A humidade nas paredes é um problema persistente que afeta a estética da sua casa e pode causar problemas respiratórios. Veja como lidar com este problema! As paredes da nossa casa são constantemente desvalorizadas. Normalmente, dão mais nas vistas quando manifestam problemas, como rachaduras, sujidade ou humidade. O mofo e o bolor podem surgir nas paredes. Por isso, é fundamental para eliminar a humidade.
No presente artigo, iremos partilhar consigo os melhores métodos de limpeza e dicas para remover humidade com sucesso das paredes, deixando-as impecáveis.
Humidade nas paredes: aprenda a limpar com eficácia

Infelizmente, a humidade nas paredes é um problema mais comum do que se deseja. Muitos dos edifícios públicos que visitamos (museus, escolas, igrejas) manifestam esses problemas.
A humidade apresenta-se em muitas casas portuguesas. Contudo, ter de lidar com ela na nossa casa é diferente. O nosso lar é um espaço que deve ser visto como o nosso templo sagrado. Deve apresentar-se no seu melhor.
A humidade nas paredes da nossa casa é um problema sério que deve ser resolvido com urgência. Por isso, se as suas paredes apresentam já manchas escuras tem de aprender a limpar a humidade nas paredes com eficácia e saber como prevenir esse problema.
Problemas
A origem da humidade pode dever-se a defeitos da construção. Ela pode apresentar-se em diferentes locais. Contudo, o teto e as paredes costumam ser locais onde a humidade habitualmente surge. As manchas escuras são uma das manifestações mais comuns, podendo surgir ainda o mofo ou o bolor. Estes podem passar também para objetos de decoração, mobiliário ou para a própria roupa.
Por isso, convém eliminar a humidade com urgência para não lidar com um problema maior, que implicaria um maior investimento. Além do prejuízo relativo à estrutura do imóvel (que pode ficar comprometida), a humidade pode estragar peças de mobiliário (armários, guarda-vestidos, cómodos, entre outros), além de causar outros estragos.
A necessidade de eliminar é uma questão estética, mas não só. O nosso lar é um espaço especial, que deve propiciar-nos o máximo conforto. O aparecimento da humidade é nefasto para o nosso quotidiano.

É bastante desagradável ao olhar ter de lidar diariamente com manchas castanhas ou pretas nas paredes de casa. É desconfortável. O ambiente fica mais pesado. A nossa sensação é de que há falta de higiene no espaço. Não sentimos prazer em receber pessoas em casa. Quando isso acontece, sentimos vergonha.
Efeitos negativos na saúde
Além de todos esses problemas, a humidade nas paredes de casa é nociva para o nosso bem-estar. Ela pode gerar consequências indesejadas para a saúde de todos os elementos que partilham o espaço.
O mofo e o aparecimento de fungos, bactérias e outros organismos podem gerar efeitos muito negativos, podendo mesmo originar doenças do foro respiratório, nomeadamente, rinite ou asma.
Intervenção rápida e prevenção
Por isso, mal surjam os primeiros sinais de humidade nas paredes, convém intervir rapidamente. Devemos atuar quando o problema for detetado. Atue mal confirme o aparecimento de manchas nas paredes.
Deve agir o mais rápido possível, quando a humidade se manifesta nas paredes. Caso contrário, o problema irá agravar-se com o tempo. É inevitável.
O aparecimento
A humidade tende a surgir em espaços quentes e húmidos. A casa de banho e a cozinha são as divisões onde é mais comum ela surgir, devido aos vapores do banho e da cozinha. Locais onde exista pouca circulação de ar (onde não haja renovação do ar) e pouca luz têm condições ideais para a humidade aparecer. É importante manter as janelas abertas para evitar que a humidade surja.
Outra forma de proteger as paredes da casa consiste em usar um ventilador/extrator. Embora o surgimento de humidade nas paredes se deva a causas estruturais na origem, há quase sempre defeitos de construção que poderiam ser evitados. Os efeitos da humidade podem ser limitados com ações simples e de fácil execução.
Ajuda profissional
É possível limpar a humidade nas paredes com vários produtos. Tanto pode usar produtos específicos, como pode utilizar soluções caseiras. Há ingredientes que temos por casa que são bastante eficazes.
Estas dicas não eliminam a humidade das paredes. Contudo, asseguram uma limpeza eficiente. Iremos partilhar dicas eficazes para situações corriqueiras de humidade. Quando os problemas são graves e se deseja uma solução a longo prazo, deve recorrer à ajuda de um profissional. Este especialista pode identificar a causa da humidade e intervir na origem do problema.
