Início Saúde Leite de vaca: prós e contras para a saúde

Leite de vaca: prós e contras para a saúde

O leite de vaca é um alimento que se revela importante dos oito aos oitenta, permitindo obter inúmeros benefícios, pois é rico em cálcio e em proteínas.

Leite de vaca
Leite de vaca: prós e contras para a saúde
3.8
(13)

O leite de vaca é um alimento que se revela importante dos oito aos oitenta, permitindo obter inúmeros benefícios, pois é rico em cálcio e em proteínas.

Desde crianças, somos ensinados que devemos sempre beber leite, pois ele irá ser muito importante para o nosso crescimento. Contudo, após passar a fase do crescimento, as pessoas muitas vezes optam por deixar de beber leite.

Mas fazem mal, porque o leite permite que se obtenham inúmeros benefícios, já que é um alimento que é rico em cálcio e em proteínas.

Leite de vaca
Leite de vaca: prós e contras para a saúde

É importante reconhecer que existem diferentes variedades de leite, com diferentes benefícios. Mas este é sempre um alimento extremamente importante que fortalece qualquer pessoa que o consuma regularmente.

Fique a conhecer melhor os prós e contras do leite de vaca.

Benefícios do leite de vaca, um alimento importante e que fortalece

Leite de vaca
Leite de vaca: prós e contras para a saúde

Diversidade

Existem vários tipos de leite de vaca. Mesmo sendo todos diferentes, todos possuem benefícios, podendo apresentar alguma diferença entre eles. Quando o leite possui a sua gordura natural, é integral. Quando parte da gordura é retirada, então estamos perante um leite semidesnatado. Quando a indústria remove toda a gordura do leite, permanecendo apenas a sua porção de proteínas e hidratos de carbono, então estamos perante um leite desnatado.

O processo de fabrico permite distinguir diferentes tipos de leite, podendo classificar-se da seguinte forma: quando chega ao consumidor, sem passar por qualquer processo industrial, é classificado como leite de vaca puro ou natural. Este não se encontra num supermercado. Os leites que podem ser encontrados nos supermercados são: Leite Pasteurizado, Leite UHT ou Leite em pó. Todos podem ser encontrados nas versões integral, semidesnatado ou desnatado.

Além de haver leites provenientes de outros animais (burra, cabra), há ainda os leites vegetais, que são, na verdade, apenas bebidas vegetais, uma vez que surgem após a trituração de grãos com água. Alguns exemplos são: leite de amêndoas, soja, arroz, castanhas. Há também o leite de coco. São bebidas distintas, com nutrientes particulares, o que leva a que gerem benefícios diferentes dos de leite de vaca.

Leia Também: Benefícios do golden milk, a bebida milenar

Leite de vaca
Leite de vaca: prós e contras para a saúde

Benefícios

O leite de vaca integral, quando é consumido regularmente, permite gerar diversos benefícios para a saúde. Este tipo de leite é também rico em vitamina do complexo B, o que contribui para melhorar o funcionamento do sistema nervoso. O leite possui também uma grande riqueza em aminoácidos, com propriedades anti-hipertensivas, o que implica que possa ajudar a controlar a pressão alta.

Este tipo de leite de vaca é rico em cálcio e contém vitamina D, o que lhe permite ajudar na prevenção da osteoporose. É ainda rico em proteínas o que permite ajudar no crescimento dos músculos. O leite contém ainda oligossacarídeos, estes nutrientes são consumidos pelas bactérias benéficas ao intestino. o que permite ao leite melhorar a flora intestinal.

Por conter magnésio, cálcio, fósforo e proteínas essenciais, o leite (e os produtos lácteos) permite fortalecer os ossos, contribuindo para a formação e reparação óssea. Também por apresentar concentração de cálcio e fósforo, o leite também melhora a saúde dos dentes, fortalecendo-os. Também existem estudos que relacionam o risco reduzido de doenças cardiovasculares ao consumo de leite.

Leia Também: Como fazer Chá de Gengibre e limão, canela e mel (6 receitas)

Leite de vaca
Leite de vaca: prós e contras para a saúde

Curiosidades

Sabia que os humanos são os únicos mamíferos que bebem leite na idade adulta? Os animais irracionais, atingindo a maturidade, prescindem do leite. Será este um bom argumento dos detratores do leite? Pois, é que também há quem demonize o consumo do leite. Mas o argumento não é suficientemente forte, porque os humanos possuem muitas diferenças em relação aos animais.

Eles são os únicos que comem muitos outros alimentos (como, por exemplo, batatas fritas, pipocas, etc.). Também somos o único mamífero a beber leite proveniente de outra espécie. Embora esta tese seja, na generalidade, verdadeira, existem casos excecionais, em que há mamíferos a consumir leite de outras espécies.

Leite de vaca
Leite de vaca: prós e contras para a saúde

Malefícios

É preciso ter em conta que, apesar de permitir gerar alguns benefícios, o leite pode também provocar alguns malefícios. Existem ainda pessoas que são intolerantes à lactose e, por isso, não devem, nem podem beber leite. Os produtos lácteos podem também causar sintomas como dor e distensão abdominal. O leite pode ainda provocar gases ou diarreia.

Se gostou deste artigo nCultura, veja também o artigo sobre 11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde. Para conhecer mais publicações nCultura sobre o universo da saúde, clique aqui.

A sua opinião importa, gostou deste artigo ?

Clique nas Estrelas para classificar

Classificação média 3.8 / 5. Numero de classificações: 13

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.