Supere o desafio que temos para si e obtenha o conhecimento necessário para que consiga evitar estes 5 erros de português.
No NCultura, tem vários desafios de português, mas também tem outros conteúdos de interesse para que possa saber mais sobre a língua portuguesa. No presente artigo do NCultura, há um desafio de português que visa apresentar um texto com 5 erros. Quem conseguir identificar os 5 erros, passa o teste com distinção.
Mas o propósito em si do artigo está em fazer com que as pessoas se apaixonem pela língua portuguesa e que pretendam aprender mais todos os dias. Mesmo que não consiga identificar nenhum erro, verá valor no presente artigo, pois ficará a conhecer melhor algumas palavras da língua portuguesa, palavras que são frequentemente escritas de forma errada.
Neste artigo, poderá assim aprofundar o conhecimento sobre os conceitos analisados, além de ficar mais bem preparado para evitar cometer esses erros comuns.

Identifique os 5 erros de português. Será capaz?
Desafio de português
O momento era prupício para a tentação. Ela apenas sorriu e ele ficou seduzido. A concupisciência surgiu, do sorriso ao beijo, do beijo à cama. O amor veio depois.
Mais tarde, percebeu-se que o momento teve frutos. Ela engravidou. Ele, quando soube da notícia, ficou empedrernido. O homem saiu e nunca mais a viu. Ela ficou com a téz vermelha, verteu uma lágrima, conteve um vitumpério e, logo depois, sorriu. Desde então, nunca mais sorriu…

Definição de conceitos
Propício
Palavra que advém do latim propitĭu-, com o mesmo significado.
Esta palavra é adjetivo que significa que protege; que auxilia. Esta palavra significa favorável; oportuno. Esta palavra significa também próprio. Esta palavra significa ainda benigno.
Há palavras que podem ser encaradas como sinónimos desta palavra, nomeadamente: azado, benevolente, benigno, bom, conveniente, favorável, oportuno, próprio, vantajoso
Existem também palavras que podem ser encaradas como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: malévolo, mau.

Concupiscência
Palavra que advém do latim concupiscentĭa-, com o mesmo significado. Este nome feminino significa atração pelos prazeres materiais e/ou sensuais. Concupiscência significa também desejo sexual intenso. Concupiscência significa ainda cobiça.
Existem diversas palavras que, em determinados contextos, podem ser consideradas sinónimos de concupiscência, nomeadamente: cio, ganância, inveja, lascívia, luxúria, sensualidade, voluptuosidade, ambição, avidez, carnalidade, entre outros. Existem diversas palavras que podem ser consideradas antónimos desta palavra, nomeadamente: desapego, desinteresse, pudicícia, pureza, castidade, desambição, entre outros.
Empedernido
A palavra empedernido é forma do verbo empedernir. Empedernido é particípio passado de empedernir. Empedernido é ainda adjetivo que significa duro como pedra. Em sentido figurado, a palavra empedernido pode significar inflexível; insensível.
Empedernido pode (em determinados contextos) ter como sinónimos as seguintes palavras: inflexível, insensível, pétreo, cruel, desumano, duro, entre outros.

Tez
Palavra que advém de origem obscura. Este nome feminino significa epiderme, principalmente do rosto; cútis.
Tez pode (em determinados contextos) ter como sinónimos as seguintes palavras: cutícula, cútis, epiderme.
Vitupério
Palavra que advém do latim vituperĭu-, com o mesmo significado. Este nome masculino significa ato ou efeito de vituperar ou exprobrar. Esta palavra significa ainda acusação grave ou infamante; ultraje; agravo; ofensa; injúria. Vitupério pode ainda significar infâmia; vileza.

Desafio: identificação dos erros cometidos!
Identificação
O momento era prupício para a tentação. Ela apenas sorriu e ele ficou seduzido. A concupisciência surgiu, do sorriso ao beijo, do beijo à cama. O amor veio depois.
Mais tarde, percebeu-se que o momento teve frutos. Ela engravidou. Ele, quando soube da notícia, ficou empedrernido. O homem saiu e nunca mais a viu. Ela ficou com a téz vermelha, verteu uma lágrima, conteve um vitumpério e, logo depois, sorriu. Desde então, nunca mais sorriu…
Correção
O momento era propício para a tentação. Ela apenas sorriu e ele ficou seduzido. A concupiscência surgiu, do sorriso ao beijo, do beijo à cama. O amor veio depois.
Mais tarde, percebeu-se que o momento teve frutos. Ela engravidou. Ele, quando soube da notícia, ficou empedernido. O homem saiu e nunca mais a viu. Ela ficou com a tez vermelha, verteu uma lágrima, conteve um vitupério e, logo depois, sorriu. Desde então, nunca mais sorriu…
Este artigo visa estimular a paixão pela língua portuguesa, levar as pessoas a querer conhecer o significado das palavras e a valorizar o uso do dicionário.

Leia também:
- Língua Portuguesa: Erros ortográficos curiosos
- Língua Portuguesa: 10 palavras com significados diferentes
- Língua portuguesa: 11 palavras que enriquecem o vocabulário
NCultura
Conseguiu identificar os 5 erros de português? O que achou das palavras de hoje? Eram mais difíceis ou mais fáceis? Deixe-nos a sua opinião nos comentários.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…