12 importantes descobertas arqueológicas que mudaram a história
Para compreender melhor o passado conheça algumas das mais incríveis descobertas arqueológicas que mudaram a história do mundo.
A enorme quantidade de valiosas descobertas encontradas até hoje permite-nos compreender melhor a história e entender alguns segredos de diferentes épocas.
Conheça alguns dos mais incríveis achados arqueológicos da história da humanidade:
1 – Exército de Terracota

Estas escavações arqueológicas permitiram aos investigadores um novo ângulo de abordagem à época do primeiro imperador da China.
Em 1947, um agricultor da província de Shaanxi estava a cavar um poço e descobriu este exército enorme. Ele foi enterrado em frente ao túmulo do grande imperador Qin Shi Huang para que os guerreiros pudessem observá-lo no outro mundo.
Esta enorme construção permitiu aos investigadores concluir que o imperador tinha pontos de vista bastante progressistas e humanistas, já que os seus antecessores, por uma vida melhor no outro mundo, preferiam enterrar com eles um exército vivo.
O surpreendente é que, embora o exército tenha sido descoberto há quase 60 anos, o túmulo do imperador ainda não foi encontrado.
2 – Manuscritos do Mar Morto

Os fragmentos mais antigos da Bíblia.
Uma coleção inteira de manuscritos antigos foi encontrada em vários locais na costa noroeste do Mar Morto.
Os cientistas descobriram que esses manuscritos foram criados 1000 anos antes do manuscrito mais antigo do Antigo Testamento.
Além disso, graças a esses textos, sabemos agora como as pessoas viviam naqueles tempos.
3 – Inscrição de Behistun

Descrição dos eventos históricos do século VI a.C.
Esta inscrição foi descoberta pelo inglês Robert Sherley em 1598 durante a sua missão diplomática na Pérsia. É um texto em vários idiomas, esculpido por ordem do rei Dario I da Pérsia.
As inscrições na pedra narram acontecimentos dos anos 523-521 a.C.. Esta informação ajudou os arqueólogos a estudarem melhor as famosas civilizações como a Mesopotâmia, a Suméria, o Império Acádio, a Pérsia e a Assíria.
4 – Garganta de Olduvai

Território conhecido como “berço da humanidade”.
Neste território foram efetuados vários achados pré-históricos. Olduvai foi descoberto pelo entomologista alemão Wilhelm Kattwinkel em 1911: o cientista literalmente caiu na garganta enquanto caçava uma borboleta.
Foram encontrados 3 tipos diferentes de povos antigos, entre eles o Australopithecus, Homo habilis e Homo erectus, assim como os restos dos extintos hipparions, cavalos de três dedos (Mesohippus).
5 – Templo de Angkor Wat

O maior edifício de culto do mundo.
As primeiras menções sobre estas construções de pedra datam de 1601. Naquela época, Marcelo Ribandeyro de Espanha, encontrou por acaso o estranho templo de Angkor Wat na selva do Camboja. Incapaz de decifrar o mistério da existência do templo, o mundo esqueceu este edifício por mais de 200 anos.
O templo de Angkor Wat é o maior monumento religioso do mundo. É formado por uma construção de três níveis, com uma infinidade de escadas e corredores, coroados com 5 torres.
Não é por acaso que se diz que o templo é a alma do povo Khmer porque, com toda a segurança, pode-se dizer que Angkor é o coração de uma grande civilização.
6 – Troia

Como resultado das escavações, foram detetados 46 níveis de camadas culturais.
A antiga cidade de Ilium, famosa pelos poemas de Homero e Virgílio, foi descoberta em 1870 pelo arqueólogo alemão autodidata Heinrich Schliemann.
Após as escavações, a história da cidade antiga foi dividida em várias épocas: de Troia I a Troia IX. Acredita-se que a Troia de Homero é Troia VI (anos 1900-1300 aC).
7 – A máquina de Anticítera

O mecanismo, criado na Grécia Antiga, estava à frente de seu tempo.
Este mecanismo foi encontrado num antigo navio afundado, em 1901.
O mecanismo remonta a cerca de 100 anos a.C.. Segundo os dados dos cientistas, continha pelo menos 30 engrenagens de bronze numa moldura de madeira, nas suas faces, frontal e posterior, estavam localizadas setas e dispositivos para calcular o movimento dos corpos celestes.
Os cientistas acreditam que o dispositivo serviu para determinar a data exata para iniciar os Jogos Olímpicos: este dispositivo teve que calcular com precisão o ciclo de 4 anos.
8 – Os dentes de uma pessoa pré-histórica

Os restos pertenciam a uma espécie desconhecida de uma pessoa pré-histórica.
Na caverna Denisova na Sibéria, Rússia, foram encontrados os dentes e um osso do dedo da mão de um hominídeo. Os cientistas estão confiantes de que estas descobertas têm pelo menos 50 mil anos de idade.
Depois de realizar uma investigação, os cientistas concluíram que no território de Altai havia uma espécie desconhecida de hominídeo. Os investigadores acreditam que os hominídeos de Denisova tinham pele, olhos e cabelos escuros.
9 – Pompeia

A famosa cidade romana.
Sendo uma colónia romana, esta cidade costumava ser um porto próspero, pelo que indicam as múltiplas mansões, templos, teatros e saunas.
Em Pompeia havia também um anfiteatro, um fórum e uma basílica. Lá viviam cerca de 20.000 pessoas. Em 24 de agosto do ano 79, durante a erupção do Vesúvio, a cidade foi completamente soterrada pelas cinzas.
Pompeia foi descoberta em 1599 por Domenico Fontana, no entanto, apenas em 1748 é que começaram as escavações. A pesquisa em Pompeia permitiu aos arqueólogos recriar a vida dos romanos.
10 – Caverna de Lascaux

Tem algumas amostras importantes de arte rupestre e paleolítica.
A caverna foi descoberta por quatro adolescentes, em 12 de setembro de 1940. Dentro da caverna há mais de 2000 imagens de animais, pessoas e símbolos abstratos. Entre os animais há veados, búfalos, gatos, pássaros, rinocerontes e ursos.
Os investigadores acreditam que as pessoas não moravam na caverna de Lascaux, mas visitavam-na frequentemente para deixarem lá os seus desenhos.
11 – Pedra de Roseta

Um fragmento de uma estela egípcia que ajudou a decifrar os hieróglifos.
Este fragmento de granodiorito foi encontrado em 1799, no Egito, e data de aproximadamente 196 a.C..
A pedra agradece ao rei Ptolomeu V, escrito com hieróglifos egípcios, o demótico egípcio e a antiga língua grega.
A pedra foi exposta num templo, e depois foi movida e usada como material de construção no forte da cidade de Rosetta.
12 – Machu Picchu

A misteriosa cidade dos incas.
A famosa fortaleza dos Incas, santuário histórico no Peru, foi fundada por volta de 1440 e existiu até 1532. Em 1911 foi descoberta pelo historiador americano da Universidade de Yale, Hiram Bingham.
As pitorescas ruínas de Machu Picchu são uma obra-prima da arquitetura e engenharia e incluem cerca de 200 edifícios localizados numa área de 365 por 300 metros.