_

A influência deste objeto, que até foi considerado um dos “objetos do século XX”, é real e reflete-se nos números da empresa dinamarquesa. De acordo com os últimos dados anuais divulgados, referentes ao ano de 2016 para todo o mundo, o Grupo Lego gerou uma receita total de 37,9 mil milhões de coroas dinamarquesas, DKK, (cerca de 5 mil milhões de euros) – o valor mais alto de sempre da empresa – e teve um lucro anual de 9,4 mil milhões DKK (cerca de 1,2 mil milhões de euros). O relatório anual e mundial para 2017 deverá ser divulgado em fevereiro.

Atualmente, a Lego, que foi considerada a marca mais poderosa do mundo, em 2015, está a apostar em investimentos no domínio digital e em iniciativas de sustentabilidade. O último grande passo foi a criação de uma parceria com a Tencent, a ‘Google chinesa’, a 15 de janeiro deste ano.

Sabia que o fundador da Lego era carpinteiro e que, embora a empresa tenha nascido em 1932, só em 1947 é que começou o fabrico de peças de plástico?
E que o tijolo tal como se conhece hoje levou nove anos a desenvolver-se, entre 1949 e 1958?
Ou, que os primeiros tijolos chamavam-se Automatic Binding Bricks (Tijolos de encaixe automático), em 1949, e que só quatro anos depois, o nome foi alterado para LEGO Mursten (“tijolos LEGO” em dinamarquês)?
Conheça mais factos curiosos:
1

Sabia que branco, vermelho, amarelo, azul e verde foram as primeiras cores disponíveis?
2

Sabia que os primeiros tijolos originais eram ocos, pelo que tinham uma capacidade de encaixe limitada?
(cont.)