Início Histórias Hunza, o povo que vive até aos 120 anos

Hunza, o povo que vive até aos 120 anos

Mulheres de 40 anos parecem adolescentes, outras dão à luz aos 65 e a maioria delas vive mais de 110 anos. Conheça os Hunza, o povo que “não envelhece”.

3143

Hunza, o povo que vive até aos 120 anos

O vale do rio Hunza, na fronteira com a Índia e o Paquistão, é chamado de “oásis de juventude”, e não é em vão: os habitantes da região vivem até 110-120 anos, quase nunca ficam doentes e possuem uma aparência muito jovem.

O povo de Hunza destaca-se em muitos aspetos das nações vizinhas tanto que, fisicamente, lembram os europeus, e falam a sua própria língua – o burushaski – que é diferente de qualquer outra no mundo, e professam um Islão especial, o ismaelita, informa o site Marketium.

No entanto, o mais surpreendente desta pequena nação, escondida entre as maciças montanhas da região, é a sua notável capacidade de manter a sua juventude e saúde: os hunza banham-se em água gelada, mesmo a 15 graus abaixo de zero, jogam jogos desportivos, inclusive após os 100 anos, mulheres 40 anos parecem adolescentes e as de 65 dão à luz. No verão, comem frutas e vegetais crus; no inverno, damascos secos, brotos de feijão e queijo de ovelha.

O médico escocês Robert McCarrison, que revelou este “Vale Feliz” à sociedade ocidental pela primeira vez, enfatizou que os Hunza consomem muitíssimo poucas proteínas. Um dia, em média, comem 1.933 calorias, incluindo 50 gramas de proteína, 36 gramas de gordura e 365 gramas de carboidratos.

De acordo com as conclusões de McCarrison, a dieta é precisamente o principal fator da longevidade desta nação. Por exemplo, as nações vizinhas, que vivem nas mesmas condições climáticas mas não comem adequadamente, sofrem de uma variedade de doenças e têm uma expectativa de vida 2 vezes mais curta.

Outro especialista, R. Bircher, destacou os seguintes benefícios do padrão alimentar dessa nação incrível: é vegetariano, tem uma grande quantidade de alimentos crus, frutas e vegetais predominam na dieta, os produtos são totalmente naturais e têm períodos regulares de jejum.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.