Início Saúde Iogurte ajuda a prevenir enfarte e AVC, diz estudo

Iogurte ajuda a prevenir enfarte e AVC, diz estudo

Iogurte ajuda a prevenir enfarte e AVC, diz estudo. O iogurte pode diminuir em 20% o risco de hipertensão, principalmente em mulheres.

Iogurte ajuda a prevenir enfarte e AVC, diz estudo

Iogurte ajuda a prevenir enfarte e AVC, diz estudo. Todos sabemos que o risco de doenças cardiovasculares diminui, se tivermos uma vida mais saudável, composta por uma dieta equilibrada e por uma atividade física regular. Ao evitar a hipertensão está também a prevenir os enfartes e os AVC.

Além disso, os iogurtes podem ter um contributo importante a dar nesta matéria. Esta tese advém de um estudo feito nos Estados Unidos da América e que analisou o impacto do consumo de iogurte no desenvolvimento da pressão arterial. Esta investigação concluiu que as mulheres que consumiam pelo menos 5 porções de iogurte por semana corriam um risco 20% inferior de desenvolver hipertensão arterial.

Iogurte ajuda a prevenir enfarte e AVC
Iogurte ajuda a prevenir enfarte e AVC, diz estudo

Iogurte ajuda a prevenir enfarte e AVC, diz estudo

É certo que aspetos como a alimentação, o índice de massa corporal e o estilo de vida, no geral, podem interferir no aparecimento ou não de doenças cardiovasculares. Porém, acredita-se que a inclusão do iogurte na dieta pode mesmo ter efeitos positivos.


Leia também: 10 Mitos sobre a Saúde. Verdade ou mentira?


As explicações para isso não são totalmente conhecidas, embora se pense que o potássio e o magnésio, existentes nos laticínios, possam estar relacionados com a redução do risco de desenvolver pressão alta. Além disso, os lactobacilos presentes no iogurte também podem provocar uma reação no organismo, capaz de interferir com a enzima que reduz a pressão arterial.

Iogurte ajuda a prevenir enfarte e AVC
Iogurte ajuda a prevenir enfarte e AVC, diz estudo

Mas isso significa que comer iogurte é suficiente para baixar a pressão arterial?

Apesar dos resultados desta pesquisa, é preciso ter em conta que aquilo que ela nos diz é que algumas propriedades do iogurte ajudam no controlo da pressão arterial. Contudo, o consumo deste produto tem de ser acompanhado por outros hábitos de vida saudáveis.

Por exemplo, as mulheres obesas não apresentaram os mesmos resultados, pois o excesso de peso “anulou” os benefícios do consumo de iogurte. Logo, a ingestão de iogurte deve ser acompanhada por um estilo de vida equilibrado, isto é, uma dieta saudável, uma atividade física regular e um peso controlado.

É ainda importante manter a pressão arterial vigiada, principalmente a partir da menopausa, quando as mulheres começam a registar o aparecimento de mais doenças cardiovasculares. Além disso, a hipertensão arterial é uma “doença silenciosa”, o que significa que pode não dar sintomas, o que significa que é importante fazer exames de rotina e controlar a pressão arterial.

Convém também lembrar que quem tem hipertensão e toma medicação, apenas tem a tensão controlada, já que essa medicação não é capaz de diminuir a pressão arterial. Logo, é essencial complementar a toma regular e correta da medicação com outros hábitos de vida saudáveis.

Iogurte ajuda a prevenir enfarte e AVC
Iogurte ajuda a prevenir enfarte e AVC, diz estudo

Conclusão

Se os iogurtes podem ser benéficos para diminuir o risco de hipertensão, também é verdade que deve optar por iogurtes naturais, com menos gordura e açúcar. Além disso, é importante juntar aos iogurtes ingredientes frescos e saudáveis como fruta, por exemplo.


Leia também: 8 alimentos que ajudam a prevenir o excesso de colesterol


Também não deve exagerar na quantidade ingerida deste produto, incluindo este alimento ao pequeno-almoço ou ao lanche. Outra boa opção é fazer os seus próprios iogurtes. Assim, saberá exatamente aquilo que eles contêm, evitando o consumo de quaisquer corantes ou conservantes.

Nunca se esqueça de complementar o consumo de iogurtes com uma dieta saudável e a prática regular de exercício físico, vigiando sempre a sua pressão arterial.

Iogurte ajuda a prevenir enfarte e AVC
Iogurte ajuda a prevenir enfarte e AVC, diz estudo

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.