Por exemplo, a humidade nas paredes pode ser originada por vazamentos resultantes de canos perfurados. Por isso, a reparação é a única solução para o problema. A humidade pode ter origem exterior, devido a águas resultantes da chuva, por exemplo. Nesse caso, o problema estará muito provavelmente no isolamento das paredes e/ou do telhado.
Métodos para limpar humidade nas paredes
1 – Vinagre branco
Este produto é muito versátil. Pode ser útil em diversas áreas, nomeadamente na limpeza em geral. O vinagre branco é um bom aliado na guerra contra os fungos. Ele pode atuar sobre danos provocados pela humidade.
O processo para limpar as paredes é simples. Primeiro, deve colocar um copo de vinagre branco puro num borrifador. Posteriormente, deve aplicar o produto nas manchas de humidade da parede.
Em seguida, deve deixar atuar por alguns minutos. Finalmente, deve passar no local um pano húmido. O processo de limpeza deve ser repetido as vezes necessárias até o mofo desaparecer totalmente da parede.
2 – Bicarbonato de sódio e vinagre
O vinagre pode atuar ao lado de outro produto versátil, o bicarbonato de sódio. O processo de limpeza consiste em juntar uma colher de bicarbonato com 250 ml de vinagre. Como irá começar a borbulhar, numa reação de efervescência, a solução deverá ser colocada num recipiente grande.
Em seguida, transfira para um borrifador. Posteriormente, aplique essa mistura nas zonas manchadas. Então, deixe que atue por 10 minutos. Finalmente, passe no local um pano, que deve estar limpo e seco.
3 – Água oxigenada e vinagre
Este procedimento de limpeza consiste em diluir uma colher pequena de água-oxigenada num copo de água. Posteriormente, transfira a solução para um borrifador. Depois, deve aplicar a solução nas áreas manchadas. Em seguida, deixe que atue por 10 minutos. Finalmente, resta limpar a área com um pano, enriquecido com um pouco de vinagre.
4 – Álcool líquido ou álcool gel
Muitas pessoas desconhecem que este produto pode ser usado para eliminar a humidade das paredes. O procedimento de limpeza consiste em aplicar o álcool (líquido e gel) nas partes manchadas. Depois, deve deixar atuar por 10 minutos.
Finalmente, com uma esponja macia (ou um pano húmido), deve esfregar a área afetada. Deve repetir a limpeza as vezes necessárias até que esteja tudo limpo. Passar com um pano seco é o procedimento final. Convém ainda ventilar o local.
5 – Lixívia (hipoclorito de sódio)
A lixívia pode ser outra solução. Primeiro, deve criar uma mistura caseira na proporção de 1/3 de lixívia para uma parte de água. Em seguida, deve passar a solução nas zonas da parede onde o mofo se manifesta.
Posteriormente, usando uma escova de cerdas firmes (mas não demasiado) deve limpar a humidade. Então, deve passar um pano húmido e um pano seco para finalizar o processo de limpeza. É importante que mantenha o ambiente ventilado para assegurar uma melhor secagem.
6 – Tinta
Além das soluções mais “caseiras” que foram apresentadas, pode recorrer a produtos específicos para eliminar o mofo. Estes produtos podem ser encontrados em qualquer supermercado. Deixamos alguns exemplos: Removedor de bolores e fungos UHU; Spray Bolor & Sujidade Cillit Bang; Spray anti-bolores CIF.
Após limpar a humidade nas paredes, pode sentir a necessidade de pintá-las novamente. Deve usar tintas impermeabilizantes. Contudo, tenha em conta que a tinta só deve ser aplicada nas situações em que a origem da humidade já tenha sido identificada e resolvida.
Não basta pintar sem resolver o problema. Se pintar a parede sobre o mofo, ele irá conseguir atravessar a camada da pintura e surgirá novamente.
Aprenda a cuidar da humidade e bolor:
- Truques para acabar com a humidade no carro
- Aprenda a limpar a humidade do teto com eficácia
- Bolor nas paredes: guia para uma limpeza eficaz e um ambiente saudável
Dicas para a limpeza das marcas de humidade
– Antes de iniciar a limpeza da humidade nas paredes, é fundamental ventilar a divisão onde a humidade se manifesta.
– Idealmente, a limpeza deve ser realizada durante o verão, época em que as temperaturas são mais elevadas.
– Garanta a sua segurança: use luvas de borracha para proteger as mãos, e máscara, especialmente se tiver algum problema respiratório ou sensibilidade a cheiros fortes.