Uma poderosa aliada na limpeza, mas que também exige precaução! Aprenda com as melhores dicas como proceder à limpeza com lixívia! A lixívia pode ser um produto bastante útil. No entanto, trata-se de uma ferramenta poderosa que é necessário saber usar. Usar incorretamente a lixívia pode causar estragos na roupa ou noutros itens.
Se quer usar este ingrediente especial como um apoio fundamental na limpeza de casa, aprenda a usá-lo com mestria. Existem conhecimentos fundamentais que se deve ter para se fazer uma utilização eficiente deste produto.
Limpeza com lixívia: como usar e evitar acidentes

Há muito tempo que a lixívia é um dos produtos mais utilizados na limpeza doméstica. Este produto é conhecido pela capacidade de manter a roupa branca. No entanto, como contém propriedades desinfetantes, a lixívia também é vista como um produto de limpeza.
Quando a lixívia é dominada com mestria, pode revelar-se uma verdadeira aliada na limpeza da casa, uma aliada no combate às manchas e à sujidade. A sua eficiência é notável em várias áreas. No entanto, quando se usa este poderoso produto sem os devidos conhecimentos, a lixívia pode revelar-se muito perigosa.
A lixívia deve ser vista mais como um produto desinfetante do que como um produto de limpeza propriamente dito. Ela requer muita atenção. Os perigos óbvios da lixívia podem facilmente ser encontrados na embalagem. Estão visíveis no rótulo.
Este produto requer alguns cuidados especiais, porque contém compostos altamente corrosivos. A lixívia pode estar na origem de diversos problemas para a saúde: irritar os olhos, irritar a pele e gerar problemas no trato respiratório!
No artigo do NCultura, iremos partilhar consigo os cuidados essenciais que deve ter no momento de lidar com a lixívia. Se quer usar este produto numa limpeza eficaz e segura, deve saber seguir o passo a passo que preparámos para si, porque para cada uma das áreas onde a lixívia pode ser usada, há conhecimentos específicos que deve ter em consideração.
Métodos para usar lixívia no tratamento da roupa
É possível utilizar lixívia na limpeza da roupa. Se o quer fazer corretamente, sem danificar as fibras das peças, deve seguir algumas etapas essenciais…
Para lavagens à mão
- Primeiro, dilua 1 copo (150ml) de lixívia específica de lavagem de roupa em cerca de 10 litros de água (não junte detergente).
- Em seguida, coloque as peças de roupa de molho por meia hora.
- Finalmente, após esse tempo passar, lave-as normalmente.
Para lavagens à máquina
- Primeiro, coloque 1 copo de lixívia no compartimento do amaciador.
- Em seguida, faça um ciclo de lavagem normal.

Utilização correta de lixívia na limpeza da casa
As tarefas de limpeza doméstica são essenciais para manter a casa impecável. A líxivia pode facilitar muito o momento de realizar determinadas tarefas. No entanto, para usar lixívia corretamente, há que saber que há algumas diferenças no modo de utilização. O produto deve ser utilizado consoante a função, com as especificidades de cada tarefa.
Utilização de lixívia para higienizar superfícies
Para saber como utilizar a lixívia corretamente no que diz respeito à higienização de superfícies, primeiro deve juntar cerca de 1 copo (150ml) de produto com 5 litros de água (aproximadamente). Depois, deve misturar.
Se a sujidade for muito intensa e persistente, então utilize 2 copos (300ml) de lixívia na quantidade de água acima mencionada. Deve misturar bem a solução, antes de utilizá-la. Depois, no final, não enxague.
Esta mistura somente deve ser usada para higienizar e remover os alergénios de pequenas superfícies, nomeadamente as cerâmicas da casa de banho e também pode ser usada em grandes superfícies, nomeadamente no pavimento do terraço.
Utilização de lixívia para eliminar o mofo
Este produto revela-se bastante eficaz na remoção do mofo. Para realizar essa tarefa, deve realizar os seguintes passos:
- Primeiro, dilua um copo de lixívia (150ml) em cerca de 4 litros de água.
- Em seguida, aplique diretamente a solução criada na zona afetada.
- Finalmente, esfregue a zona com um pano ou esponja suave.
Aprenda a limpar a sua casa corretamente:
- Como limpar a casa de banho de forma rápida e eficaz
- 10 truques para economizar tempo na limpeza da casa
- Truques para limpar o pó e deixar a casa impecável
Utilização de lixívia para higienizar a água de plantas e flores de vasos
Embora se estranhe, a verdade é que este produto pode ser usado para higienizar a água de plantas e flores de vasos. A lixívia é um produto excelente para eliminar mofos e bactérias!
Para realizar essa tarefa, há que realizar alguns passos simples:
- Primeiro, deve colocar uma colher de café do produto na água.
- Em seguida, deve regar as plantas.
- Desta forma, o hipoclorito de sódio da lixívia irá controlar o crescimento dos micro-organismos que originam o apodrecimento da água.
É importante conhecer os cuidados gerais a ter no momento de manusear a lixívia. Além de saber como usar lixívia corretamente, também é fundamental saber o que não deve fazer. Existem alguns erros que são constantemente cometidos e que devem ser evitados.
1 – No momento de aplicar a lixívia, tenha atenção, independentemente da finalidade com que a usar. Este produto mancha muito a roupa, sobretudo se for de cor. Por isso, no momento de utilizar lixívia, vista roupa confortável que se possa “estragar”, ou seja, aquela que já não leva para a rua.
2 – No momento de usar este produto, utilize uma máscara devido ao grau de toxicidade da lixívia. Tenha em conta que se não usar nada no momento de usar a lixívia, o simples facto de inalar os vapores deste produto pode originar efeitos negativos para a saúde.
3 – Ao manusear a lixívia, use sempre luvas descartáveis.
4 – Nunca aplique lixívia sobre tintas sintéticas, porque aumenta o risco de danificar estas áreas.
5 – Não misture lixívia com outros produtos branqueadores ou de limpeza. Use-a apenas diluída em água.
6 – Se tem como objetivo fazer a limpeza de superfícies, opte por utilizar um produto de limpeza específica. Reserve a lixívia para a higienização. O uso deste produto justifica-se apenas em áreas onde haja a necessidade de uma desinfeção eficaz e com regularidade, a baixo custo.
7 – A lixívia não deve ser aplicada regularmente em cerâmicas e loiças. Evite a sua utilização nestes produtos, porque a lixívia enfraquece esses materiais e torna-os mais frágeis e porosos.
8 – Também deve evitar usar a lixívia com materiais como inox, cromados e vidros. Este produto degrada-os com facilidade, porque a lixívia contribui para a acumulação de cálcio e sílicas.
9 – No momento de guardar a lixívia, guarde-a num local de muito difícil acesso, sobretudo se tiver animais de estimação e crianças em casa.
Neste momento, já sabe tudo o que necessita saber sobre este produto. Já pode utilizar a lixívia da forma mais indicada para retirar o máximo partido dela!