O iogurte é um alimento importante, ao qual recorremos com frequência. Estudo científico confirma: iogurte natural pode ser uma arma eficaz contra o cancro!
Existem hábitos alimentares que podem tornar-se extremamente importantes para o nosso fortalecimento. Sabemos que muitos alimentos estão na origem de diferentes benefícios, mas a ciência confirma que existem alguns que podem tornar-se valiosos aliados da nossa saúde. Um deles é o iogurte.
O iogurte é um alimento importante, ao qual recorremos com frequência. Sabe bem simples, mas também acompanhado de cereais ou fruta. O iogurte é também um produto ao qual recorremos frequentemente para fazer bolos caseiros. Mas será que conhece os seus benefícios? Estudo científico confirma: iogurte natural pode ser uma arma eficaz contra o cancro!
Leia também: 10 Mitos sobre a Saúde. Verdade ou mentira?
Iogurte natural ajuda a diminuir o risco de cancro

A fonte
A Medical Hypotheses é um periódico científico de elevada reputação. Recentemente, foi publicado na revista um artigo que é fruto de um trabalho de investigação. Uma das grandes conclusões presentes nesse estudo é de que o iogurte natural pode prevenir e combater o cancro. Um consumo diário de iogurte natural contribui para prevenir o risco de incidência de cancro da mama.
O estudo
Este estudo revela que o consumo de iogurte natural está associado a uma redução do risco de cancro de mama. As mulheres podem ter neste produto alimentar barato um potencial remédio preventivo. Basta que o consumam diariamente, para obter os seus benefícios. Além disso, o trabalho realizado com este estudo permitiu chegar à conclusão de que o consumo de iogurte natural aparenta ser protetor.
Pode confirmar as conclusões desse estudo, aqui.

Os investigadores
Um equipa de investigadores britânicos da Universidade de Lancaster realizou uma meta-análise de estudos epidemiológicos. A conclusão foi surpreendente. De acordo com os investigadores: “A hipótese, embora não comprovada, é apoiada pelas provas que temos até ao momento. As bactérias fermentadoras de lactose protegem, enquanto bactérias patogénicas que induzem a inflamação aumentam a possibilidade de cancro da mama”.
As bactérias fermentadoras da lactose (presentes no iogurte natural) são responsáveis por combater inflamações desencadeadas por microrganismos nocivos nos ductos mamários – sendo estes uma das causas dos tumores mamários.

As bactérias
Num iogurte natural, há bactérias fermentadoras e estas foram analisadas pelos cientistas britânicos. No leite também estão presentes estas bactérias. No leite materno, existem bactérias semelhantes. Estes são produtos importantes na prevenção e combate ao cancro, nomeadamente mamário.
Leia também: 8 alimentos que ajudam a prevenir o excesso de colesterol
Assim, há a ideia de que estas bactérias (e estes produtos) desempenham um papel importante na redução do cancro de mama. Anteriormente, já tinha havido estudos que comprovaram que o risco da mulher desenvolver o tumor diminuia em 4,3%, após dar de mamar ao longo de um ano. Tal estudo avaliou mulheres que amamentaram por 12 meses.

Outros estudos
Não é a primeira vez que é defendida a tese de que o consumo iogurte natural é benéfico para combater o cancro. Anteriormente, tinha sido publicado um artigo científico com conclusões similares: consumir regularmente iogurte permite aos homens prevenir e combater o cancro do intestino.
Esse artigo foi publicado na revista “Gut”, da Sociedade Britânica de Gastroenterologia. Esse trabalho foi realizado por uma equipa de investigadores da Universidade de Washington que desenvolveram uma investigação que teve como conclusão que os homens podem reduzir a probabilidade desenvolver tumores nos intestinos (que poderiam evoluir para cancro) em 26%!

Esta investigação, que foi publicada em junho de 2019, defende que para eles conseguirem essa redução, basta consumirem dois iogurtes por semana. Tal justifica-se pela existência de Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus, pois estes dois probióticos podem encontrados no iogurte. De acordo com o estudo realizado, ambos contribuem para a redução dos níveis de carcinogéneos.
Agora que sabemos quais os benefícios do iogurte, vamos tornar o seu consumo num hábito diário. Por que não? Será importante implementar essa rotina para a saúde e para o bem estar da família!…