vidros para deixar os espelhos impecáveis. Esta tarefa faz-se num minuto.
8 – Roupa
Lavar a roupa deve fazer-se uma vez por semana (no mínimo), apesar de ser uma tarefa ingrata e indesejada. Facilmente se deixa acumular demasiada roupa, o que irá tornar essa numa tarefa mais difícil de executar. Por isso, livre-se dessa dor de cabeça e faça-o mal possa.
Apesar destas tarefas deverem ser feitas uma vez por semana, não têm de ser feitas no mesmo dia. Por isso, organize-se e distribua as diferentes tarefas por dias distintos. Assim, só abdica de parte do seu tempo e não tem que sacrificar um dia para estas tarefas todas.